Teresópolis toda na Internet

 

 

Cruz Vermelha volta a Teresópolis

101 voluntários participam de curso

Teresópolis, 26/01/2010 - Com o objetivo de reativar a Cruz Vermelha em Teresópolis, foi realizado, na última semana, o curso de Formação Básica Institucional para novos voluntários da organização internacional de ajuda humanitária. Estiveram presentes o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Habib, e o Presidente da Filial da Cruz Vermelha em Teresópolis, Herculano Abrahão.

O curso teve a participação de 101 candidatos a voluntários e novas etapas estão programadas, como a de primeiros socorros e atuação em calamidades públicas. Quem desejar ser voluntário pode se inscrever na Secretaria de Saúde, na rua Julio Rosa, 366, Tijuca.

“Ao tomarmos conhecimento dos primeiros passos para estruturação da Filial da Cruz Vermelha em Teresópolis, diante da carência de recursos e compreendendo a importância do trabalho que pode ser desenvolvido pela instituição, ofereceremos a infraestrutura e o apoio logístico necessários ao início do seu funcionamento em nossa cidade, cedendo inclusive uma sala na Secretaria de Saúde para a instituição”, declarou o Prefeito Jorge Mario.

A Cruz Vermelha demonstrou interesse em reativar sua unidade em Teresópolis e a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao projeto, como explica o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo. A organização nos procurou com a proposta de reiniciar os trabalhos em nosso município, e nós aprovamos a reativação e somos parceiros da Cruz Vermelha nesta ação. Os candidatos a voluntários atenderam prontamente ao nosso chamado, temos aqui hoje 101 pessoas que se inscreveram para o curso, entre elas, funcionários da nossa Secretaria, da Defesa Civil e pessoas sem vínculo com a gestão pública ”.

O Secretário de Saúde ressaltou ainda que uma das diretrizes do Prefeito Jorge Mario é reunir a sociedade e o Governo e esse momento de reformulação da Cruz Vermelha em Teresópolis é uma oportunidade em que, havendo a necessidade, a cidade poderá contar com um grupo de voluntários preparados para os casos de emergência, complementando a ajuda do Poder Público.

Para o Presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis, Herculano Abrahão, o retorno da organização é importante para dar apoio às ações do Governo. “Começamos a trabalhar em Teresópolis em 1985 ajudando em enchentes e em outros problemas enfrentados pela população. Infelizmente, por motivos diversos, em 1995 a Cruz Vermelha parou de atuar no município, mas agora queremos reativar este instrumento de ajuda humanitária tão importante para a sociedade, dando o apoio que o Governo Municipal precisar”.

Dr. Habib, Presidente da Câmara Municipal, fez questão de comparecer ao curso e destacar a mobilização da organização em Teresópolis. “A Cruz Vermelha sempre esteve atuante em nossa cidade, mas ficou adormecida por um tempo. Hoje, com as parcerias do Prefeito Jorge Mario e da Secretaria de Saúde e o comprometimento dos voluntários, reativa seus trabalhos no nosso município. Como representante do Legislativo não poderia faltar a um momento tão importante como esse”, salientou o Vereador.

A primeira etapa do curso foi voltada para a formação básica do voluntariado, como noções sobre o surgimento da instituição e como se tornar um voluntário, mas a Cruz Vermelha vai realizar outras etapas de capacitação específica, como primeiros socorros e atuação em calamidades públicas. Quem estiver interessado em ser voluntário do Movimento da Cruz Vermelha pode fazer a pré-inscrição na Secretaria de Saúde, na rua Julio Rosa, 366, na Tijuca. A pessoa deverá levar carteira de identidade e CPF e preencher uma ficha de cadastro com os dados pessoais, como endereço e telefone.

Cruz Vermelha – História e simbologia

O Movimento da Cruz Vermelha nasceu de uma necessidade humanitária de prestar auxílio aos soldados feridos que eram abandonados em pleno campo de batalha. Em Fevereiro de 1863, quatro cidadãos juntaram-se a Dunant para fundar o ‘Comitê Internacional de Socorro a Feridos’, mais tarde intitulado ‘Comitê Internacional da Cruz Vermelha’, visando preparar socorristas voluntários bem como a sua neutralização para com a situação a intervir. Neste mesmo ano o Comitê organizou um congresso no qual participaram representantes de 16 países.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização humanitária, independente e neutra, que se esforça em proporcionar proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência. Com sede em Genebra, na Suíça, desfruta de um mandato da comunidade internacional para servir de guardião do Direito Internacional Humanitário, além de ser o órgão fundador do Movimento da Cruz Vermelha.

O símbolo da Cruz Vermelha é o terceiro mais conhecido no mundo. O emblema constituído por uma cruz vermelha em fundo branco foi adaptado em 1863. Trata-se da inversão das cores da bandeira Suiça, país de Henry Dunant, fundador do movimento. O seu uso não autorizado é punido por lei, segundo o Decreto de Lei 16/96 de 24 de Janeiro. Para auxiliar a continuidade do Movimento gera-se a necessidade vital de se estabelecer princípios orientadores que paralelamente servem de fonte inspiradora do próprio movimento internacional da Cruz Vermelha: humanização, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui