Teresópolis toda na Internet

 

 

1500 vagas para cursos em 2010

Anúncio conta com verbas federais

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 17/11/2009 - Os 50 empreendedores que concluíram o curso de profissionalização do Planseq Ecosol – Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária – receberam certificado de conclusão em solenidade realizada no último sábado, 14, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Na ocasião, os alunos apresentaram os planos de sustentabilidade de seus empreendimentos para a bancada da Incubadora Social do Instituto Gênesis, da PUC-Rio. Dos oito trabalhos apresentados, um será selecionado para receber consultoria da universidade. O resultado será divulgado no final de novembro.

Durante a solenidade, o Prefeito Jorge Mario anunciou que em 2010 a Prefeitura oferecerá pelo menos mais 1.500 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional. “Recebemos essa garantia do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e também do Deputado Estadual Olney Botelho. Serão 500 vagas para o Planseq e mais mil vagas para o ProJovem, programa do Governo Federal que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade dos jovens e que oferece cursos de qualificação profissional em diversas áreas, além de bolsa-auxílio mensal”, informou o Prefeito, que prestigiou a solenidade acompanhado da Primeira-dama, Cláudia Sedlacek.

Empreendedora Patrícia Carvalho e seus produtos feitos de óleo de cozinha reciclado: curso ajudou na busca de parcerias e na orientação jurídica para a legalização do negócio - Foto: Marco EstevesPromovido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, o curso de profissionalização conquistado pelo município dentro do Planseq Ecosol – Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária – foi realizado entre 20 de junho e 31 de outubro.

Através do trabalho desenvolvido pelo setor de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi feita uma parceria com a organização não-governamental Onda Solidária para a realização do curso na cidade.

Com carga horária de 200 horas, o curso reuniu 50 empreendedores inseridos no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, no Espaço Mulher e autônomos.

Os alunos aprenderam a planejar e gerenciar seus negócios, formar preço, avaliar investimento, trabalhar com capital de giro, definir equipamentos e direcionar o público alvo. "Vamos facilitar a reativação do Fórum Municipal de Economia Solidária para dar continuidade ao trabalho iniciado a partir deste curso do Planseq Ecosol, pois é importante que os empreendedores se organizem para prestar serviços, gerando trabalho e renda. Com o Fórum também pretendemos estimular outros empreendimentos de economia solidária em Teresópolis”, adiantou o Secretário de Desenvolvimento Social, Ary Moraes. A proposta do fórum é unir empreendedores, entidades e poder público para identificar problemas e dificuldades do setor, buscar soluções e gerar subsídios para a elaboração de políticas direcionadas ao fomento das atividades produtivas de economia solidária.

Iniciativa pioneira

A decisão da Prefeitura de investir em cursos de gestão de negócios foi elogiada pela Gerente da Incubadora Social do Instituto Gênesis da PUC-Rio, Catia Jourdan. “A Prefeitura de Teresópolis está de parabéns por investir nesta iniciativa pioneira e orientar os produtores sobre a gestão de pequenos empreendimentos, dando ferramentas para que os alunos saibam gerir seus próprios negócios”, parabenizou.

Danielle Páscoa, da Incubadora Social, se surpreendeu com a qualidade dos planos de sustentabilidade apresentados pelos alunos. “Vimos projetos muito bons, com grande possibilidade de serem executados com sucesso. Os empreendedores têm um alto grau de maturidade e sabem exatamente o que fazer para viabilizar seus negócios”, elogiou.

De acordo com Ana Litardo, Coordenadora do Projeto de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, vários alunos conseguiram viabilizar o sonho de transformar uma atividade produtiva num pequeno negócio. “Esse curso proporcionou muitos ganhos para os alunos, não só de conhecimento em economia solidária, mas também a integração entre vários produtores. O Planseq foi muito inspirador para todos que participaram”, comentou.

Os alunos tiraram o máximo de rendimento do curso do Planseq Ecosol. Como a costureira Elena Márcia, que confecciona pijama e roupa íntima masculina e feminina. “Tivemos um aprendizado excelente e abrimos nossos olhos para um mundo que achávamos inatingível. O conteúdo do curso nos proporcionou um novo horizonte de vida. Vamos trabalhar e fazer a cidade crescer com justiça social”, comemorou, animada.

Reciclar óleo de cozinha e transformar em detergente e sabão é o trabalho realizado pela empreendedora Patrícia Carvalho, que tem até a sua marca: Terelimpe. “O curso ajudou muito na busca de parcerias, na orientação jurídica para a legalização do negócio e também na forma de se portar na apresentação de um projeto de sustentabilidade do empreendimento”, disse.

Trabalhando há mais de dez anos como voluntária em entidades sociais, Rute Ferreira de Carvalho decidiu fazer o Planseq Ecosol, onde conheceu Valter da Silva Rosa, um dos fundadores da organização não-governamental Casa dos Amigos, com sede em Água Quente, no 2º Distrito. A instituição oferece orientação espiritual, atendimento de saúde e iniciação profissional a dependentes químicos e moradores de rua, que são reinseridos na sociedade. Os dois decidiram se unir para aprimorar o trabalho realizado na instituição. “O curso contribuiu para a realização do meu sonho de trabalhar numa entidade que faz esse tipo de acolhimento. Ainda ofereceu orientação sobre gestão e mostrou o processo de legalização, fundamental para a obtenção de registro e a captação de recursos”, contou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui