Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura de Raiz especial foi sucesso

Apresentações na Praça da Matriz

Tião do Triângulo, Zé Lopes, Amado Batista e Zé Luis - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 09/12/2009 -  A Praça Balthasar da Silveira, no centro da cidade, amanheceu com ares diferentes neste domingo, 6, quando foi realizado o 9º Encontro de Cultura de Raiz. Em sua última edição de 2009, o projeto, realizado desde abril pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, teve como tema o Natal. Mesmo com chuva, não faltaram atrações para alegrar o público.

O evento contou com mais de 20 apresentações, de diversos estilos da música de raiz e foi realizado na tenda montada na praça para a programação cultural do projeto Natal em Teresópolis – Um Sonho na Serra. Para manter os moldes do projeto, o cenário de cozinha de roça foi montado, garantindo o ambiente do Cultura de Raiz, que teve como de costume a apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig.

O Coral do Grêmio Musical Paquequer abriu o encontro, apresentando ‘Então é Natal’, tradicional música natalina. Adão ‘Curió da Viola’ foi a atração seguinte e, logo depois, Geraldo Júlio e Ivanil Resende encantaram o público com ‘No Rancho Fundo’ e ‘Deus e eu no sertão’.

Dona Menininha cantou com a filha Beth, acompanhada de Patrícia Araújo, PC e Zé Luis - Foto: Cláudio FurtadoSeguindo o tema, a classe de Canto Infantil da Secretaria de Cultura apresentou números natalinos, sob o comando da regente Célia Seabra. Logo depois, momento de emoção com a história ‘A flor da Madona’, contada por Alice Botafogo, com acompanhamento de Gustavo Agostini. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do cantor e trovador Nando Gabrielli que comoveu uma plateia boquiaberta ao cantar as árias italianas ‘Ave Maria’ e ‘Che gelida manina’.

Cecília Cerqueira da Silva, a Dona Menininha, fez sucesso com muito samba de raiz, ao lado da filha, Beth Cerqueira, sendo acompanhada ainda por Zé Luis, PC e Patrícia Araújo. Bulo Fialho explorou o repertório de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Destaque ainda para Moacir Rosa, que cantou ‘Não aprendi a dizer adeus’ e ‘Menino da Porteira’.

A música de quadrilha também esteve presente através da sanfona de Seu Timbira, com Tião do Triângulo e Zé Luis na zabumba. Professor de violão da Secretaria de Cultura, Jorge Péculas encantou com números de Villa-Lobos. Crésio da Vila agitou o público mesmo embaixo de chuva com ‘Mexe mexe’. Wanda Pinheiro não só cantou, como também fez um repente sobre o Natal. Maura Ferreira fez sucesso tocando ‘Ave Maria’ na flauta. Encerrando com chave de ouro, Gustavo Agostini, Xando Pernambuco, Junior, PC e o subsecretário de Cultura Ronaldo Fialho deram um show com o ritmo côco, incluindo também as consagradas ‘Aquarela do Brasil’ e ‘Asa Branca’.

Repercussão positiva

Ronaldo Fialho, com Xando Pernambuco, PC, Junior e Patrícia Araújo - Foto: Cláudio FurtadoQuem esteve na Praça Balthasar da Silveira na manhã de domingo saiu satisfeito. As irmãs Alair e Yolanda Veiga aprovaram a praça como local. “Nós já tínhamos assistido uma vez, mas, infelizmente, não podemos estar em Araras com frequência. Por isso, adorei ter sido na praça desta vez. Muito mais central. A gente pode assistir tudo tranquilamente. Os artistas do Cultura de Raiz estão cada vez melhores”, comentou Alair.

A secretária Cláudia Lobo também se divertiu. “Foi minha primeira vez no Cultura de Raiz. Adorei. Nem a chuva conseguiu me fazer ir embora. Muito gostoso começar o domingo assim”, declarou. Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, esta edição de Natal encerrou com sucesso a temporada de 2009 do Cultura de Raiz.

“Encerramos o Cultura de Raiz com chave de ouro em uma belíssima apresentação na Praça Balthasar da Silveira, por conta das comemorações das festividades do Natal. Ainda nesse clima, realizaremos a primeira edição de 2010, aproveitando o mesmo palco e a mesma estrutura. Consideramos que o ano de 2009 foi plenamente exitoso e pretendemos para 2010 ampliar a logística do projeto, tornando-o mais representativo e valorizando ainda mais os artistas da nossa terra”, avaliou.

Participantes

Participaram do 9º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas:

Grêmio Musical Paquequer, Adão ‘Curió da Viola’, Geraldo Júlio, Ivanil Resende, Cândido Neto, Classe de Canto Infantil da Secretaria de Cultura, Alice Botafogo, Gustavo Agostini, Nando Gabrielli, Marcos André, Bulo Fialho, Cintia Luando, Cecília Cerqueira da Silva (Dona Menininha), Beth Cerqueira, Alcir Passos, Moacir Rosa, Roberto Müller, ‘Seu’ Timbira, Deusescilio, Tião do Triângulo, Zé Luis da Silva, Amado Rodrigues, Crésio da Vila, Jorge Péculas, Wanda Pinheiro, Pereira do Acordeon, Patrícia Araújo, PC, Lucimar Araújo, Xando Pernambuco, José Lopes, Maura Ferreira, Ederlivio Malta (Junior) e Ronaldo Fialho.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui