Teresópolis toda na Internet

 

 

Tradição em lançamento de livro

Poeta reúne famílias tradicionais na Casa da Memória

O Historiador Marcos Lopes, o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, a Autora Nilza de Oliveira, a Chefe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, Regina Rebello, e a Historiadora Helena Turl - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 18/11/2009 - Na última sexta-feira, 13 de novembro, a Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Praça Baltasar da Silveira, ficou movimentada por conta do lançamento do livro ‘3’, com poesias da artista plástica, professora e pesquisadora de arte Nilza de Oliveira.

O evento, que teve apoio da Secretaria de Cultura, contou com a presença do Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, além de amigos e convidados da autora.

O livro, o terceiro da carreira de Nilza, conta com 55 páginas, onde a autora apresenta 30 poemas considerados, por ela própria, uma resposta à sua necessidade de comunicação.

Nilza de Oliveira é integrante de uma tradicional família teresopolitana, originada em seu bisavô dinamarquês, o professor e político Henriques Fernandes Claussen. Artista plástica, professora de artes e pesquisadora de arte brasileira, Nilza fez mestrado em Artes pela Universidade de Birmingham, Inglaterra, em 1982, e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo, em 1989.

O evento acabou se tornando praticamente um encontro de poesia familiar, já que boa parte dos convidados pertence às famílias Claussen, Oliveira e Turl, que formam três braços de uma mesma descendência. No evento, além de Nilza, vários convidados resolveram interagir e declamaram. O poeta Paulo de Jesus Oliveira foi um deles. “Eventos assim são muito bons. Eu não poderia deixar de vir”, comentou ele, que declamou os poemas ‘Teresópolis’ e ‘Visão Sublime’, ambos de sua autoria.

A aposentada Nereide Lippi Turl aprovou tanto o lançamento como a realização do evento na Casa da Memória. “Foi ótimo. Este casarão ficou lindo, tinha mesmo que ser transformado em museu. É o lugar perfeito para um evento deste porte”, destacou.

Anfitriã da noite, Nilza de Oliveira ficou satisfeita. “Eu poderia dizer que foi maravilhoso. Mas, na verdade, foi muito mais do que isso. Foi uma grande emoção encontrar tanta gente aqui, pessoas que eu não via há muito tempo e outras que ainda nem conhecia, integrantes da nossa família que vieram me prestigiar. A poesia não é algo fácil. Nem todos gostam. Por isso mesmo, o lançamento se tornou ainda mais surpreendente. Só tenho a agradecer à Secretaria de Cultura pelo apoio”, avaliou.

Exposição sobre a Família Claussen

O lançamento do livro de Nilza de Oliveira foi também uma espécie de pré-lançamento da exposição que será realizada pela Secretaria de Cultura sobre a família Claussen, englobando ainda as famílias Oliveira e Turl, que formam o núcleo de povoadores de Teresópolis. A data da exposição ainda não foi definida, mas o evento já está confirmado para o calendário de 2010.

Descendentes das famílias que possuam materiais, como documentos e fotografias, e queiram integrá-los à exposição, podem procurar o Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis, que funciona na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Baltasar da Silveira, 91 – Centro), de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui