Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis na Conferência Nacional de Cultura

Cidade elegeu representante

Luciana Daumas, Alan Magalhães, Lu Guarilha e o Secretário Wanderley Peres - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 22/12/2009 -  O município de Teresópolis terá um representante na Conferência Nacional de Cultura, que ocorrerá de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. A boa notícia é resultado da Conferência Estadual de Cultura, realizada na última segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de dezembro, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio, sede da regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O evento contou com a presença do Secretário de Cultura, Wanderley Peres, além de outros cinco delegados municipais que representaram a cidade. “Participar da Conferência foi um passo fundamental para inserir Teresópolis no contexto da cultura no Estado, nos dando o direito a participar diretamente das decisões que vão nortear a política cultural em todo o Estado do Rio e ainda defender os interesses da região e do nosso município”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Cerca de 450 pessoas lotam o Palácio Gustavo Capanema para a realização da Conferência Estadual de Cultura - Foto: Cláudio FurtadoA Conferência Estadual teve como objetivos traçar diretrizes que contribuam para o Plano Estadual de Cultura, eleger as propostas que serão enviadas à Conferência Nacional e ainda eleger os delegados que vão representar o Estado do Rio na Conferência em Brasília.

Representando Teresópolis, estiveram no Palácio Gustavo Capanema os delegados municipais eleitos durante a 1ª Conferência de Cultura de Teresópolis, realizada nos dias 22 e 23 de setembro: o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e a produtora cultural, Luciana Daumas, representantes do Poder Público, e ainda a atriz Nara Zeitune, o engenheiro agrônomo Beto Selig, e os músicos Lu Guarilha e Alan Magalhães representantes da sociedade civil.

A abertura do evento contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, da Secretária de Cultura do município do Rio de Janeiro, Jandira Feghalli, e do professor Adair Rocha, representante do Ministério da Cultura no Rio, entre outras autoridades.

Ao longo dos dois dias, a Conferência Estadual teve palestras, formulação e apresentação de propostas, através de grupos de trabalho, além da escolha dos delegados estaduais. Como resultado, 44 delegados foram eleitos para representar o Estado do Rio. Destes, seis delegados são representantes da Região Serrana, incluindo a atriz Nara Zeitune, de Teresópolis, que estará em Brasília ano que vem.

A Conferência Estadual de Cultura teve a participação de cerca de 450 pessoas, representando todos os 71 municípios fluminenses que realizaram conferências municipais e os 11 que participaram da Conferência Intermunicipal realizada em Itaboraí.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui