Teresópolis toda na Internet

 

 

Coleta Seletiva começa em janeiro

Caminhão já circula com informações

Prefeito Jorge Mario, Rose Hernandes, da Abihpec, e Valney dos Santos, da Associação de Catadores, assinam Termo de Doação de Equipamentos para o trabalho dos catadores - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 29/12/2009 -  Foi lançado oficialmente na última semana o programa de Coleta Seletiva Solidária em Teresópolis. O caminhão da Prefeitura já circula pelos bairros atendidos pelo programa para divulgar os dias em que recolherá o lixo seco, como papel, plástico, vidro e metal. Os moradores também receberão em suas casas um informativo sobre a coleta, que começará em janeiro de 2010. O programa foi lançado oficialmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil no Teatro Municipal.

A solenidade contou com as presenças do Prefeito Jorge Mario, Secretários Municipais, Vereadores e representantes da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e da empresa multinacional Tetra Pak.

Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flavio Luiz Castro, faz apresentação do Programa de Coleta Seletiva Solidária - Foto: Marco EstevesMembros da Associação de Catadores Serrana ‘Reciclar é preciso’ e de Associações de Moradores também participaram da cerimônia. Na ocasião, foi assinado o Termo de Doação de Equipamentos para o trabalho da Associação de Catadores Serrana. Teresópolis é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao projeto, iniciado em Santa Catarina.

O Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária tem como finalidade proteger o meio ambiente, realizar inclusão social, através da geração de empregos para os catadores, e possibilitar a maior longevidade do aterro sanitário, além de reaproveitar os materiais recicláveis.

“Este lançamento é uma grande vitória para nós do Governo, para os catadores da Associação e para a população, pois todos ganham com a coleta seletiva. Formamos a Associação de Catadores, adquirimos o caminhão e estamos realizando cursos de capacitação de gestores”, ressaltou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flavio Luiz Castro, lembrando que o programa atenderá 12 bairros a princípio, além de escolas e grandes geradores da região, como empresas, órgãos públicos e comércio em geral, mas a expectativa é ampliar esse número.

As pessoas também podem depositar seu lixo seco nos ecopontos que serão espalhados pela cidade, inclusive no interior. A previsão é de que nos próximos dois anos sejam instalados 80 ecopontos em Teresópolis. Quem tiver dúvidas sobre a coleta seletiva ou sobre qualquer outro assunto relacionado à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, pode ligar para 2742.7763.

Na ocasião foi apresentado o vídeo institucional da Prefeitura que será veiculado nas tvs locais a fim de divulgar a forma como será feita a coleta seletiva. Os Vereadores Cláudio Mello, Cleyton Valentim e Waguinho também compareceram ao lançamento.

Coleta Seletiva Solidária

A coleta seletiva solidária será feita por caminhão específico da Prefeitura, sob o comando da Secretaria de Meio Ambiente. Serão recolhidos papel, papelão, garrafas de plástico e latas de cerveja e de refrigerante, entre outros materiais. A Secretaria de Meio Ambiente percorrerá as comunidades para distribuir panfletos e explicar aos moradores como a coleta será feita.

A coleta seletiva é chamada de solidária porque todo o material recolhido será entregue à Associação Serrana de Catadores, formada por cerca de 40 catadores. Os moradores devem separar o lixo seco do molhado. O lixo seco, formado por plástico, vidro, papel e metal, será recolhido pelo caminhão da coleta seletiva, que também vai recolher óleo vegetal. O lixo molhado, ou orgânico, continuará sendo recolhido pelos caminhões da Secretaria de Serviços Públicos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui