Teresópolis toda na Internet

 

 

Propostas do Circuito Terê-Fri

Reunião entre governo e empresários

Prefeito Jorge Mario se reúne com empresários do Circuito Terê-Fri para ouvir sobre as demandas da região e fazer um balanço das ações de fomento do turismo em 2009 - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 29/12/2009 -  O Prefeito Jorge Mario se reuniu na última semana com empresários do Circuito Terê-Fri, para ouvir sugestões sobre as demandas da região. Participaram do encontro os Secretários Municipais José Alexandre Almeida (Governo) e Michel Al Odeh (Turismo), o Vereador Waguinho, a Gerente Regional do Sebrae, Jaqueline Baptista, e o Presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, Helenio Waddington.

A Associação foi eleita para a Vice-Presidência do ‘Board’ dos Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).

A conquista de recursos financeiros através de emendas parlamentares, a revitalização dos pontos turísticos de Teresópolis, o fortalecimento do interior como atrativo turístico e o calendário de eventos 2010 ‘Teresópolis – A Cidade dos Festivais’ foram alguns dos assuntos da reunião.

“A região precisa de investimentos nas áreas de infraestrutura, promoção e divulgação dos atrativos. Não vamos medir esforços para alavancar o turismo no Circuito Terê-Fri, assim como em toda a cidade. Com relação à infraestrutura, a RJ-130 é uma estrada que precisa de reparos no asfalto e reposição de placas, por exemplo. Estamos articulando o recapeamento da via junto ao DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro). Em janeiro uma equipe do órgão virá a Teresópolis para fazer uma inspeção conjunta com empresários da região para confirmar um levantamento já realizado por técnicos do DER. A partir daí, começarão as obras”, afirmou o Prefeito Jorge Mario, lembrando que o Sebrae tem sido um importante parceiro nos projetos e ações do Governo Municipal.

O Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, fez um balanço das ações da Secretaria no ano de 2009. “Conseguimos realizar muitos projetos. Quando assumimos a pasta fizemos um estudo para traçar estratégias a fim de projetar Teresópolis como destino turístico. Temos um planejamento para os quatro anos de governo. Entre as realizações desse ano, estão a participação da cidade na Abav, maior feira de turismo das Américas, que projetou o município internacionalmente; a revitalização dos pontos turísticos já começou; assim como a reformulação da Feirinha de Teresópolis. Mas para que os projetos aconteçam precisamos da união do ‘trade’. A parceria com os empresários da rede hoteleira, gastronômica, etc, é fundamental para fazermos do município um grande destino turístico”, enfatizou Michel Al Odeh.

Helenio Waddington, Presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, falou sobre um projeto que buscará a conscientização ambiental dos moradores da região. O projeto, que tem apoio da ONU, vai contar com o suporte técnico de 32 biólogos, entre outros profissionais, e prevê a capacitação de 6 mil pessoas. O Vereador Waguinho (PSC) também levou uma boa notícia para os empresários do Terê-Fri. Teresópolis receberá uma verba de R$ 300 mil para ser investido nos pórticos da cidade e sinalização turística da região do circuito Terê-Fri. A emenda passa por uma análise do Ministério do Turismo e se estiver dentro dos padrões estabelecidos, será liberada em breve. Se precisar de ajustes, o recurso chegará a Teresópolis no início de 2010.

O Prefeito Jorge Mario encerrou o encontro ressaltando que o primeiro ano de gestão foi dedicado à busca de parcerias junto a entidades, e especialmente de recursos junto aos Governos Estadual e Federal. De acordo com o Prefeito, este trabalho começará a ter resultados a partir de 2010.

“Nosso grande projeto é fazer com que as políticas públicas cheguem à população. Para isso, neste primeiro ano, buscamos restabelecer o relacionamento com as esferas Estadual e Federal, tanto no executivo quanto no legislativo, e os resultados já começam a aparecer. Nos últimos quinze dias conseguimos aprovar verbas no valor de R$ 18 milhões para Teresópolis. Esse dinheiro será investido em diversos projetos que têm como prioridade o desenvolvimento econômico da cidade, trazendo emprego, renda e melhores condições de vida para os moradores. A partir de 2010 os frutos serão colhidos”, finalizou Jorge Mario.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui