Teresópolis toda na Internet

 

 

Programa Fênix para os pontos turísticos

Revitalização de atrativos em Teresópolis

Prefeito Jorge Mario entre os Secretários Paulo Marchesini (Obras e Serviços Públicos) e Michel Al Odeh (Turismo) no Mirante do Vale do Paraíso - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 19/01/2010 - A Prefeitura de Teresópolis deu início à execução de vários projetos, elaborados em 2009 pelas Secretarias Municipais de Turismo e o Núcleo de Coordenação de Projetos da Secretaria de Trabalho e Emprego, para a revitalização dos atrativos turísticos do município. Seguindo orientação do Prefeito Jorge Mario para o setor, a proposta atende ao Programa Fênix, da Secretaria de Turismo, que visa recuperar produtos, atrativos e equipamentos turísticos da cidade.

“O objetivo é alavancar o turismo como importante atividade econômica geradora de trabalho e renda. A idéia é que turistas e moradores desfrutem com conforto e segurança dos patrimônios turísticos do município. Além de investir na revitalização dos atrativos, estamos intensificando os serviços de manutenção desses espaços, para que sejam preservados”, destaca o Prefeito Jorge Mario.

O Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh, explica que foi elaborado um cronograma definindo uma ordem de prioridade para a recuperação dos principais atrativos da cidade. “Para as intervenções, serão utilizados recursos da própria Prefeitura, do Governo Federal e os captados pelo Prefeito Jorge Mario através de emendas parlamentares. Também buscamos a parceria da iniciativa privada, como já ocorre com a revitalização da Fonte Judite, no Alto. A primeira etapa da obra foi iniciada no final de 2009”, esclarece Michel.

Pela ordem de prioridade estão Cascata do Imbuí, Cascata dos Amores, o Lago Iacy – que será transformado em um novo produto turístico - e a Colina dos Mirantes. Seguem a relação a Cachoeira dos Frades, o Mirante Roberto Silveira, no Vale do Paraíso, o Mirante Mulher de Pedra, a Fonte Amélia e o Horto Municipal. “No caso da Cascata dos Amores, moradores da região, em parceria com a Prefeitura, fizeram um mutirão de limpeza geral, iniciativa louvável e que vem complementar as ações planejadas pela Prefeitura. Já no Mirante do Vale do Paraíso, o trabalho de limpeza geral foi executado em 2009 e continua esta semana, feito por equipe da Secretaria de Serviços Públicos”, informa Michel, acrescentando que será feita pesquisa com a comunidade para saber que tipo de estrutura poderá ser instalada no atrativo para melhor atender os visitantes.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Marchesini, informa que a manutenção dos atrativos passa a ter atenção especial a partir de 2010. “Por determinação do Prefeito Jorge Mario estamos montando uma equipe específica para trabalhar na manutenção e reforma dos atrativos turísticos. Começamos pelo Mirante do Vale do Paraíso e a Praça Nilo Peçanha, no Alto”, salienta Marchesini.

O Secretário de Turismo salienta que a recuperação e a manutenção dos atrativos turísticos são de responsabilidade da Prefeitura. Porém, a colaboração da população é fundamental para a conservação dos serviços realizados. “Melhorar os equipamentos turísticos é compromisso do Governo do Prefeito Jorge Mario. Entretanto, a comunidade tem papel fundamental na conservação desses patrimônios, evitando e denunciando depredações e atos de vandalismo. Do contrário, será um grande desperdício do dinheiro arrecadado pelo Poder Público com os impostos pagos pelos cidadãos”, pondera Michel Al Odeh.

Projetos em andamento

A revitalização da Praça Higino da Silveira, no Alto, onde funciona a Feirinha de Teresópolis nos fins de semana e feriados, é um dos principais projetos do Programa Fênix do Turismo. Verba na ordem de R$ 541 mil, destinada pelo Ministério do Turismo, será utilizada no calçamento da praça, acessibilidade, paisagismo e novas áreas de lazer para o público infantil e da terceira idade. A padronização dos estandes dos expositores também faz parte da iniciativa.

A recuperação do Mirante Serra Verde Imperial, no Soberbo, será executada com recursos na ordem de R$ 1,3 milhão, repassados ao município através de emendas parlamentares. Trata-se de um deck panorâmico, com quiosques, onde os municípios da Serra Verde Imperial (Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu) poderão oferecer os seus produtos turísticos. A capacitação turística dos vendedores ambulantes que já atuam na área também faz parte do projeto.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui