Teresópolis toda na Internet

 

 

Marcos Palmeira na Praça Olímpica

Ator falou sobre agricultura orgânicaSecretário de Meio Ambiente, Flávio Castro, ator e produtor de agricultura orgânica, Marcos Palmeira e diretor de Planejamento e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, na exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui!” - Foto: Luciano Zimbrão

Teresópolis, 19/01/2010 - A exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui!” contou com a palestra do ator Marcos Palmeira, e seu engenheiro agrônomo Aly Ndiaye, neste último sábado, 16, na Praça Olímpica.

Dono da fazenda Vale das Palmeiras, o ator produz agricultura orgânica em Teresópolis e tem o objetivo de mobilizar as pessoas sobre as questões ambientais. A vinda do projeto é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e conta com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. Mesmo debaixo de sol, o público lotou a Praça Olímpica.

Ator Marcos Palmeira fala sobre a importância da agricultura orgânica e vê Teresópolis com um grande potencial de cidade verde - Foto: Roberto FerreiraPara Marcos Palmeira, Teresópolis tem grande potencial de cidade verde, por estar dentro da Mata Atlântica, com uma enorme área de produção de alimentos.

“O Secretário de Meio Ambiente está aqui e isso representa uma mudança de paradigma. Estou vestindo a camisa ‘Teresópolis Recicla’ e percebo que a cidade está entrando num futuro melhor. O Prefeito Jorge Mario é médico, tem conhecimento sobre saúde e meio ambiente é saúde, é a nossa vida e a vida do planeta. Me sinto mais próximo de fazer alguma coisa concreta pela cidade agora do que antes. Estou muito feliz, pretendo me reunir com o Governo municipal para trocar ideias. A intenção é usar a minha imagem para fomentar e criar interesse nas pessoas para entender a importância da preservação ambiental”, explicou o ator.

Público aplaude palestra sobre agricultura orgânica e desenvolvimento sustentável do ator Marcos Palmeira - Foto: Roberto FerreiraMarcos Palmeira explicou que a cultura orgânica é sustentável porque a terra produz cada vez mais naquele mesmo espaço. “A agricultura orgânica parte do princípio de que não existe praga, existe desequilíbrio. A formiga é parceira, e não inimiga, pois mostra qual planta está doente. Esse tipo de informação que a gente precisa fazer com que chegue a todos os produtores de Teresópolis para que o agrotóxico passe a ser utilizado cada vez menos. Quero fazer parte de uma rede para ampliar a produção de orgânico e fazer com o que os agricultores saiam da mão do atravessador”, explicou.

O engenheiro agrônomo e diretor da fazenda Vale das Palmeiras, Aly Ndiaye, acredita que é preciso unir a comunidade para informar sobre agricultura orgânica.

“Eventos como esse têm que se multiplicar. A preservação, hoje, é uma forma inteligente de fazer desenvolvimento. O mundo já foi muito destruído por interesse de poucos. Hoje, pensamos e agimos para que a agricultura permita que o ser humano viva de uma forma sustentável e correta, recebendo tudo o que a natureza nos oferece sem destruí-la”, comentou o engenheiro agrônomo. Dentro dessa lógica, surgiu o projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, em parceria com o Banco do Brasil, Sebrae e Ministério da Integração Nacional, para que a família do agricultor produza com qualidade, ao invés de apenas receber uma cesta básica.

José Alexandre Silveira é agricultor do município de Sumidouro e prestigiou a palestra. “Eu utilizo adubo e pouco agrotóxico na minha produção de brócolis. Queria levar essas ideias que foram expostas hoje aqui para outras pessoas. Às vezes, o povo da lavoura fica preso aos caminhoneiros e atravessadores. Precisamos desse tipo de apoio e iniciativa”, comentou durante a palestra. Marcos Palmeira garantiu que a fazenda Vale das Palmeiras, localizada em Venda Nova, está aberta a todos os produtores que se interessarem pela agricultura orgânica. “Além do brócolis, esse agricultor pode produzir outros vegetais e frutas. O custo de produção é um pouco mais alto, mas o preço também é mais justo. Posso ser parceiro para colocar os produtos no mercado, a fazenda dá essa consultoria. Queremos qualidade de vida para quem produz e para quem consome”, completou.

O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, destacou que o Governo Jorge Mario visa a implementação de políticas públicas fortes e a educação ambiental faz parte de um grande processo para transformar a cultura e as pessoas. “Nada melhor do que trazer uma pessoa que tem publicidade no Brasil inteiro para falar de um tema relevante. Uma autoridade no assunto, que seja conhecida na TV, é um diferencial para o público, que lota as palestras. Assim, a informação é disseminada o mais longe possível. Este agricultor de Sumidouro que estava aqui demonstrou interesse e esse tipo de evento muda a consciência das pessoas, despertando a preocupação com a natureza. É importante trazer pessoas importantes para tratar de assuntos relevantes de uma forma mais clara”, declarou.

Teresópolis foi a primeira cidade que o projeto “A Mata Atlântica é aqui!” visitou neste ano de 2010. Para Camila Placa, coordenadora do projeto, a intenção é levar mais informação sobre a Mata Atlântica à população, para conhecer sua relação com o meio ambiente. “A Mata Atlântica não é apenas a floresta ou parque, mas também a água, o ar e os animais com os quais convivemos no dia-a-dia. A apresentação do Marcos Palmeira sobre a agricultura orgânica é extremamente importante para que os produtores possam se interessar”, salientou.

O projeto ‘A Mata Atlântica é aqui! – Exposição itinerante do cidadão atuante’ contou com um caminhão adaptado para atividades de educação ambiental como CineMata: sessões de vídeo/cinema com temas socioambientais; tendas com atividades lúdicas para sensibilização de crianças com foco na Mata Atlântica; oficinas de plantio; monitoramento da qualidade da água do Rio Paquequer; jogos; palestras; debates; túnel dos sentidos, roda das sensações e apresentações artísticas. A programação aconteceu de sexta,15, até o último domingo, 17.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui