Teresópolis toda na Internet

 

 

Nova casa demolida em área de risco

Ação da Defesa Civil em Santa CecíliaEquipes da Defesa Civil e Serviços Públicos demolem casa em área de risco na Rua Mato Grosso, no bairro Santa Cecília - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 07/01/2010 -  A Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Públicos continuam o trabalho de demolição de casas em áreas de risco em Teresópolis. Nesta quarta-feira, 6, as equipes derrubaram mais uma casa que estava localizada em área de preservação ambiental e em risco de desabamento na Rua Mato Grosso, no bairro de Santa Cecília.

Os objetivos da operação são evitar desmoronamentos com as chuvas de verão, instalar as famílias em residências seguras e reflorestar a área que foi indevidamente ocupada ao longo dos anos. A Secretaria de Desenvolvimento Social auxilia as famílias na mudança para uma residência segura, através do aluguel social que a Prefeitura oferece.

“Existe um decreto de lei da Prefeitura de Teresópolis que determina que as famílias que moram em casas com risco de desabamento e não têm nenhum outro lugar para ficar, sejam beneficiadas pelo aluguel social, que é feito na própria comunidade para que a família não perca seus vínculos. Esse aluguel é temporário até que a Prefeitura possa direcionar essas famílias para habitações populares”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Social, Ary Moraes.

O aposentado Antônio Inácio da Silva mora na Rua Mato Grosso há 40 anos e pediu auxilio da Secretaria de Desenvolvimento Social para sair do local de risco onde mora. “Aqui está muito perigoso. As construções no morro podem cair em cima da minha casa a qualquer momento. Assim que a Defesa Civil fizer a avaliação, eu mudo na mesma hora para o aluguel social da Prefeitura. Eu quero segurança”, declarou. Rita Morani, assistente social, garantiu o total apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social para a situação do morador.

A dona-de-casa, Tatiana Faria, também moradora do bairro, quis entrar para o programa de aluguel social, pois está com medo de desmoronamentos sobre a sua casa, podendo atingir a residência do vizinho. “O programa de aluguel social da Prefeitura será muito bom para mim. Vou ficar em segurança, sem medo da minha casa desabar atingindo outros moradores. Meu marido está consciente de que temos que sair desse local, assim como os vizinhos”, explicou.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, a retirada das pessoas que estão em área de risco, para garantir a segurança, é uma missão do governo municipal. “As casas tem que ser demolidas para que o local não seja ocupado novamente. Além disso, as famílias estão respaldadas pelo programa de aluguel social. A intenção é recuperar as áreas desmatadas com vegetação nativa da Mata Atlântica”, comentou o Secretário. Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Marchesini, um dos grandes problemas enfrentados é a ocupação ilegal em áreas de preservação ambiental. “Com as chuvas de verão, não podemos deixar que essas pessoas permaneçam em situação de risco. Vamos remover os escombros para começar o replantio”, pontuou.

Habitação Popular

Teresópolis receberá 25 habitações populares no bairro Fonte Santa, através do Fundo nacional de habitação de interesse social, do Ministério da Cidade - Governo Federal. Encontra-se em processo de licitação a contratação da empresa para construir as habitações. Há mais processos em aberto para a instalação de casas populares em outras localidades da cidade.

O Governo Jorge Mario articulou, junto a Caixa Econômica, um recurso do Ministério de Integração Nacional, do programa “Respostas ao desastre”, que direcionava a verba conseguida apenas para a construção de um muro de contenção de encosta, no Fischer. Com o recurso do Governo Federal e a contrapartida do município, o muro está sendo construído e 50 unidades habitacionais populares do Fischer serão recuperadas.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui