Teresópolis toda na Internet

 

 

Dois Festivais de Cinema em 2010

Projetos apresentados ao Sec. de Cultura

Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e a produtora e documentarista, Maria Luiza Aboim - Foto: DivulgaçãoTeresópolis, 17/11/2009 - Nesta quarta-feira, 11 de novembro, a professora e documentarista Maria Luiza Aboim, apresentou ao secretário de Cultura, Wanderley Peres, dois projetos de festivais de cinema para 2010: ‘As Caravanas Euclidianas’ e ‘Jornada de Luz, Câmera, Educação’. O encontro aconteceu no espaço itinerante da Secretaria de Cultura, onde hoje estão sendo confeccionadas as peças da decoração de Natal de Teresópolis.

O primeiro projeto, ‘As Caravanas Euclidianas’, já está aprovado, com financiamento garantido e terá início a partir de março do ano que vem, contemplando Teresópolis. Trata-se de uma iniciativa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, com apoio da Academia Brasileira de Letras.

É composto por uma exposição itinerante que leva ao Estado do Rio de Janeiro, o único filme sobre a vida e obra do escritor fluminense Euclides da Cunha. O projeto também inclui palestras, debates e uma oficina de literatura e documentação audiovisual para jovens do ensino médio.

De acordo com Maria Luiza, uma das produtoras do projeto, ‘As Caravanas Euclidianas’ estão programadas para visitar 12 cidades e comunidades, entre elas, Teresópolis, e têm como objetivo a inclusão social e cultural, incentivando estudantes do Ensino Médio a conhecer a obra de Euclides da Cunha. Jornalista, escritor, engenheiro e ecologista, Euclides foi autor de ‘Os Sertões’, ‘A Margem da História’ e ‘Um Paraíso Perdido’, entre outros livros, e viveu em Teresópolis quando pequeno.

A equipe realizadora, formada por professores e profissionais de audiovisual, permanecerá por três dias em cada um dos destinos, trabalhando em parceria com professores locais, que vão selecionar e preparar, com antecedência, os alunos que farão partes das oficinas. Além das oficinas, será exibido em cada município visitado o filme ‘A Paz é Dourada’ contextualizando a obra de Euclides da Cunha, com posterior debate.

Segundo projeto é teresopolitano

O segundo projeto apresentado ao secretário de Cultura, ‘Jornada de Luz, Câmera, Educação’, é resultado da parceria entre quatro profissionais de Teresópolis ligados ao audiovisual: Léo Bittencourt, Regina Carmela, Anna Gallo e Maria Luiza Aboim. Ainda em fase de elaboração, está programado para ser realizado entre maio e setembro de 2010 e será o primeiro festival de cinema do Brasil com foco na educação audiovisual. A proposta prevê quatro dias de atividades, entre mostras de filmes em seis lugares diferentes da cidade, um seminário para estudiosos dos temas relativos ao audiovisual na educação, e oficinas de introdução à prática do audiovisual para professores.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, trata-se de dois projetos interessantes e que podem incrementar a cultura na cidade. “essas iniciativas, que merecem o apoio do setor público e privado, têm o potencial de interligar a literatura, o cinema e a educação audiovisual, inclusive, de extrema utilidade nos dias de hoje”, avaliou Wanderley.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui