Teresópolis toda na Internet

 

 

Sol e festa na Fazenda Alpina

Trupe do "Cultura nos Bairros" esteve láNo dia da Proclamação da República, Cultura nos Bairros também comemorou a data - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 17/11/2009 - Tarde de sol e festa, com expressiva participação da comunidade, muita animação e convidados especiais. Foi assim a passagem do projeto Cultura nos Bairros pela localidade de Fazenda Alpina, no Segundo Distrito, realizada no último domingo, 15 de novembro.

Desta vez, o projeto, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, contou com a presença de convidados especiais: uma equipe da Sociedade de Apoio e Recuperação das Artes – Grupo S.A.R.A., com sede no Rio de Janeiro, veio a Teresópolis especialmente para participar do evento.

Atriz Sabrina Passarely ao lado dos talentos mirins do "Mineiro-Pau", dança folclórica sempre apresentada no Cultura nos Bairros - Foto: Cláudio FurtadoAs atividades foram realizadas nas dependências da Escola Municipal Fazenda Alpina, atendendo aos moradores de Fazenda Alpina, Santa Rita, Arrieiros e Santana. A trupe do Teatro de Rua abriu os trabalhos, divertindo a criançada com música, dança e brincadeiras, utilizando também fantasias e acessórios. A cantora e repentista Wanda Pinheiro foi a atração seguinte, fazendo sucesso com canções como ‘Fuscão Preto’, ‘Estúpido Cupido’ e ‘Beijinho Doce’.

Contando com a participação dos próprios alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina, a dança folclórica do Mineiro-Pau, encenada pelos estudantes dos cursos de teatro da Secretaria de Cultura, sob a orientação da professora Mônica Botafogo, também agradou em cheio.professora Adalgisa de Carvalho encantou adultos e crianças com o conto afro-americano ‘Wile e o homem cabeludo’ - Foto: Cláudio Furtado

A professora Adalgisa de Carvalho encantou adultos e crianças com o conto afro-americano ‘Wile e o homem cabeludo’. E o cantor Dudu Black também se apresentou durante o evento, assim como o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, que deu uma canja cantando ‘Pegue pegue na viola’.

Momento especial foi a apresentação de esquete baseado na obra ‘Os Saltimbancos’, encenado pela equipe do Grupo S.A.R.A., que encantou as crianças. Presidente do grupo, que há 43 anos desenvolve projetos culturais no Estado do Rio, Neuca Menezes saiu satisfeita com o que viu em Teresópolis.

Secretário de Cultura, Wanderley Peres, foi homenageado pelo Grupo S.A.R.A. - Foto: Cláudio Furtado“Tenho muito orgulho e satisfação em estar em uma cidade onde se faz cultura de verdade. Parabenizo a Secretaria de Cultura de Teresópolis pelo trabalho que vem realizando. Fiquei encantada com o que vi hoje. Para mim, cultura é isso. Não é privilégio de poucos, e sim um direito de todos. Uma prefeitura que resgata, que leva cultura ao povo, sempre terá o nosso apoio”, elogiou Neuca.

Durante o evento, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, foi homenageado pelo Grupo S.A.R.A. e recebeu, antecipadamente, o certificado de Secretário de Cultura Padrão do Fórum Cultural 2009, promovido pelo Grupo S.A.R.A., em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura.

O historiador Marcos Lopes, subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, professora Adalgisa de Carvalho, secretário de Cultura, Wanderley Peres, e professor Ayrton Rebello - Foto: Cláudio Furtado“Ver um trabalho nosso sendo reconhecido é sempre motivo de emoção. E é exatamente isso que toda a Secretaria de Cultura sente neste momento. O Cultura nos Bairros foi idealizado com muito carinho para levar realmente a cultura onde o povo está. Temos sido bem recebidos em todas as comunidades e, ao sairmos, a sensação é sempre de alegria, de satisfação. Por esta razão, desenvolver este projeto é uma grande realização para nós”, comemorou o Secretário, que receberá a homenagem oficialmente, até o fim do ano.

O Grupo S.A.R.A. também prestou homenagens ao Coordenador do Cultura nos Bairros, Professor Ayrton Rebello, e à Diretora da Escola Fazenda Alpina, Raquel Brum Lopes, que receberam o título de ‘Amigo da Cultura’.

Alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina apresentaram a dança do Peão Boiadeiro - Foto: Cláudio FurtadoArtistas locais participam da festa

Outro ponto alto da festa em Fazenda Alpina foi a expressiva participação dos artistas locais. As irmãs Marilene e Luziene Reis Rocha se apresentaram acompanhadas pela Professora Patrícia Araújo. Um grupo de alunos do 3º ao 5º ano da Escola Fazenda Alpina encantou a todos com a dança do Peão Boiadeiro.

Os primos Roberta Souza e Ronaldo Santana optaram por um repertório gospel. E inúmeras crianças aproveitaram a ocasião para recitar poesias. Mariana Souza Flor, de oito anos, foi uma delas. “Foi uma festa muito bacana. Nem sei dizer o que mais gostei”, comentou.Moradores da localidade, Roberta Souza e Ronaldo Santana optaram por um repertório gospel - Foto: Cláudio Furtado

Entre a comunidade, a repercussão foi positiva. “Foi fantástico. Não temos muito acesso à cultura. E oferecer esta oportunidade à uma comunidade tão distante foi maravilhoso. Eu já tinha ouvido falar no projeto, mas nem eu mesma sabia que era tão bom. As pessoas adoraram. Não foram poucos os comentários”, destacou a Diretora da Escola Fazenda Alpina, Raquel Brum Lopes. Aline Gonçalves, Diretora da Escola Municipal Pedro Torres Leite, de Santa Rita, concordou. “Achei muito importante. As pessoas costumam dizer que em comunidades distantes não existe receptividade à cultura. E o que vimos prova justamente o contrário. O Cultura nos Bairros é um projeto que merece os parabéns”, elogiou.

Moradora de Arrieiros, Carla Cristina Pimentel também se divertiu com a filha Ana Luíza, de um ano. “Gostei de tudo, principalmente do Mineiro-Pau. Tivemos uma tarde muito diferente. Bom demais”, disse.

Promovido pela Secretaria de Cultura, o projeto Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro. Desenvolvido desde o mês de junho, o projeto já passou pelo Bairro de São Pedro, Meudon, Barra do Imbuí, Venda Nova, Vila Muqui, Campo Grande - no final da Posse, Rosário, Canoas, Pessegueiros, Corta Vento, Fonte Santa, Campanha, Brejal, Bonsucesso, Fischer e Fazenda Alpina. A próxima edição acontece neste domingo, 22 de novembro, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Barroso, a partir das 15h.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui