Teresópolis toda na Internet

 

 

Diminuindo custos e agilizando legalizações

Propostas do 3º Encontro RegionalPrefeito Jorge Mario, Deputado Nilton Salomão e outras representações políticas participam do 3º Encontro Regional - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 22/12/2009 -  Apresentar oportunidades para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Este foi o objetivo do 3º Encontro Regional da Região Serrana, realizado em Teresópolis, nesta quinta-feira, 17.

O evento contou com a participação de representantes dos municípios de São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Guapimirim. O Prefeito Jorge Mario fez a abertura do encontro, que teve a coordenação do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.

Jaqueline Baptista, do Sebrae, Secretário Estadual Julio Bueno, Prefeito Jorge Mario, Deputado Nilton Salomão e o Presidente da Aciat, Henrique Carregal, prestigiam o 3º Encontro Regional - Foto: Marco Esteves
O Deputado Estadual Nilton Salomão, o Comandante da Polícia Militar de Teresópolis, Cel. Neves, Secretários Municipais, Vereadores, empresários e representantes de entidades comerciais e industriais também compareceram. Representantes do governo de Angola, em missão no Brasil, prestigiaram o evento.

Na abertura, o Prefeito Jorge Mario parabenizou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, pelo trabalho realizado à frente da Secretaria e comentou sobre o projeto de desenvolvimento econômico para Teresópolis.

“Estamos num momento altamente positivo para nossa cidade. Teresópolis está prestes a ser eleita cidade indutora do turismo pelo Ministério do Turismo, isso vai divulgar ainda mais o nome do município nacional e internacionalmente. No início de 2010 vamos lançar o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Teresópolis 2020, que contempla ações e projetos a longo prazo. Faremos um seminário para debater e estabelecer estratégias para o planejamento do desenvolvimento econômico do município para os próximos 10 anos. Temos que dar vôos longos, com direção e determinação. É assim que temos conduzido nosso governo”, enfatizou Jorge Mario.

Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e Aemerj – Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro -, com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, o encontro regional trouxe representantes da InvesteRio, agência de fomento que oferece financiamentos para empresas, e da Codin (Cia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio), que presta consultoria para prefeituras e empresários que desejam investir no Rio de Janeiro.

Representantes do Departamento de Recursos Minerais do Estado, da Jucerja (Junta Comercial do Estado do RJ) e do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) também falaram sobre suas áreas de atuação e como podem ajudar os empresários e os futuros empreendedores a se estabelecer. Entre os temas debatidos, propostas para que as legalizações das empresas em Teresópolis aconteçam com menor custo e com maior rapidez.

“O encontro tem como objetivo mostrar os instrumentos disponíveis no Estado do Rio para os empreendedores. É um evento para o empresário e para quem se interessa em empreender”, ressaltou Julio Bueno, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. O Secretário elencou os setores que terão crescimento significativo no Estado, nos próximos três anos, entre eles, os setores petroquímico e siderúrgico. De acordo com as projeções, serão injetados na economia do Estado cerca de R$ 188,4 bilhões neste período.

“O evento contribui muito para o desenvolvimento econômico de Teresópolis e da região. Quanto mais sediarmos encontros como esse mais motivação temos para continuar empreendendo. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa”, destacou Nilson Neves, proprietário do Recanto dos Pescadores. Henrique Carregal, Presidente da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), também comentou sobre a importância do encontro regional. “A presença do Secretário Julio Bueno em nossa cidade é extremamente importante porque ele e sua equipe vão mostrar para nós as atividades que Governo Estadual está fomentando para que as cidades circunvizinhas possam aproveitar as oportunidades que estão sendo criadas para crescer economicamente e melhorar a qualidade de vida da população”.

Centro de Convenções e duplicação da Serra

Na ocasião o Prefeito Jorge Mario e o Deputado Nilton Salomão entregaram a Julio Bueno uma carta de intenção de compromisso na qual o Prefeito, com o apoio das entidades Aciat, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sincomércio Teresópolis e Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), solicita a intermediação do Governo Estadual junto ao Governo Federal e a outros entes envolvidos em prol da duplicação da BR-116, no trecho Rio-Teresópolis e da construção de um Centro de Convenções de grande porte na cidade. “A duplicação da estrada Rio-Teresópolis é fundamental para o desenvolvimento econômico do município, pois vai viabilizar muitas ações relacionadas a esse crescimento e o Centro de Convenções de grande porte vai incrementar o turismo de negócios em nossa cidade”, salientou o Prefeito.

Ao final do encontro Jorge Mario fez um balanço do evento. “O encontro é um marco na história de Teresópolis no que diz respeito ao desenvolvimento econômico. Tivemos hoje a presença do primeiro escalão do Governo Estadual, que trouxe um portifólio de convênios que podem ser estabelecidos entre as esferas públicas municipal, estadual e federal e entre o poder público e a iniciativa privada. Uma decisão prática desta reunião é a implantação do Regin em Teresópolis. Este novo programa da Jucerja vai agilizar o processo de abertura e diminuir os custos para legalização de empresas. Este é um compromisso nosso para o início de 2010”, finalizou o Prefeito Jorge Mario.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui