Teresópolis toda na Internet

 

 

Dia Mundial do Diabetes

Teresópolis promoveu ações no interior

Medição de glicose durante o evento - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 17/11/2009 - A Secretaria de Saúde de Teresópolis promoveu no último sábado, 14, quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes, diversas ações de prevenção à doença. Os eventos aconteceram nas localidades de Bonsucesso, Pessegueiros e Água Quente. Com o tema “Diabetes – Educar para Prevenir”, a campanha teve como objetivo garantir à população informações e esclarecimentos sobre a doença, além de detectar novos casos de diabetes.

Para a Secretaria Municipal de Saúde é indispensável o cadastro dos pacientes, para que se tenha uma estimativa do número de diabéticos no município e, dessa forma, investir em atendimento e medicamentos.

Drª Conceição Salomão, Dr° Maurílio Schiavo e Drª Walney comemoram a ação do diabetes - Foto: Marco EstevesPara o Secretário Municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, alguns avanços alcançados pelo Programa de Hiperdia e Diabetes, coordenado pela Drª Walney Ramos de Souza, em Teresópolis, já puderam ser percebidos. Desde que assumiu a secretaria e reestruturou o programa juntamente com a Drª Maria Conceição Salomão, Chefe da Divisão de Programas, e a Drª Walney, houve um aumento do cadastro de pacientes do hiperdia em quase 50%.

“Outros esforços também foram realizados com a inclusão de exames de rotina para pesquisa do diabetes, como o exame de fundo de olho, referenciado pela rede pública municipal e realizado pelo especialista. Com isso nós conseguimos dar um atendimento melhor para a população”, apontou o Secretário Maurílio Schiavo.

A ação mostrou o que é o diabetes, como prevenir a doença e suas complicações. Quem compareceu ao evento, pôde, alem de saber mais sobre essa doença que cresce assustadoramente a cada dia, fazer a medição do abdômen e da altura, pesar, aferir pressão e glicemia capilar de acordo com a idade e o histórico familiar, uma vez que, pessoas com mais de 40 anos possuem índice de incidência maior a partir dessa idade.

Informação é remédio para o diabetes

Para a Drª Maria Conceição Salomão, responsável por todos os programas de saúde da secretaria municipal, a população recebeu a ação do diabetes com surpresa e, ao mesmo tempo, satisfação com as informações recebidas. “É o momento que eles têm para fazer sua avaliação e identificar riscos ou não para o diabetes, hipertensão arterial e a obesidade”, afirmou Drª Conceição.

De acordo com a Drª Walney Ramos, médica coordenadora do programa de Hipertensão e Diabetes em Teresópolis, o diabetes vem aumentando muito e, para preveni-lo, é preciso educação como ferramenta básica. “Essa é uma ação de extrema importância porque precisamos educar os pais, as escolas, e, consequentemente as crianças, para que elas não ultrapassem a infância e a adolescência e se tornem adultos obesos com incidência maior do diabetes”. E completou: “o diabetes é uma doença crônica, mas que pode ser, em alguns casos, prevenida e ter inclusive, as complicações diminuídas”.

A Drª Sandra Quintanilha, médica do Programa de Saúde da Família da Quinta Lebrão, esteve neste sábado, 14, com sua equipe na Praça Olímpica, no Espaço Mulher, aderindo à campanha de prevenção ao diabetes. “Nós conversamos com a população e esclarecemos quais são os fatores de risco e sintomas do diabetes. As pessoas que apresentaram alguns desses problemas foram alertadas a procurar um posto de saúde, agendar uma consulta para, a partir dali, diagnosticar ou não o diabetes”.

Marcos Peixoto de Lima, morador de Bonsucesso, completou 40 anos e aproveitou o sábado para cuidar da saúde. ”Está sendo muito bom essa campanha acontecer aqui perto de onde moro, e no final de semana, quando não trabalho”. Para Ivan Freidman, 46 anos, a ação foi ainda mais significativa, pois em um exame realizado ali descobriu que estava com o açúcar alto. “Não imaginava que podia ser diabético, agora vou investigar. Farei todos os exames precisos”, disse Ivan.

Os números do diabetes no Brasil

No Brasil, o diabetes é a quarta causa básica de morte e a primeira de cegueira e de amputações de membros inferiores. A cada minuto ocorrem no mundo duas amputações em pessoas com diabetes; de um total de 1 milhão realizadas anualmente, 85% poderiam ser evitadas. Estima-se que existam, aproximadamente, 12 milhões de pessoas portadoras de diabetes no Brasil, sendo que boa parte delas ignora sua condição e, portanto, não recebe qualquer tipo de cuidado ou tratamento. Em todo o mundo, pelo menos 285 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento como o Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, esse número pode chegar a 380 milhões nos próximos 15 anos, se nenhuma atitude eficiente for tomada.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui