Teresópolis toda na Internet

 

 

Mercado Imobiliário em Teresópolis

Estudantes lançaram livro sobre o assunto

Teresópolis, 02/12/2009 -  Uma das principais atividades econômicas de Teresópolis, o mercado imobiliário, recebe agora o seu segundo estudo acadêmico: o livro "O mercado imobiliário sob a perspectiva de administradores e contadores", organizado pelos professores Jucimar André Secchin, Telma de Amorim Freitas Silva e Valéria de Oliveira Brites, que reúne trabalhos de estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O lançamento aconteceu no último dia 9 de dezembro, na Biblioteca Miguel Couto do UNIFESO.

A partir dos debates nas aulas da disciplina Administração Imobiliária, ministrada pelo administrador e professor Jucimar Secchin, 75 estudantes escolheram e pesquisaram os temas "Atividades imobiliárias", "Investimentos imobiliários", "Legalização de imóvel rural", "Mapeamento e análise das concessionárias de serviços públicos da cidade de Teresópolis", "Mapeamento dos condomínios e loteamentos de Teresópolis", "O Plano Diretor e seus reflexos para o município de Teresópolis" e "O Plano Diretor e seus reflexos para as atividades imobiliárias em Teresópolis".

Para prefaciar o livro foram convidados os representantes das respectivas categorias profissionais no estado do Rio de Janeiro: Wallace de Souza Vieira, presidente do Conselho Regional de Administração e Antonio Miguel Fernandes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade. Para Wallace, "Teresópolis e sua circunvizinhança, que experimentam há anos um cenário de crescimento imobiliário, não podem prescindir da leitura atenta de tudo o quanto está agora, neste livro, disponibilizado à reflexão e aplicação prática nessa área em franca expansão". Na mesma linha, Antonio Miguel diz que "apesar do caráter regional, Teresópolis, o tema em si é de grande relevância, por envolver a indústria do turismo fluminense e abordar assunto pouco explorado em termos de produção científica".

Essa preocupação de estabelecer uma relação consistente entre a academia e o exercício profissional é o diferencial que deve ser buscado pelas instituições de ensino, segundo o professor Jucimar Secchin. "Para nós, o ensino superior deve preparar o estudante para o mundo profissional e social que está além da sala de aula, e isso só pode ser feito através da criação de uma mentalidade criativa, que busque constantemente novas formas de conhecer e atuar na realidade", diz o professor.

E de fato, uma característica importante do livro é a aproximação do mundo acadêmico com o mercado. "Este livro integra a Série Técnica da Coleção FESO, criada para obras de conhecimento aplicado. Através dessa iniciativa, o UNIFESO renova sua missão de constituir-se em pólo de desenvolvimento regional, e atende ao objetivo institucional de promover competências para atuação na sociedade e no mundo do trabalho, considerando as mudanças sociais e suas implicações nas relações de produção", explica o professor-doutor Vicente de Paulo Carvalho Madeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui