Teresópolis toda na Internet

 

 

Meio Ambiente em 2010

Ações em Teresópolis são apresentadas

Secretário Flávio Luiz Castro faz balanço das atividades realizadas pela Prefeitura em 2009 - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 07/01/2010 -  O Secretário Flávio Luiz Castro fez um balanço das atividades realizadas pela Prefeitura em 2009, nas áreas de Meio Ambiente e Defesa Civil, e apresentou as principais ações que o Governo Jorge Mario planeja executar nesses setores em 2010.

Início do Programa de despoluição do Rio Paquequer, elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e a criação do Fundo Municipal de Defesa Civil estão entre as 31 ações listadas para serem executadas em 2010. A explanação aconteceu na última segunda-feira, 4 de janeiro, durante reunião ordinária do Comdema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, órgão que tem como função assessorar o chefe do Poder Executivo na formulação de políticas de proteção, conservação e defesa do meio ambiente.

Também fazem parte das metas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil a elaboração do Plano Municipal de Meio Ambiente e do Programa Municipal de Educação Ambiental, a ampliação do programa de coleta seletiva e das ações de recuperação das áreas degradadas, a criação do Comitê Municipal de Defesa Civil e do Fundo Municipal de Defesa Civil e a aquisição de equipamentos adequados para as atividades de Defesa Civil.

Balanço de 2009

Em 2009, foram destaque a reativação do Comdema, amplo fórum de discussão que atua decisivamente nas questões ambientais e de interesse do município; a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que protege uma área com cerca de 5 mil hectares; a inauguração do aterro sanitário e a formação da Associação Serrana de Catadores, para promover a inclusão social dos catadores, e a assinatura de cooperação técnica com o Governo Estadual para a implantação da coleta seletiva solidária, que começou neste mês de janeiro, inicialmente em 12 bairros.

Entre agosto e dezembro do ano passado foram emitidas 20 licenças ambientais, resultando na arrecadação de cerca de R$ 60 mil, dinheiro depositado no Fundo de Meio Ambiente. Durante 2009, foram feitas 2.596 fiscalizações. Já pela recuperação de áreas degradadas, nossas equipes plantaram 5.685 mudas nativas, principalmente para a recomposição da mata ciliar do Rio Paquequer e dos afluentes que cortam a cidade, enumerou Flávio Castro.

Apoio à criação da Agenda 21 local; aperfeiçoamento do licenciamento ambiental com legislação específica para o município; realização das campanhas Rio Limpo e Pássaro Legal é Pássaro Solto, com mais de 1.600 aves apreendidas em 2009 e devolvidas à natureza; criação do evento Quartas Ambientais, iniciativa do Governo Jorge Mario com o objetivo de prestar informações relevantes à população sobre a questão ambiental, através de palestras mensais, são outras ações que foram postas em prática em 2009. Na área de Defesa Civil, tiveram destaque a realização de cursos de agente de proteção comunitária e de vigilantes da chuva.

Os conselheiros do Comdema aprovaram tanto o balanço das atividades já realizadas quanto as ações que estão previstas para serem executadas em 2010. "Começamos a enxergar uma política pública integrada de fato com a gestão do meio ambiente", enalteceu o conselheiro Cleiton Pimentel, representante da organização não governamental Padrão Águias da Aventura Objetiva.

"É importante manter os conselheiros sempre informados sobre todas as ações da Prefeitura relativas ao meio ambiente e defesa civil. Poder público e sociedade civil estão caminhando unidos pelo engrandecimento de Teresópolis", assinalou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui