Teresópolis toda na Internet

 

 

VIII Encontro de Poesia

Jorge de Lima foi o homenageadoPoetas e amantes das letras debateram vida e obra de Jorge de Lima no último sábado, 21, durante o VIII Encontro de Poesia de Teresópolis - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 26/11/2009 - O VIII Encontro de Poesia, promovido pela Secretaria de Cultura, homenageou o poeta alagoano de Monte Palmares, Jorge de Lima, no último sábado, 21, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, data em que se comemora a consciência negra. O poeta é conhecido como um guerreiro incansável das causas sociais e defensor dos negros e dos menos privilegiados nas injustiças históricas do Brasil.

Pedro Lage, coordenador do evento dissertou sobre a vida do poeta, sua obra literária, seus estudos de medicina e pintura, suas mudanças de Palmares para Maceió, de Maceió para Salvador, de Salvador para o Rio de Janeiro, entre idas e vindas.

Poetas e amantes das letras debateram vida e obra de Jorge de Lima no último sábado, 21, durante o VIII Encontro de Poesia de Teresópolis - Foto: Cláudio FurtadoTambém falou do sucesso de Jorge de Lima entre seus pares e amantes da poesia, das sucessivas negativas à sua entrada para a Academia Brasileira de Letras, do reconhecimento nos Estados Unidos à sua obra e por fim de sua morte no Rio. Além da vida e obra de Jorge de Lima, Pedro declamou vários sonetos de sua autoria, como ‘Nega Fulô’, lido com Juliana Prado numa espécie de jogral poético.

Após as justas homenagens ao poeta alagoano, Pedro abriu para os outros presentes recitarem suas obras ou aquelas do gosto de cada um. Vidocq Casas recitou um poema sobre a paz e outra louvando a África; Ronaldo Fialho declamou seu ‘Poema Pagão’; Ozair Furtado, além de um poema próprio, interpretou muito bem um ‘causo gaúcho’ de Rolando Boldrin e também recitou obra de sua lavra Rozelene Furtado de Lima.

Com a participação de quinze entusiastas das letras, este VIII Encontro de Poesia encerrou as atividades no ano de 2009, prometendo auspicioso crescimento para 2010, como explica o subsecretário de Cultura e diretor do projeto, Ronaldo Fialho. “Este ano serviu para alicerçarmos as bases para um projeto plenamente exitoso em 2010. Pudemos avaliar os prós e contras no correr de 2009 e esperamos dar mais alcance e visibilidade para o projeto em 2010. Contamos com o apoio do secretário Wanderley Peres, no sentido de ampliarmos os investimentos, que são mínimos, para que no ano que vem possamos dar maior mobilidade ao ‘Encontro’, levando a poesia onde o povo está. Temos muitas expectativas e quem gosta de poesia poderá em 2010 testemunhar. É só aguardar”, conclui.

9º PoÊterÊ

Para aqueles que não vivem sem poesia, neste sábado, 28 de novembro, a partir das 9h, será realizado no Centro Cultural Feso/Pró-Arte o 9º PoÊTerÊ, com destaque para encenação livre de poesias, com a participação especial da Oficina de Poesia e Criação, sob a coordenação do poeta Vidocq Casas. - Clique aqui e confira a matéria completa do PoÊterÊ

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui