Teresópolis toda na Internet

 

 

Casas em risco foram demolidas

Famílias foram removidas de Santa Cecília

Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 23/12/2009 -  Duas casas, localizadas em área de preservação ambiental e em situação de risco, foram demolidas, na Rua Mato Grosso, em Santa Cecília, numa operação que envolveu a Defesa Civil e as Secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Social. A Defesa Civil emitiu um laudo que constata o perigo das casas e, atendendo a uma decisão judicial, a demolição foi feita na manhã desta terça-feira, 22.

“Com as chuvas de verão, não podemos deixar que essas pessoas permaneçam em situação de risco. Outro problema enfrentado é a ocupação em áreas de preservação ambiental. O próximo passo é remover os escombros para começar o replantio”, comentou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Marchesini.

As famílias foram retiradas das casas em áreas de risco e instaladas em casas seguras, no próprio bairro, com o aluguel pago pela Prefeitura, através do projeto aluguel social, da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Existe um decreto de lei da Prefeitura de Teresópolis que determina que as famílias que moram em casas com risco de desabamento, e não têm nenhum outro lugar para ficar, devem ser beneficiadas pelo aluguel social, que é feito na própria comunidade para que a família não perca seus vínculos. Esse aluguel é temporário até que a Prefeitura possa direcionar essas famílias para habitações populares”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Social, Ary Moraes.

Rita Morani, assistente social, acompanha o processo, desde a retirada das famílias até o aluguel social. “Alguns moradores de áreas de risco oferecem resistência, por insegurança. Nós garantimos que o dinheiro do aluguel social virá todo mês de forma correta e que não é necessário ter medo. Nosso trabalho é convencer sobre a importância de sair daquele local de risco, para poderem dormir tranquilos a noite numa casa segura. Fazemos de tudo para evitar as tragédias com as chuvas de verão, mas é necessário que os moradores entendam e cooperem”, explicou. A assistente social ainda acrescentou que é feito um acompanhamento social de todas as famílias do programa periodicamente.

O morador de Santa Cecília, Jorge dos Santos Motta, mudou há duas semanas para uma casa segura, paga pela Prefeitura através do aluguel social, também no bairro Santa Cecília. “Agora eu estou vivendo tranquilamente. Minha casa não tem rachaduras, tem laje, o espaço é maior, muito mais confortável. Estou seguro e não corro riscos de perder tudo por causa de um deslizamento. Minha enteada, Eliane da Silva, também foi atendida pelo programa e está muito satisfeita. Só tenho que agradecer o trabalho e a consideração da Prefeitura por nós”, declarou.

Habitação Popular

Teresópolis receberá 25 habitações populares no bairro Fonte Santa, através do Fundo nacional de habitação de interesse social, do Ministério da Cidade - Governo Federal. Encontra-se em processo de licitação a contratação da empresa para construir as habitações. Há mais processos em aberto para a instalação de casas populares em outras localidades da cidade.

O Governo Jorge Mario articulou, junto a Caixa Econômica, um recurso do Ministério de Integração Nacional, do programa “Respostas ao desastre”, que direcionava a verba conseguida apenas para a construção de um muro de contenção de encosta, no Fischer. Com o recurso do Governo Federal e a contrapartida do município, o muro está sendo construído e 50 unidades habitacionais populares do Fischer serão recuperadas.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui