Teresópolis toda na Internet

 

 

Eventos de Natal animam o público

Programação segue até janeiro

Cantora Taynah - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 08/12/2009 -  No último fim de semana, mesmo com o tempo ruim e a chuva, foram inúmeras as atrações na tenda da Praça Balthasar da Silveira, por conta da programação cultural do projeto ‘Natal em Teresópolis – Um Sonho na Serra’, desenvolvido pela Prefeitura.Banda do Sakurá - Foto: Cláudio Furtado

Na sexta, 4, a Banda do Cerom – Centro Educacional Roger Malhardes se apresentou na Tenda de Natal da Praça Balthasar da Silveira. No sábado, 5, as atrações foram a Banda Municipal Sakurá, o Coral da Escola Municipal Sakurá e o show de MPB com Taynah e banda.

No domingo, o público prestigiou o projeto Cultura de Raiz, com o tema ‘Natal’, Música na Matriz e a Banda Solo Santo.

Na sexta, 4, sob o comando do maestro Edmilson Mello, a Banda do Cerom levou 16 de seus integrantes à praça e apresentou um repertório bastante eclético, incluindo músicas como ‘Lilás’, ‘Extravasa’ e temas de filmes como ‘Piratas do Caribe’ e ‘O fantasma da Ópera’, além de números natalinos.

No sábado, 5, as atrações começaram com o Coral da Escola Municipal Sakurá. Quinze componentes, liderados pelo regente Ricardo de Oliveira, encantaram o público com ‘Como uma onda’, ‘Então é Natal’ e a canção judaica ‘Al Shlosha D’Arim’. Logo depois, foi a vez da Banda da Escola Sakurá, que se apresentou com 24 integrantes, sob o comando do maestro Nilton Gonçalo. Clássicos como o tema de ‘2001 – Uma odisséia no espaço’ fizeram parte do repertório, que também contou com músicas populares e natalinas.

Natural de Curitiba, no Paraná, o técnico em eletrônica e telecomunicações José Resende aprovou não só a programação, como também a decoração. “Tenho que dar nota 10, tanto para a programação como para a decoração. Só acho uma pena nem todos estarem aqui para prestigiar este espetáculo. Em Curitiba, todo mundo estaria na rua, faltaria espaço. Os teresopolitanos precisam dar mais valor a atrações como esta”, comentou.

No sábado à noite, foi a vez da cantora Taynah subir ao palco e agradar em cheio com vasto repertório de MPB. Músicas como ‘Água de beber’ e ‘Garganta’ fizeram sucesso no show da cantora, que também explorou repertório de Noel Rosa e Chico Buarque, entre outros artistas consagrados. A professora Marly Bollé se divertiu ao lado da filha Maria Eduarda, de cinco anos. “A decoração está linda e atrativa. Minha filha adorou brincar na Casa do Papai Noel. Os shows estão maravilhosos. Adorei a Taynah e achei muito interessante o repertório do show. A gente precisa mesmo de atividades como estas”, declarou.

Música na Matriz

Música na Matriz - Foto: Cláudio FurtadoNo domingo, 6 de dezembro, foi realizada na Matriz de Santa Teresa a última edição deste ano do projeto Música na Matriz, da Secretaria de Cultura. Convidados especialmente para o evento, os músicos da Orquestra de Cordas do Centro de Artes Suzuki, de Petrópolis, encantaram com números de compositores famosos, como o Minueto, de Haendel, e o tema da 9ª Sinfonia de Beethoven, entre outros. Destaque ainda para os números natalinos, como ‘É nascido o Menino Deus’, ‘Angels we have heard on high’ e ‘Hark! The herald angels sing’, esta última de Mendelssohn.

Regente da orquestra, Fátima Brasil agradeceu o convite da Secretaria de Cultura. “É uma honra para nós estarmos aqui hoje. Teresópolis sempre foi uma cidade acolhedora. A Secretaria de Cultura merece os parabéns por ter retomado um projeto tão importante, como é o Música na Matriz”, destacou a regente, desejando ainda um Feliz Natal a todos.

Presente ao evento, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, ressaltou a importância do Música na Matriz. “A Secretaria de Cultura se sente muito satisfeita e honrada em receber em Teresópolis músicos tão talentosos. Projetos bons merecem ter continuidade e sempre terão toda a nossa dedicação”, avaliou.

Banda Solo Santo

A última atração do fim de semana dentro da programação de Natal foi a Banda Católica Solo Santo, que se apresentou na noite de domingo, 6, na tenda da Praça Balthasar da Silveira. O grupo agradou com seu show gospel, incluindo consagradas canções, a exemplo de ‘Como Zaqueu’, entre outras.

Mesmo com chuva, o público prestigiou o evento. Ana Paula Donô assistiu e vibrou ao lado do marido Antonio Carlos e a filha Maria Eduarda, de 10 anos. “Muito bom. Um show e tanto. Valeu a pena até enfrentar a chuva”.

Cultura de Raiz

O Cultura de Raiz, projeto da Secretaria de Cultura implantado no Governo Jorge Mario e realizado mensalmente, teve sua última edição do ano com o tema ‘Natal’. O projeto dá oportunidade para que cantores, repentistas, poetas, violeiros, sanfoneiros e músicos em geral, ligados à cultura de raiz e à música tradicional se apresentem ao público.

O evento segue um modelo de programa de auditório e tem como cenário uma perfeita cozinha de roça, reunindo prosa, verso e muita música. “Quando idealizamos o Encontro de Cultura de Raiz, pensávamos, antes de tudo, em valorizar os artistas de Teresópolis, abrindo nosso espaço e incentivando-os a mostrar seu talento. O fruto desta iniciativa foi um projeto bem-sucedido, que se consolidou mês a mês. Agora, após oito edições realizadas com sucesso, o Cultura de Raiz extrapola os limites da Casa de Cultura e ganha as ruas, tornando-se uma legítima atração cultural, que confirma a qualidade e a quantidade de talentos existentes em Teresópolis”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Próximo fim de semana

A Matriz de Santa Teresa recebe, na próxima sexta 11, às 16h, a Banda da Escola Municipal Manoel Medeiros. Às 19h, a Orquestra da Grota e Coral se apresenta ao público. No sábado, 12, as atrações são Coral da Escola Municipal Manoel Medeiros, às 15h, Coral da Escola Municipal Governador Portela, às 16h, Banda do Grêmio Musical Paquequer, às 17h30 e Madrigal e Coro Jovem da 1ª Igreja Batista de Teresópolis, às 20h30.

Já no domingo, os alunos da Casa de Cultura Adolfo Bloch fazem apresentação de fim de ano, das 10h às 18h. Às 20h30, a Gafieira do Noel, edição de natal da Gafieira Cultural, anima o público no último dia do final de semana. A programação cultural de Natal prossegue até 10 de janeiro, com as atividades concentradas na Praça Balthasar da Silveira onde, além da tenda cultural, estão montados também o trenó e a Casa do Papai Noel, atrativos que vem despertando o interesse de teresopolitanos e visitantes de todas as idades.

Clique aqui e confira a programação completa

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui