Teresópolis toda na Internet

 

 

Matrículas dos Cursos da Cultura

Renovação e novas inscrições, confiraApresentação de fim de ano dos alunos em 2009 - Foto: Arquivo/AsCom

Teresópolis, 19/01/2010 - Terminado o período de renovação de matrículas, no dia 20 de janeiro, será informado o número de vagas disponíveis para novos alunos nos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura em 2010. Entre os dias 21 e 30 de janeiro, estará aberto o período para inscrições de novos alunos, de acordo com as vagas disponíveis, tendo preferência os alunos que tentaram inscrição em 2009, mas acabaram ficando na fila de espera e não foram chamados.

Estes terão prioridade, desde que refaçam a inscrição. E, em seguida, será a vez de atender aos novos interessados.

“Assim que assumimos a Secretaria de Cultura, em janeiro de 2009, ampliamos não apenas a oferta de vagas, mas também a diversidade dos cursos da Secretaria de Cultura. Passamos de 15 para 25 cursos e de cerca de 800 alunos para mais de 1.500. Em 2010, vamos oferecer a mesma quantidade e qualidade que atingimos em 2009, sempre buscando o máximo de atendimento nos espaços da Casa de Cultura e do Centro Cultural Bernardo Monteverde”, explica o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Histórico de sucesso

No início de 2009, foi decidida a ampliação dos cursos, que passaram de 15 para 25. No período de inscrições, em janeiro do ano passado, foi registrada a procura de 3.062 pessoas, o triplo do número de inscrições registradas nos anos anteriores. Destas, foram atendidas de forma imediata 1.492 pessoas, de praticamente todas as idades, que estudaram ao longo de 2009 nas dependências da Casa de Cultura Adolpho Bloch e do Centro Cultural Bernardo Monteverde. Dos 1.570 interessados que ficaram na fila de espera, 258 foram chamados para preencher as vagas que surgiram no decorrer do ano.

Segundo o coordenador dos cursos, professor Ayrton Rebello, o ano de 2009 foi encerrado com 1.182 alunos freqüentadores, o que garante a imediata abertura de 310 novas vagas em 2010, a princípio, apenas para os seguintes cursos: balé, bijuterias e acessórios, flauta doce, teatro infantil, teatro adolescente, teatro adulto, teatro de rua, canto, dança de salão (vaga para homem ou casal), coro municipal, cavaquinho e capoeira, que é a novidade da temporada de 2010.

Atendendo a todos os gostos, a Secretaria de Cultura oferece atualmente os seguintes cursos: balé, jazz, teatro adulto, teatro adolescente, teatro infantil, teatro de rua, teatro e animação, desenho e pintura, violão, dança de salão, piano, canto, canto infantil, coro municipal, o som da palavra (expressão através da música), flauta doce, cavaquinho, pátina, bijuterias e acessórios, bordado, crochê, teclado, teoria musical, ateliê infantil e, o mais novo deles, capoeira.

Documentos necessários

A renovação da matrícula dos atuais alunos será feita até 16 de janeiro, das 9h às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Para efetivar a renovação, o aluno ou responsável deve comparecer ao local e apresentar fotocópia da carteira de identidade (maiores de 18 anos) ou da certidão de nascimento (menores de 18 anos), declaração escolar, uma foto 3x4 e atestado médico atualizado autorizando a prática da atividade, no caso dos cursos de balé e jazz. Aqueles que não realizarem a renovação perderão a vaga.

Na semana seguinte, de 21 a 30, período das novas inscrições, não será necessária a apresentação de documentos neste primeiro momento. Basta que o interessado compareça à Casa de Cultura, faça a inscrição e aguarde a divulgação da listagem dos candidatos selecionados. As aulas terão início no dia 8 de fevereiro, mesma data em que vão recomeçar as atividades na rede municipal de ensino.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui