Teresópolis toda na Internet

 

 

Acessibilidade é tema de palestra

Pres. do COMPPD falou aos guardas municipais

Presidente do COMPPD, Ricardo Ferreira, fala sobre os selos de acessibilidade que identificam estabelecimentos e veículos devidamente adaptados ou acessíveis - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 09/12/2009 -  O Presidente do COMPPD - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Ricardo Ferreira, palestrou sobre o tema acessibilidade aos guardas municipais, nesta terça-feira, 8. O objetivo foi sensibilizar a Guarda Municipal para as dificuldades de acesso que os deficientes enfrentam no dia-a-dia. Ricardo também fez demonstrações de como tratar e ajudar um deficiente, de forma mais confortável.

Para Ricardo, a Guarda Municipal é uma aliada do segmento da pessoa com deficiência. “Os guardas municipais exercem um papel fundamental para o exercício do direito do deficiente. As pessoas que não respeitam as vagas demarcadas causam um enorme transtorno. É necessário acabar com essa prática e orientar a não estacionar na vaga caso a identificação não esteja da forma correta”, explicou.

O COMPPD criou selos de acessibilidade, que serão lançados no dia 21 de dezembro, com o objetivo de identificar estabelecimentos e veículos devidamente adaptados ou acessíveis. “Os selos incentivam a derrubada das barreiras, tanto de atitude como de arquitetura. Um comerciante com um selo na entrada de sua loja mostra que se preocupa e pode receber o deficiente bem”, explicou. Os selos são divididos nas categorias ouro (empregar pessoas com deficiência e espaço acessível), prata (com mais de uma iniciativa de adaptação do espaço) e bronze (para aqueles que deram o primeiro passo a adaptação do estabelecimento).

Para Márcio Salomão, coordenador geral de tráfego, o objetivo do Governo é auxiliar as pessoas com deficiência, através da Guarda Municipal. “Esta palestra de conscientização é fundamental para que fiquemos mais sensíveis para a questão dos deficientes. Vamos ajudar no que for preciso e podem contar conosco”, disse. Wesley Esteves, guarda municipal, comentou que as infrações que desrespeitam o direito do deficiente não devem ser toleradas. “Muitos estacionam nas vagas para deficientes e dizem que ‘foi só por um minutinho’ e ainda reclamam quando são cobrados. Esses infratores podem ser multados e até terem seus carros rebocados”, assegurou.

Ciléia Bandeira, também guarda municipal, acredita que 70% da população de Teresópolis respeita as vagas delimitadas para deficientes físicos. “Geralmente, pedimos para a pessoa retirar o carro da vaga. Carros em vagas de deficiente, ponto de ônibus e faixa de pedestre são infrações intoleráveis. Hoje, a partir da palestra do Ricardo Ferreira, meu conhecimento sobre auxílio ao deficiente melhorou bastante”, comentou a guarda municipal.

Eleição do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência

O COMPPD (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência) convoca para o Fórum específico de eleição dos representantes da sociedade civil para o biênio 2009-2011. Os candidatos para as cadeiras de titular e suplente do órgão, da área não-governamental, terão até 11 de dezembro para se inscrever, das 14h às 17h, no Espaço Cidadão, localizado na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190. O telefone para informação é 2742-8715.

Subordinado ao Gabinete do Prefeito e vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o COMPPD tem como principal competência acompanhar e avaliar o desenvolvimento de políticas municipais que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades para os portadores de deficiência. “A renovação da mesa diretora é muito importante para a continuidade do trabalho do COMPPD. Isso porque as políticas públicas para este segmento da população só têm legitimidade se forem deliberadas pelo Conselho”, explica o Presidente do órgão, Ricardo Gonçalves Ferreira.

Cadeiras

Serão preenchidas as seguintes cadeiras: um representante deficiente, um representante do familiar do deficiente, um representante da comunidade e um representante das entidades interessadas na causa da pessoa com deficiência, todos com seus respectivos suplentes. Para a inscrição, as entidades deverão apresentar cópia da ata da eleição da diretoria atual e cópia do estatuto atualizado e devidamente registrado. Já os demais candidatos deverão apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

O Fórum específico de eleição dos representantes da sociedade civil será realizado no dia 21 de dezembro, das 14h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Social, instalada na Avenida Alberto Torres, 1.148, no Alto.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui