Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura nos Bairros no interior

Domingo de festa no 2º DistritoAulão de Capoeira - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 01/12/2009 - A tarde do último domingo, 29 de novembro, foi de grande festa na localidade de Cruzeiro, no Segundo Distrito. É que a comunidade recebeu a visita do Projeto Cultura nos Bairros, em sua penúltima edição deste ano. Dezenas de adultos e crianças se reuniram na pracinha central de Cruzeiro para acompanhar e aplaudir as atrações do projeto, desenvolvido pela Secretaria de Cultura.

A trupe do Teatro de Rua, formada por alunos do curso de Teatro de Rua da Secretaria de Cultura, iniciou a tarde de festa divertindo as crianças e adultos com suas fantasias e muitas brincadeiras, ao som de ritmos brasileiros, como o coco.

A cantora Wanda Pinheiro se apresentou logo depois e fez sucesso com seus repentes e músicas, a exemplo de ‘Estúpido Cupido’, ‘Banho de lua’, ‘Coração de papel’ e ‘Beijinho Doce’, entre outras canções, sendo muito aplaudida pelo público.

Um aulão de capoeira com Mestre Sorriso, do Grupo de Capoeira Regiangola, foi a atração seguinte, despertando o interesse do público. Usando bambolês, Mestre Sorriso fez uma demonstração de como acontecem as aulas infantis e promoveu também uma roda de capoeira, com a participação de alunos de todas as idades.

Peça encenada pelos alunos da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, de Três Córregos - Foto: Marco EstevesVindos de Três Córregos especialmente para o evento, 10 alunos da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, integrantes do grupo de teatro Liberdade, encenaram a peça teatral ‘Tribunal Fast Food’, sob a orientação do Professor Carlos Brunno. O texto é uma adaptação feita pelo Professor a partir das redações feitas pelos alunos em sala de aula. “Fizemos a primeira encenação na própria escola e agora aqui, em Cruzeiro. Foi ótimo participar do projeto. O Cultura nos Bairros é muito interessante”, comentou.

Também alunos da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, Mateus Carreiro e Mirian Dumard encantaram o público ao cantar ‘O sentido da vida’ e ‘Faça como eu’, de autoria de Mirian. “Já escrevi várias músicas. Adoro cantar e adorei participar aqui hoje”, disse a menina, emocionada.

Calango apresentado pelos alunos da Escola Maria Mendes, de Cruzeiro, acompanhados da Folia de Reis Estrela Guia - Foto: Marco EstevesUm dos pontos altos da festa foi o calango criado e apresentado por 18 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Maria Mendes, de Cruzeiro, acompanhados da Folia de Reis Estrela Guia, também da localidade. “Este resgate cultural é muito importante. É isso que gera uma educação de qualidade. Trazer o Cultura nos Bairros até aqui foi maravilhoso”, comentou a professora Luciana Malheiros.

Sob o comando do mestre Reginaldo Lopes, a Folia de Reis Estrela Guia fez também uma apresentação avulsa, mostrando um pouco da manifestação popular, que mistura cultura e religião. A festa em Cruzeiro teve ainda a participação de outros artistas locais. As amigas Márcia, Larissa, Tamara, Geovana e Daiane fizeram apresentações de dança ao som de axé e funk.

Alunos da Escola Maria Mendes recitaram poesias. E a dupla formada por Henrique e Zé Roberto, que são alunos dos cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura, também encantou a plateia. Destaque ainda para a participação do cantor Dudu Black.

Repercussão positiva

Quem esteve na pracinha de Cruzeiro se divertiu muito e lamentou quando as atividades chegaram ao fim. “Muito bom. Tomara que a equipe venha mais vezes. As crianças adoraram e se divertiram com uma atividade saudável. Excelente”, enalteceu a dona de casa Sandra Barroso. A aposentada Neucelina Gaspar concordou. “Fantástico. Não consegui deixar de assistir nem por um instante. E nem tenho como dizer o que mais gostei. Foi tudo maravilhoso”, elogiou. “Amei. Um projeto como este muda a vida das pessoas. Toda a comunidade gostou. Estamos muito satisfeitos e só temos que agradecer à Secretaria de Cultura”, resumiu a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Cruzeiro, Daise Vilella.

A diretora da Escola Maria Mendes, Marly Quintanilha, também não poupou elogios à iniciativa. “O Cultura nos Bairros é um projeto extremamente importante, pois valoriza as tradições e costumes da região. Precisamos estar comprometidos com a nossa cultura e aproximar o educando de sua história, levando-o a conhecer seu passado para entender o presente, valorizando e preservando o que temos. Esse encontro de gerações que vimos aqui só confirma tudo isso. Parabéns aos profissionais envolvidos nesse projeto”, elogiou.

Coordenador do projeto, o professor Ayrton Rebello saiu satisfeito. “Esta, sem dúvida, foi uma das melhores edições do projeto Cultura nos Bairros. Estar no interior é sempre muito bom”, comentou.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, o projeto tem vaga garantida no calendário de 2010. “Idealizamos o Cultura nos Bairros pensando em atender a uma demanda da população. E o ano de 2009 nos provou que o caminho é exatamente esse. Por onde passamos, ao longo destes meses, fomos bem recebidos. Ainda temos uma edição este ano, no centro da cidade. E, com certeza, retornaremos em 2010 com muitas novidades”, comemorou.

Coordenado pelos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o projeto Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro. Desenvolvido desde o mês de junho, o projeto já passou pelos bairros de São Pedro, Meudon, Barra do Imbuí, Venda Nova, Vila Muqui, Campo Grande, no final da Posse, Rosário, Canoas, Pessegueiros, Corta Vento, Fonte Santa, Campanha, Brejal, Bonsucesso, Fischer, Fazenda Alpina, Barroso e Cruzeiro. A próxima e última edição deste ano acontece no dia 20 de dezembro, na Praça Balthasar da Silveira, no centro da cidade, a partir das 15h.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui