Teresópolis toda na Internet

 

 

Mudança de Secretários Municipais

Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Foto: O Diário de TeresópolisTeresópolis, 27/01/2010 - Duas Secretarias Municipais contam com novos Secretários de Governo: Planejamento e Projetos Especiais, e Desenvolvimento Econômico. Confira abaixo:

Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais

O bancário Adriano Guedes Carneiro assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais nesta segunda-feira, 25, em substituição a Sandro Gripp, que deixou a pasta, a pedido. Adriano Guedes já ocupou o cargo de Secretário de Trabalho e Emprego e Coordenação de Projetos e ficará como interino nesta pasta até sua substituição.

Entre as atribuições da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais estão: política municipal para o planejamento, desenvolvimento urbano e meio ambiente; coordenação, elaboração, controle e acompanhamento do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual e suas retificações; e elaboração da Programação Financeira e do Cronograma de Execução Mensal de Desembolso.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

O Prefeito Jorge Mario nomeou o empresário Nassouh Ejje como novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico na última sexta-feira, 22. Em seu gabinete, o Prefeito se reuniu com os representantes das entidades empresariais da cidade: Henrique Carregal (Aciat – Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis), Hélio Neves (Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Igor Edelstein (Sincomércio) e Élcio Féo (novo presidente do CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas) para conversar sobre os primeiros passos da nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nesta segunda, 25, Nassouh Ejje foi apresentado formalmente aos demais secretários municipais.

Segundo o Prefeito Jorge Mario, o processo de escolha do novo Secretário foi democrático e contou com o apoio das entidades empresariais. “Estamos trazendo todos os segmentos representativos da sociedade de Teresópolis para participar do projeto de desenvolvimento econômico do município. A escolha veio das sugestões de todas as entidades. Nassouh é um empresário bem sucedido e vem somar ao nosso Governo. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é um compromisso de campanha cumprido e vamos planejar como queremos desenvolver a cidade nesses próximos dez anos: o projeto Teresópolis 2020”, detalhou.

O novo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje, se sente honrado por ter sido escolhido para o cargo responsável por trabalhar pelo desenvolvimento econômico tão almejado de Teresópolis. “Temos um momento favorável, pois nunca tivemos o prestígio do Governo com as entidades empresariais. Hoje, nós somos ouvidos e os segmentos representativos são convidados a trocar opiniões e decidir juntos o que é melhor para o município. Estou muito entusiasmado e vou dar o melhor de mim para que, no final do Governo, possamos dizer com orgulho que a nossa cidade se desenvolveu e que geramos empregos”, salientou o Secretário.

Teresópolis 2020 e o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresópolis – PMDE prevê o estabelecimento de metas e diretrizes através de um plano de execução, que deverá ser definido com o trabalho conjunto do poder público municipal e das entidades empresariais e do fomento localizados na cidade. “A intenção é construir um novo momento na cidade e manter as entidades empresariais alinhadas ao Governo”, explicou o Prefeito. Jorge Mario fez questão de destacar ainda o estabelecimento de parcerias com Federações, como Facerj, Firjan, Fecomércio, CDLs e Sebrae. Segundo ele, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará em constante sintonia com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado.

Através da análise das vocações do município, observando as atividades econômicas que atualmente sustentam a cadeia produtiva responsável pela geração de emprego e renda, será possível desenvolver ações coordenadas que deverão projetar resultados positivos tendo como base o ano de 2020. Essa análise deverá levar em consideração a Lei Orgânica e o Plano Diretor do município.

O PMDE deverá ser o manual de operação do desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo que, após definido e aprovado, será monitorado pela sociedade civil organizada e não deverá sofrer interrupções em função da alternância político-administrativa no município. Com a elaboração do Plano, será possível planejar a execução financeira do município nos próximos anos, em ações de estímulo ao desenvolvimento econômico, bem como estabelecer prioridades nas áreas identificadas como estratégicas que, rapidamente, respondem às demandas existentes.

TereDados

Na estrutura proposta para o desenvolvimento econômico do município, o TereDados, que é a coleta, análise e processamento de dados estatísticos (econômicos e sociais) do município e região, servirá para a orientação do PMDE. Será criado ainda um Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, para apoio a projetos das micro e pequenas empresas que visam a formalidade, geração de emprego e distribuição de renda, além de mapeamento de áreas e oportunidades de negócios a serem apresentados de forma organizada a potenciais investidores.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui