Teresópolis toda na Internet

 

 

Primeiros bairros da Coleta Seletiva

Projeto Piloto começa em 12 locais

Teresópolis, 24/11/2009 - Está previsto para ter início em dezembro o Programa de Coleta Coletiva Solidária em Teresópolis, iniciativa pioneira em Teresópolis. O projeto piloto começa abrangendo a localidade de Bonsucesso, no 3º Distrito, e onze bairros na zona urbana: Tijuca, Parque São Luís, Bom Retiro, Granja Guarani, Fátima, Araras, Posse, Caleme, Cascata do Imbuí, Meudon e Jardim Meudon.

Também serão atendidos nesta fase escolas, órgãos públicos e grandes geradores de lixo. O programa prevê ainda a instalação de 40 ecopontos, na cidade e no interior. Trata-se de recipientes que serão colocados em locais estratégicos, não contemplados inicialmente com a coleta seletiva, e onde a população poderá depositar o lixo reciclável.

O anúncio foi feito durante a 2ª oficina de capacitação sobre coleta seletiva solidária, realizada na última segunda-feira, 23, no auditório da Secretaria de Educação. Promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, a capacitação reuniu professores, estudantes universitários, profissionais de saúde, líderes comunitários, síndicos de condomínios residenciais, catadores de lixo e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e de Esportes e Lazer.

Teresópolis e os municípios que compõem o consórcio intermunicipal - São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro - produzem cerca de 200 toneladas de lixo por dia. Encaminhados para o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, no Fischer, os resíduos recebem tratamento adequado. Com a implantação da coleta seletiva, a proposta é reduzir a quantidade de lixo depositado e aumentar a vida útil do aterro sanitário. Além disso, serão geradas oportunidades de trabalho e renda para os catadores, que terão como garantir o sustento de suas famílias de forma digna.

Educação ambiental

A coleta seletiva solidária será feita por caminhão específico da Prefeitura, sob o comando da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. Serão recolhidos papel, papelão, garrafas de plástico e latas de cerveja e de refrigerante, entre outros materiais. Porém, antes do caminhão começar a circular, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e catadores da Associação de Catadores Serrana percorrerão as comunidades para distribuir panfletos e explicar aos moradores como a coleta será feita, informando como o lixo deverá ser separado para a reciclagem.

O itinerário da coleta seletiva foi definido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Associação de Catadores Serrana. “Foi levado em conta o volume de lixo reaproveitável nesses bairros e que deixará de ser enviado para o aterro sanitário. Para 2010 a proposta da Prefeitura é ampliar os bairros atendidos e aumentar o número de caminhões que farão o serviço”, explica o Biólogo Leandro Coutinho, Diretor de Programas e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Cooperação

O processo de implantação da coleta seletiva de lixo em Teresópolis teve início em março, quando a Prefeitura assinou acordo de cooperação técnica com o Governo Estadual. Na mesma ocasião, também foi assinado termo de adesão ao projeto de coleta de embalagens pós-consumo com a ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – e com a ABIPLA - Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins.

Pelo projeto, a ABIHPEC e a ABIPLA se comprometeram a capacitar catadores de cooperativas e associações e a fornecer maquinário para o trabalho. A capacitação dos catadores de Teresópolis já aconteceu. Eles receberam assessoria técnica da organização Circus – Circuito de Interação de Redes Sociais, que presta serviço para a ABIHPEC. Os 34 catadores foram organizados para começar a trabalhar no sistema de cooperativa através da criação e da legalização da Associação de Catadores Serrana.

Os próximos passos são a reforma e a adaptação do galpão do aterro sanitário que vai funcionar como central de separação de material reciclável. São buscados recursos junto ao Governo Estadual para as obras. Os equipamentos necessários já estão garantidos pela ABIHPEC e a ABIPLA.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui