Teresópolis toda na Internet

 

 

Movimento Escoteiro faz 18 anos em Teresópolis

Conheça a história do grupo na cidade

Mutirão na Casa de Cultura - Foto: DivulgaçãoTeresópolis, 27/11/2009 - Este ano é um ano importante para o movimento escoteiro em Teresópolis: no dia 14 de dezembro, serão comemorados os 18 anos de fundação do 100º Grupo Escoteiro Nova Vida, conhecido entre os membros do movimento escoteiro no Estado do Rio carinhosamente como 100º (Centésimo).

Breve histórico do Escotismo

O Escotismo é um Movimento Educacional de Jovens, com a colaboração de adultos, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos por Baden-Powell.

B-P, como carinhosamente é chamado o fundador do Movimento Escoteiro, destacou-se rapidamente em sua vida militar e muitos dos conceitos que aprendeu durante campanhas na África foram posteriormente implementadas no movimento escoteiro, como disfarce, sobrevivência, observação, etc.

O Movimento Escoteiro está presente hoje em 214 países e territórios (mais até do que a ONU), conta com 28 milhões de membros e por ele já passaram mais de 500 milhões de jovens.

O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

O Escotismo em Teresópolis

O 100º Grupo Escoteiro Nova Vida, fundado em 14 de dezembro de 1991, por iniciativa do Pastor Ivan Cardiano, da Igreja de Nova Vida de Teresópolis, recebeu o número 100 a pedido do próprio fundador, em referência ao centenário da emancipação do município que ocorria naquele mesmo ano.

Reconhecido em toda a Região Rio como um dos melhores grupos (região que reúne cerca de 90 grupos), é também um dos maiores em efetivo. Isso tem levado o nome de Teresópolis a muitas atividades realizadas pela Região. Além disso, o Chefe Ivan Cardiano, que é desde a fundação o Diretor Técnico do Grupo, tem ocupado várias funções no nível Regional: Coordenador da Área Serrana, Membro da Equipe de Formação, Coordenador de Espiritualidade, Membro da Rede de Gestão de Adultos, cargos importantes e de extrema relevância dentro do cenário do escotismo regional e nacional.

O 100º Grupo Escoteiro Nova Vida em três ocasiões foi encarregado de realizar os Momentos com Deus em grandes acampamentos e atividades com grupos de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Hoje o 100º Grupo Escoteiro Nova Vida conta com 81 jovens distribuídos nos ramos Lobinho, sendo duas Alcatéias completas (crianças de 7 a 10 anos), Escoteiros e Escoteiras (adolescentes de 11 a 14 anos), Seniores e Guias (rapazes e moças de 15 a 18 anos) e o Clã Pioneiro (entre 18 e 21 anos).

Como Participar

Se você é um dos que se interessa no Movimento Escoteiro, o 100º G. E. Nova Vida reúne-se todos os sábados, das 10h às 12h na sede, na Av. Alberto Torres, 530 – Alto (Igreja de Nova Vida), em frente à delegacia. Vá até a sede ou ligue durante a semana para conhecer melhor o Movimento Escoteiro e inscrever seu filho(a) para participar do Escotismo. Abaixo está uma pequena lista da divisão de ramos por idade.

De 7 a 10 anos - As crianças nesta idade podem ingressar no Ramo Lobinho (Sociabilização).
De 11 a 14 anos – Os Jovens nesta idade podem ingressar no Ramo Escoteiro (Aventura).
De 15 a 18 anos – Os Jovens podem ingressar no Ramo Sênior (Desafio).
De 19 a 21 anos – Já em uma fase jovem-adulta do movimento os jovens podem ingressar no Ramo Pioneiro (Serviço).

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui