Teresópolis toda na Internet

 

 

Sucesso na I Semana da Consciência Negra

Diversos eventos movimentaram a cidade

Roda de capoeira na Praça Olímpica, uma das atrações da Semana da Consciência Negra - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 25/11/2009 - Uma semana de eventos culturais e de debates, dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e na defesa do respeito e do cultivo das tradições afro-brasileiras.

Assim pode ser resumida a I Semana Municipal da Consciência Negra, realizada de 16 a 22 de novembro, por iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MOCABTE – Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis.

O evento cumpriu a Lei Municipal nº 2784/2009. De autoria dos Vereadores Cláudio Mello e Waguinho, a lei cria a Semana Municipal da Consciência Negra, que passa a fazer parte do calendário de eventos de Teresópolis.

Tranceiras na Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis - Foto: Marco EstevesA data será sempre comemorada na semana de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, em lembrança à morte do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 1695, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. A referida semana será dedicada ao desenvolvimento de ações educativas sobre a situação da população negra na sociedade e relacionadas às questões da promoção da igualdade racial.

Para o Vereador Cláudio Mello, o desafio agora é aprimorar a Semana da Consciência Negra para 2010. “A Semana contou com várias atrações culturais, que enriqueceram o debate em torno das questões raciais e de promoção da igualdade”, destaca.

Apresentação da Banda Municipal Sakurá, sob o comando do Maestro Nilton Gonçalo Freitas, na Praça Olímpica - Foto: Marco Esteves“O evento foi um sucesso para o movimento negro e toda a população, que teve a oportunidade de debater a importância da igualdade racial e conhecer um pouco mais da cultura afro-brasileira”, comemora o Vereador Waguinho.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Professora Magali Tayt-Sohn, coordenadora do evento, a Secretaria trabalha a consciência negra em sala de aula durante todo o ano.público acompanha palestra da hematologista Joelma Bispo Martins sobre anemia falciforme - Foto: Roberto Ferreira

“Os professores participam de oficinas e são preparados para abordar o papel na cultura negra na formação de nossa sociedade, resgatando a luta e a contribuição do povo negro nas áreas social, cultural, econômica e política. As atividades são intensificadas durante a Semana da Consciência Negra”, revela.

A prática cumpre a Lei Federal 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares.

Orquestra de Violinos Cartola – Petrobras no Teatro Municipal, uma das atrações da Semana da Consciência Negra de Teresópolis - Foto: Marco EstevesO Teatro Municipal, a Casa de Portugal, a Praça Olímpica, a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis e a Casa de Cultura Adolpho Bloch foram palco para as atividades da I Semana da Consciência Negra. A variada programação contou com exibição de filme, palestra, apresentação de bandas de escolas municipais e da Orquestra de Violinos Cartola Petrobras, oficina e roda de samba.

O evento foi marcado também pela entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a 50 personalidades negras de Teresópolis. “Tivemos uma semana muito produtiva, em que envolvemos várias pessoas na reflexão sobre a importância da consciência negra. Esperamos um público maior nas próximas edições do evento”, diz a Presidente do MOCABTE, Clarissa Lima.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui