Teresópolis toda na Internet

 

 

Música e dança no Natal de Teresópolis

Confira o que aconteceu e as próximas atrações

A Banda da Escola Municipal Manoel Medeiros abriu a terceira semana da programação de Natal, na sexta-feira - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 16/12/2009 -  Com a ajuda do tempo bom, bandas, corais, orquestras, músicos e dançarinos fizeram sucesso na programação cultural do projeto ‘Natal em Teresópolis – Um sonho na Serra’, promovido pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, com o apoio do Ministério do Turismo. As apresentações foram realizadas na tenda cultural, montada na Praça Balthasar da Silveira, no Centro, especialmente para as atrações, que poderão ser vistas até 10 de janeiro de 2010.
>>  Clique aqui e confira a programação completa

A Banda da Escola Municipal Manoel Medeiros abriu a terceira semana da programação, na tarde de sexta-feira, 11 de dezembro.

Orquestra da Grota veio de Niterói para encantar o público em Teresópolis ao apresentar, com instrumentos de corda e sopro, peças natalinas, como ‘Noite Feliz’, ‘Coro dos Pastores’ e ‘Jingle Bells’ - Foto: Cláudio FurtadoSob a regência de Vinicius Ricciardi, a banda se apresentou com 25 componentes e fez sucesso com ‘My heart will go on’, ‘Noite Feliz’ e ‘Trompete de Espanha’. As balizas Elen Mafra e Jéssica Nogueira deram um toque especial à apresentação, executando coreografias e acrobacias.

Na sexta à noite, foi a vez da Orquestra da Grota, que veio de Niterói para encantar o público em Teresópolis. Com 35 componentes, sob o comando do regente Wagner Gadelha, a orquestra arrancou aplausos da plateia ao apresentar, com instrumentos de corda e sopro, peças natalinas, como ‘Noite Feliz’, ‘Coro dos Pastores’ e ‘Jingle Bells’, e canções da música brasileira, como ‘Asa Branca’.Coral da Escola Municipal Governador Portella: composto por 30 crianças, o coral apresentou ‘Boas Festas’, ‘Um bebezinho’ e ‘Oh Happy Day’ - Foto: Cláudio Furtado

No sábado, dia 12, a programação continuou a partir das 15h, com o Coral da Escola Municipal Manoel Medeiros. Sob a regência da professora Priscila Torres, 16 alunos, com idade entre sete e 13 anos, agradaram o público com canções tradicionais do período, como ‘Então é Natal’ e ‘Pinheirinhos de Alegria’.

Logo depois, foi a vez do Coral da Escola Municipal Governador Portella, também comandado pela professora Priscila Torres. Composto por 30 crianças, o coral apresentou ‘Boas Festas’, ‘Um bebezinho’ e ‘Oh Happy Day’, esta última com a magnífica performance das solistas Vitória Gaspar e Gabriele Raimundo.

Madrigal e o Coro Jovem da 1ª Igreja Batista comovem a plateia com suas belas canções - Foto: Cláudio FurtadoJá no fim da tarde, as atenções se voltaram para a apresentação do Grêmio Musical Paquequer. Com coral e banda, o Grêmio executou repertório clássico, incluindo a 9ª Sinfonia de Beethoven, e natalino, a exemplo da canção francesa “Anjos descem a cantar”, entre outras.

O Madrigal e o Coro Jovem da 1ª Igreja Batista de Teresópolis foram as grandes atrações da noite de sábado. Sob o comando do maestro Maurílio Costa, que também é regente do Coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Madrigal e o Coro Jovem se apresentaram com 30 componentes e comoveram a plateia. No repertório, o Coro nº IV – And the glory of the lord, o Coro nº XII – For unto us a child is Born, ambos do Oratório Messias, de Haendel, e Aleluia Gospel, entre outros números.

Encerramento dos cursos da Secretaria de Cultura lotou Praça no domingoCom muita técnica, a jovem bailarina encanta o público durante a programação especial de Natal - Foto: Cláudio Furtado

Uma grande festa no dia 13 marcou o encerramento de ano dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. Centenas de pais e amigos, orgulhosos e emocionados, lotaram a Praça Balthasar da Silveira. Os alunos apresentaram números de dança e música durante a programação especial de Natal.Alunas do curso de Ballet da Casa de Cultura mostram seu talento - Foto: Cláudio Furtado

Pela manhã, sob o comando do diretor da Casa de Cultura, Ayrton Rebello, se apresentaram as turmas de jazz e ballet das professoras Rafaela Ribeiro e Celina Portella.

Com coreografias criativas, músicas alegres e figurinos coloridos, as alunas das turmas Baby Class, Preliminar, Básico, Técnico, Médio e Jazz encantaram o público.

Alunos do Curso de violão - Foto: Cláudio Furtado

 

À tarde, agora sob o comando do subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, foi a vez dos alunos dos cursos de canto e instrumentos se apresentarem.

A turma de violão da professora Rosângela Xavier abriu a segunda parte do evento, encantando o público com músicas como ‘O Sol’, do Jota Quest, ‘Bate o sino’, ‘Stand by me’ e, também, ‘Como é grande o meu amor por você’, de Roberto Carlos. Logo depois, foi a vez dos alunos do professor Jorge Elias, também de violão, que cantaram ‘Gatinha Manhosa’ e ‘Hora do Almoço’.

Os alunos de violão e flauta do professor Jorge Péculas agradaram em cheio com repertório eclético, que incluiu ‘Só Hoje’, do Jota Quest, Bachiana nº 4, de Villa-Lobos, e uma modinha brasileira anônima do século XIX. Sob a regência da professora Célia Seabra, o Coral Infantil apresentou repertório da Arca de Noé, como ‘A porta’ e ‘O relógio’, e músicas natalinas.

Com a orientação do professor Luis Cláudio, os alunos do curso de teclado tocaram canções consagradas, a exemplo de ‘Carinhoso’, ‘Asa branca’ e ‘Noite Feliz’. Em seguida, foi a vez dos alunos de piano do professor Marcus Wolff, que encantaram com números como ‘Havia um pastorzinho’, ‘Ópera de Pequim’, Prelúdio nº 1, de Bach, e ‘Let it be’, dos Beatles.

A festa de encerramento teve ainda a participação dos alunos de violão e flauta do professor Geremias Cruz, que apresentaram ‘Noite Feliz’, ‘Pompas e Circunstâncias’, ‘Urubu Malandro’ e ‘Romance’, entre outras canções. Em seguida, foi a vez dos alunos de canto do professor Marcus Wolff, com números como ‘Que lindos olhos’ e ‘Feliz Natal’.

Encerrando as apresentações, os alunos de violão e guitarra do professor Marcos André encantaram com ‘Asa Branca’, ‘Não chores mais’ e ‘Pequena serenata diurna’, entre outras canções. Destaque para a interpretação de ‘Trenzinho Caipira’, de Villa-Lobos, feita por Bulo Fialho, Cintia Luando e Marcos André. Ainda no domingo, 13, foi realizada no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch a encenação das peças ‘Lampião e Maria Bonita’ e ’50 minutos de fama’, que marcou o encerramento do curso de teatro do professor Adriano Ramires.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a programação cultural é um dos grandes diferenciais desse Natal. “Montamos um cronograma com quase 50 atrações, nos mais variados estilos, visando atender a pessoas de todas as idades, com uma programação de qualidade. A programação cultural foi uma das formas encontradas pela Prefeitura de presentear a população neste Natal. Mas, na verdade, nós é que estamos ganhando um presente ao confirmar que as atrações estão sendo bem recebidas por teresopolitanos e turistas”, avaliou.

>>  Clique aqui e confira a programação completa de Natal <<

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui