Teresópolis toda na Internet

 

 

Conventions fazem reunião em Teresópolis

Prestação de contas e projetos para 2010Prefeito Jorge Mario, empresários e representantes da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro participaram da reunião - Foto: AsCom

Teresópolis, 16/12/2009 -  O Prefeito Jorge Mario, o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, e o Secretário de Governo, José Alexandre, prestigiaram a última reunião de 2009 da diretoria da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu nesta quinta-feira, 10, no espaço de convenção do Bel Air Hotel.

Ricardo Raposo, Presidente do Teresópolis Convention, recebeu o Presidente da Federação de Convention do Estado, Paulo Senise, e os representantes das cidades de Cabo Frio, Macaé, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis e Rio de Janeiro para comentar realizações, prestar contas e definir projetos para 2010.

Presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Ricardo Raposo, Presidente da Federação de Convention do Estado, Paulo Senise, Prefeito Jorge Mario e Secretário de Turismo, Michel Al Odeh - Foto: AsComDe acordo com o Prefeito Jorge Mario, o turismo é a grande mola propulsora para o desenvolvimento econômico de Teresópolis.“Esse evento, com a presença do Paulo Senise, Presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, e de representantes dos CVBx das outras cidades, vem marcar a importância de Teresópolis como um destino indutor do turismo. A convicção que tenho, de que o turismo é um grande investimento, às vezes falta a muitos Prefeitos de cidades turísticas. Por isso, Teresopolis nunca conseguiu consolidar, com todo seu potencial, a atividade turística no município. O setor distribui riqueza com rapidez, gerando trabalho e renda. Quando se investe em turismo, o turista ganha, mas a população da cidade também se beneficia de toda a infraestrutura construída”, destacou o Prefeito.

Para o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, o Convention Bureau é uma parte integrante de todos os elos de ligações que o turismo necessita para fazer um bom trabalho. “O Convention, o Conselho Municipal de Turismo e a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, são essenciais para o desenvolvimento de um trabalho voltado para a atividade turística. O Convention se torna uma ferramenta fundamental para fomentar as ações do turismo, levando-as para a iniciativa privada e, assim, fortalecê-las. No Governo Jorge Mario, o objetivo é aumentar a atividade turística para gerar renda, trazer dinheiro novo para a cidade e aumentar a capacitação do trade hoteleiro”, comentou o Secretário.

Ricardo Raposo, Presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, entregou aos participantes da reunião um show case da Federação Estadual (livro e Cd Room), um address serra (com os principais endereços relacionados ao turismo da região serrana), um kit da Prefeitura Municipal de Teresópolis e um kit com produtos típicos da cidade. “Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, criaram a Federação de Conventions, que foi uma das fundadoras da Confederação Nacional de Convention, que representa a grande força alavancadora do turismo de todo o Brasil, além do roteiro turístico integrado Serras Cariocas”, comentou.

As ações do TCVB também foram destacadas por Ricardo Raposo. “Pela primeira vez fomos a um Salão de Turismo Estadual, em Petrópolis, com estande próprio, folheteria e equipe especializada em vender o destino turístico Teresópolis. Lá lançamos a candidatura da nossa cidade para receber o Salão em 2011. Ajudamos a escrever projetos para o Plano Diretor e participamos dos Grupos de Trabalho de Turismo, além de realizarmos conferências e workshops importantes para o desenvolvimento do setor, como os da Match, empresa oficial da FIFA, que veio a Teresópolis para dar esclarecimentos sobre a compra de pacotes de hospedagem para a Copa do Mundo de 2014. Captamos eventos para os nossos hotéis, ajudamos nos planos de capacitação dos trabalhadores do setor em parceria com muitos órgãos e entidades como Prefeitura, Senac e ACIAT e agora lançamos, pela Federação, o Showcase Rio de Janeiro, com fotos e informações das cidades que tem Convention, direcionado para os realizadores de eventos”, reforçou.

Segundo o Presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Senise, o Convention tem a capacidade de unir o poder público e o setor privado. “Teresópolis está sendo um exemplo muito importante dessa união do poder público com o setor privado. Estamos numa reunião com a diretoria da Federação dos Conventions & Visitors Bereaux e testemunhamos como funciona melhor a cidade que tem essa união, na qual a Prefeitura apoia e tem consciência da importância do Convention, que tem o papel principal de desenvolver programas de promoção e captação de eventos para o destino”, salientou.

Henrique Carregal, Presidente da Aciat – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, acompanhou a reunião e acredita na importância do trabalho do TCVB. “A cidade tem característica turística. É essencial que a rede hoteleira funcione como um grande receptivo de arrecadação e retenção de renda na cidade”, comentou.

O que é o Convention & Visitors Bureau?

É uma entidade privada mantida e administrada por dirigentes das empresas associadas e tem por finalidade captar e gerar eventos, feiras e congressos de alcance regional, nacional e internacional, bem como fomentar e desenvolver o turismo de lazer e eventos para a região que representa. Desempenha ainda o papel de colaborador com o poder público, autoridades e entidades diversas na promoção dos destinos turísticos da região de abrangência.

O principal objetivo é fomentar o desenvolvimento e o incremento da atividade econômica do setor de turismo e das demais atividades que com este estejam direta ou indiretamente relacionadas através do estímulo ao crescimento da indústria de viagens ao aproximar os mantenedores a outras entidades de representação política e econômica que trabalham em prol do desenvolvimento deste segmento. Os CVBx são entidades facilitadoras de informações, procedimentos e encaminhamento de dados a quem os requisitar, além de uma confiável fonte de consultas e apoio às empresas, associações, federações, órgãos públicos e privados com potencial gerador de eventos e receitas advindas das práticas do turismo.

Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro

A Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado do Rio de Janeiro congrega os “Conventions & Visitors” (CVBx) associados do estado e tem por finalidade promover e representa-los em todo e qualquer pleito do interesse do segmento socioeconômico do turismo e, especialmente, cultural o inter-relacionamento dessas entidades ao incentivar, em especial, a troca de experiências e informações.

Além disso, a Federação mantém diálogos permanentes com o poder público e apresenta alternativas que auxiliem a tomada de decisões que representem o fomento do turismo fluminense, sobretudo o turismo de eventos. Outra atribuição é promover as ofertas de destinos, produtos e serviços turísticos do estado do Rio de Janeiro nos mercados nacional e internacional.

A Federação trabalha para o aperfeiçoamento dos dirigentes e dos mantenedores das entidades associadas para a qualificação no desempenho de suas atividades para incrementar o nível de profissionalização no atendimento e o aumento do fluxo de turistas nacional e internacionais nas modalidades lazer, negócios e eventos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui