Teresópolis toda na Internet

 

 

Folia de Reis resgatou tradições

Praça da Matriz recebeu o evento

Folia Estrela da Guia - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 12/01/2010 - O público lotou a Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, no último sábado, 9, para acompanhar o Festival de Folia de Reis 2010. Reunindo dez grupos, dos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Duas Barras e Bom Jardim, o evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, teve como principais objetivos promover um intercâmbio e reforçar a identidade cultural da região, integrar a plateia e resgatar uma tradicional manifestação de cultura de raiz.

O evento, marcado inicialmente para as 15h, começou apenas às 16h30. O Festival de Folias de Reis 2010 foi dividido em duas etapas: cinco grupos se apresentaram das 16h30 às 19h40 e os outros cinco, a partir das 21h.

Folia Estrela do Oriente - Foto: Roberto FerreiraMarcaram presença as folias de reis Estrela Guia e Estrela Marte do Oriente (Teresópolis), Estrela do Oriente Mirim (Bom Jardim), Bandeira Estrela do Oriente e de Boa Lembrança (Duras Barras), Estrela da Guia, Irmandade Conselheiro Paulino, União da Estrela, Irmandade de São Cristóvão e Nossa Senhora das Graças (Nova Friburgo). Ao fim de cada apresentação, os grupos receberam certificado de participação.

O Subsecretário Municipal de Cultura, Ronaldo Fialho, enfatizou que o Festival de Folias de Reis faz parte do calendário de eventos do município e encerrou a programação dos festejos de Natal em Teresópolis. “Demonstra o respeito às tradições culturais do interior do Brasil e que na nossa cidade havia sido deixado de lado por muito tempo”, destacou Fialho.

Manifestação cultural

Público compareceu em bom número - Foto: Roberto FerreiraNo período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, o chefe dos foliões bate às portas das casas, pela manhã, seguido dos instrumentistas, cantores e palhaços do Reisado. Vai despertando quem estiver dormindo, pedindo permissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, uma festa popular de origem portuguesa que ainda sobrevive em várias cidades brasileiras.

Oferece uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços dançam e recitam versos. Se o folguedo acontecer em praça pública, geralmente é feito diante de um presépio, com músicas cantadas pelos foliões, seguidas da apresentação dos palhaços, que dançam, improvisam versos ou recitam literatura de cordel.

Folia Boa Lembrança - Foto: Cláudio FurtadoEsta festa comemora o nascimento de Cristo. Seu enredo lembra a viagem que os três reis magos fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém. Os foliões abrem alas com uma bandeira que, dizem, é abençoada e protege das más influências. Todos os componentes são liderados pelo mestre da folia, que conduz o grupo a seguir a bandeira, que representa a estrela guia de Belém.

“Com o Festival de Folias de Reis, a Secretaria de Cultura tenta revigorar os grupos existentes na cidade e despertar no público maior interesse pelas tradições locais”, assinalou Mônica Botafogo, uma das coordenadoras do evento.

Encantamento

Folia Estrela do Oriente - Foto: Cláudio FurtadoAs apresentações do Festival de Folias de Reis de Teresópolis aconteceram diante de um presépio, montado na Tenda Cultural da Praça Balthasar da Silveira, sob a narração do professor da rede municipal de ensino Cândido Neto e do agrônomo Roberto Selig. Usando adereços, trajes coloridos e chapéus ricamente enfeitados, os foliões se dirigiram ao palco, onde recitaram versos contando a história do nascimento de Cristo a partir da visitação dos três reis magos.

Sempre ao som de variados instrumentos musicais, como acordeão, viola, violão, violino, cavaquinho, bandolim, pandeiro, bumbo e chocalho. Cada grupo teve uma média de 40 minutos para se apresentar. No encerramento de cada apresentação, o grupo que saía reverenciava a folia seguinte, num respeitoso encontro de bandeiras.

“Esse intercâmbio de folias é muito importante. As crianças ficam ansiosas por se apresentar fora da nossa cidade”, contou Fátima Alexandrina Mattos, responsável pela Folia de Reis Estrela do Oriente Mirim, de Bom Jardim, que foi fundada em 2007. “É muito bom se apresentar numa cidade diferente, alegrar o público”, comentou o jovem mestre Charles Carvalho, de 15 anos.

Representando Teresópolis no evento, a Folia de Reis Estrela Guia, da localidade de Cruzeiro, no 2º Distrito, foi fundada em 1982 e tem como mestre Reginaldo da Silva Lopes. “Esse trabalho que a Secretaria de Cultura faz na nossa cidade é muito importante, pois mantém viva a nossa tradição. É uma boa oportunidade para a nova geração conhecer e participar das folias de reis”.

Irmandade Conselheiro Paulino - Foto: Roberto FerreiraParticipantes do Festival de Folias e Reis de Teresópolis:

Folia de Reis Estrela do Oriente Mirim – Bom Jardim
Bandeira: São Sebastião e Santa Luzia
Fundação: 2007
Responsável: Fátima Alexandrina Mattos
Mestre: Charles Carvalho

Folia de Reis Bandeira Estrela do Oriente – Duas Barras
Bandeira: Estrela do Oriente
Fundação: 1986
Mestre: Anélio Carlos Rodrigues
Contramestre: Sirlene Oliveira Rodrigues

Folia de Reis de Boa Lembrança – Duas Barras
Bandeira: Três Reis do Oriente
Fundação: 1981
Mestre: Geraldo AbelIrmandade de São Cristóvão - Foto: Roberto Ferreira
Contramestre: Antonio Caetano dos Santos

Folia de Reis Estrela da Guia – Nova Friburgo
Bandeira: Estrela Guia
Fundação: 1948
Mestre: Celso Tarden
Contramestre: Francisco da Silva e José Botelho

Folia de Reis Estrela Guia – Teresópolis
Bandeira: Estrela Guia
Fundação: 1982
Mestre: Reginaldo da Silva Lopes

Folia de Reis Estrela Marte do Oriente – Teresópolis
Bandeira: Estrela Guia
Mestre: Hélcio Pereira dos Santos “Viscondinho”
Contramestre: Gilson Pereira “Badeco”

Folia de Reis Irmandade Conselheiro Paulino – Nova Friburgo
Bandeira: São Cosme e São Damião
Fundação: 1994Folia União da Estrela - Foto: Roberto Ferreira
Mestre: João Batista Braga
Contramestre: Célio e Milton Braga

Folia de Reis União da Estrela – Nova Friburgo
Bandeira: União da Estrela
Fundação: 2000
Mestre: Antonio Carlos Gonzaga
Contramestre: Ezequiel Silva

Folia de Reis Irmandade de São Cristóvão – Nova Friburgo
Fundação: 1994
Mestre: Waldomiro Rocha

Folia de Reis Nossa Senhora das Graças
Fundação: 1994
Mestre: Carlos Fernandes

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui