Teresópolis toda na Internet

 

 

Desafios da gestão na Saúde

Seminário reuniu representantes de vários Estados

Teresópolis, 10/12/2009 -  O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ), realizou em Teresópolis, na última quarta-feira, 9, um seminário para discutir os desafios da gestão do trabalho na saúde.

O Prefeito Jorge Mario participou da abertura do evento que contou ainda com as presenças do Coordenador Geral da Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Henrique Vitalino, e dos Prefeitos de Santa Maria Madalena, Arthur Lima Garcia, e de Pinheiral, Antônio Carlos Leite Franco. Os Secretários Municipais de Saúde de Teresópolis, Maurílio Schiavo, e do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Oliveira Junior, Presidente do Cosems/RJ, também estiveram no encontro. Secretários Municipais de diversos municípios do Rio do Janeiro e Secretários de vários Estados compareceram ao Seminário.

“Em nome de Teresópolis, dou boas vindas a todos os participantes do Seminário. A cidade está de portas abertas para quando desejarem retornar. Hoje estamos tratando de uma questão delicada e primordial para os governos que é a melhora na prestação dos serviços de saúde à população. E isso passa pela questão da contratação de pessoal. Precisamos debater sobre o engessamento que os prefeitos sofrem por conta de legislações como a Lei de Responsabilidade Fiscal. Espero que dessa reunião saiam soluções para este problema, pois temos uma grande demanda no setor. Precisamos ampliar o atendimento de saúde à população”, ressaltou o Prefeito Jorge Mario.

Para o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, o Seminário é importante porque discute um dos grandes desafios da gestão pública, que é a dificuldade na contratação de profissionais. “Este é um assunto que desafia a todos nós da área. Como trabalharmos com as dificuldades que temos na contratação de profissionais. Precisamos buscar respostas para esta questão”.

O Coordenador Geral da Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Henrique Vitalino, comentou sobre a importância do tema. “Trago saudações do Ministro Temporão e de toda a equipe do Ministério. Vemos como bastante oportuno este encontro, que retrata a importância e o reconhecimento que tem a gestão do trabalho na área da saúde. O assunto se insere de forma perene no conjunto de desafios que temos que superar a fim de conseguir consolidar e dar solução ao problema das formas de contratação no sistema de saúde. Sabemos que as formas atuais não dão conta de suprir a demanda. Então, é preciso encontrar saídas para esta problemática”.

“Agradeço a acolhida que o Prefeito Jorge Mario e a cidade de Teresópolis nos proporcionaram. Temos aqui uma diversidade enorme de representantes de vários Estados, como São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Goiânia e Pernambuco. Esperamos elaborar propostas que possam trazer melhorias para a gestão de recursos humanos em saúde”, afirmou Antônio Carlos Oliveira Junior, Secretário Municipal de Saúde de Defesa Civil do Rio de Janeiro e Presidente do Cosems/RJ.

Gestão do Trabalho – Avanços e Desafios no Pacto Pela Saúde

O Seminário ‘Gestão do Trabalho – Avanços e Desafios no Pacto Pela Saúde’ foi fruto de uma parceria entre o Cosems/RJ e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

O evento teve dois temas centrais: O primeiro foi ‘Conquistas na descentralização, política de recursos humanos e terceirização’, com os palestrantes Drª Anabelle Macedo Silva, Promotora de Tutela Coletiva da Saúde do Município do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio D’Andréa, Advogado, Professor da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), e Desembargador Federal aposentado, e Dr. Fernando Mânica, Procurador do Estado do Paraná e doutor em Direito do Estado. O segundo tema debatido foi ‘Gestão do Trabalho no Pacto Pela Saúde’, com Dr. Antônio Nardi, Presidente do Consems, Drª Maria Helena Machado, Diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, e Dr. Flávio Amaral Garcia, Procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Nice Souza, Coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin, acredita que o Seminário vai trazer muitas sugestões que poderão ser aproveitadas pelos municípios. “O Seminário é muito válido, pois tenho certeza de trará boas ideias a serem implantadas nas cidades. Em Engenheiro Paulo de Frontin criamos um setor dentro da Secretaria de Saúde só para cuidar dos recursos humanos. E eventos como este ajudam a valorizar ainda mais o profissional da saúde”, salientou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui