Teresópolis toda na Internet

 

 

I Semana da Consciência Negra de Teresópolis

Atividades seguem até domingoFoto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 19/11/2009 - Com abertura solene realizada na noite da última segunda-feira, 16, na Casa de Portugal, marcada pela entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a 50 personalidades negras de Teresópolis, a programação da I Semana Municipal da Consciência Negra prossegue até domingo, 22.

Clarissa Lima, Presidente do MOCABTE - Foto: Roberto FerreiraExibição de filme, palestras, apresentação da Orquestra de Violinos Cartola Petrobras, oficinas e roda de samba completam as atividades.

Realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MOCABTE – Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis, o evento cumpre a Lei Municipal nº 2784/2009. De autoria dos Vereadores Cláudio Mello e Waguinho, a lei cria a Semana Municipal da Consciência Negra, que passa a fazer parte do calendário de eventos de Teresópolis.

Homenagens

Prefeito Jorge Mario é homenageado pela Presidente de honra do MOCABTE, Rosa Maria de Lima - Foto: Roberto FerreiraCinquenta personalidades de Teresópolis foram agraciadas com a Medalha Zumbi dos Palmares na abertura solene da I Semana da Consciência Negra de Teresópolis: empresários, artistas plásticos e profissionais de vários segmentos. Entre eles, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Laet Moutinho.

Primeira-dama Claudia Sedlacek e o cinegrafista Jorge Maravilha - Foto: Marco Esteves“Eu me sinto honrado pelo reconhecimento e privilegiado pelas pessoas que me indicaram para receber a homenagem. Entretanto, em pleno século 21 ainda precisamos lembrar à sociedade que todos somos iguais”, disse o Secretário.

Jorge Maravilha, cinegrafista da Prefeitura Municipal, também foi homenageado. "Maravilha", como é conhecido, conquista a todos com sua simpatia e bom humor, principalmente os colegas de imprensa.

Outro homenageado foi Ricardo de Oliveira, Maestro do Coral Municipal de Teresópolis. “Muito gratificante receber esse reconhecimento por estar atuando na cidade onde nasci e podendo somar na luta contra a exclusão social”, comentou.

Orquestra de Violinos sobe a Serra

Um dos destaques da programação é a Orquestra de Violinos Cartola Petrobras, idealizada pelo Centro Cultural Cartola. Os músicos se apresentarão no próximo dia 21, no Teatro Municipal. A orquestra, composta por 50 violinistas da comunidade da Mangueira, com idade entre 7 e 16 anos, sob a regência de Noemi Uzeda, é uma iniciativa de inclusão sócio-cultural para formar crianças carentes.

Transformação cultural

Coordenadora do evento, a Secretária de Educação, Professora Magali Tayt-Sohn, destacou que a Secretaria cumpre a Lei Federal 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares. Para isso, são realizadas oficinas periódicas para capacitar os orientadores pedagógicos da rede municipal, que aperfeiçoam o currículo com base em diretrizes direcionadas para as relações étnico-raciais e a cultura étnica.

Além disso, durante a Semana da Consciência Negra são intensificadas as atividades escolares relacionadas à cultura afro-brasileira. “É pela Educação que se promove a transformação cultural. Por isso, essa questão é trabalhada nas escolas o ano inteiro. A história do negro faz parte da história do País e, por isso, não deve ser lembrada apenas uma vez por ano”, disse Magali, acrescentando que toda a programação da Semana Municipal será acompanhada por alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Fundadora do MOCABTE e Presidente de honra do Movimento, a advogada Rosa Maria de Lima agradeceu aos Vereadores Cláudio Mello e Waguinho pela criação da Lei Municipal, bem como o empenho do Governo Municipal na realização da I Semana da Consciência Negra de Teresópolis. “A Secretária de Educação é uma grande aliada no cumprimento da lei federal e, agora, da lei municipal. Não lutamos pela situação da cor da pele. Interessa discutir as questões relacionadas a direitos e oportunidades iguais para todos”.

Confira abaixo o que acontece até domingo na I Semana da Consciência Negra de Teresópolis:

Dia 20/11 – Sexta-feira, Praça Olímpica

• 9h, MOCABTE conversa com a juventude
• 10h, Apresentação da Bateria da Escola de Samba Leões da Tijuca
• 11h, Apresentação musical do Instituto Integrartes homenageando compositores negros
• 11h30 às 13h, Oficina musical com professores do Instituto Integrartes aberta ao público
• 13h às 13h30, Apresentação musical do Instituto Integrartes homenageando compositores negros
• 14h, Apresentação do Tenor Ricardo de Oliveira e da Banda Municipal Sakurá – Maestro Nilton Gonçalo Freitas

Dia 21/11 – Sábado

• 10h – Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis – Alto: Apresentação da ONG Estimativa – Tranceiras Caricaturas ao vivo – Vitor Vanes
• 14h - Teatro Municipal: Cine com a ONG Estimativa
• 16h – Teatro Municipal: Apresentação da Orquestra de Violinos Cartola – Petrobras
• 19h – Teatro Municipal: Apresentação do Grupo “Terno de Cambraia”

Dia 22/11 – Domingo

• 11h – Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis – Alto: Oficina de Samba realizada pelo Grupo “Terno de Cambraia”
• 15h – Casa de Cultura Adolpho Bloch: Projeto Cultural EDA (Expressão da Arte)
• 17h – Casa de Cultura Adolpho Bloch: Encerramento das atividades

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui