Teresópolis toda na Internet

 

 

Jovens talentos na Praça

Projeto reuniu 400 alunos na Barra do ImbuíFoto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 17/11/2009 - Cerca de 400 alunos de seis escolas municipais se reuniram no último sábado, 14, na Praça Maria Corina Paim Turl, na Barra do Imbuí, para mostrar o seu talento nas artes, na música, na dança e no esporte.

Eles participaram do projeto pedagógico “Cebes na Praça”, iniciativa do Centro Educacional Beatriz Silva (Barra do Imbuí) e que reuniu estudantes das escolas municipais José Gonçalves da Silva (Caleme), Lar de Isabel (Pimenteiras), Izabel Rita da Veiga (Parque do Imbuí), Pastor Assis Cabral (Espanhol) e Anna Barbosa Moreira (Jardim Féo).

“A proposta é mostrar em praça pública algumas atividades que os alunos desenvolvem nas oficinas promovidas nos seus colégios e que contemplam várias áreas de conhecimento. Deste modo, é produzida uma mostra das atividades realizadas nos diferentes anos de escolaridade com o intuito de revelar o potencial dos estudantes”, explica a Secretária de Educação, Professora Magali Tayt-Sohn.

É ainda uma aproximação pedagógica, já que a maioria dos estudantes das cinco escolas municipais vai estudar no Beatriz Silva a partir do 6º ano de escolaridade. “Nesse evento os estudantes têm a oportunidade de mostrar as suas habilidades, o que eleva a auto-estima deles e promove cultura na praça. A escola tem que ser viva, e criança motivada tem melhor desempenho escolar”, declara o Diretor do Cebes, Professor Alfredo Bittencourt.

Foto: Roberto FerreiraShow de talento

A programação do “Cebes na Praça” contou com apresentações de dança de salão, hip hop e balé, do Coral Canta Cebes e da Corporação Musical Beatriz Silva. Demonstrações de capoeira e de caratê animaram o evento. No palco improvisado, o público conferiu várias performances, como a da estudante Jéssica Silva Rosa, 17 anos, que cantou a música gospel Página em Branco.

Aluna do 8º ano da Educação de Jovens e Adultos do Cebes, ela foi revelada em um Festival de Talento realizado na escola no 1º semestre deste ano. “O projeto “Cebes na Praça” é muito legal, pois descobre muitos estudantes talentosos”, comentou.

Alunos da Escola José Gonçalves da Silva fizeram uma exposição de trabalhos feitos durante o ano, com uma releitura de telas de artistas plásticos como Tarsila do Amaral, Romero Britto e Vincent Van Gogh. “Esse projeto tem grande importância por promover a integração dos estudantes dessas escolas”, opinou a Orientadora Pedagógica Cecília Valéria. “É a chance dos estudantes exporem os trabalhos que fazem na escola para a comunidade. São os nossos futuros artistas”, enalteceu a Diretora Leda Chagas Guimarães.

Quem estava na Praça Maria Corina gostou do que viu. Maria Eunice Leandro acompanhou a neta Júlia Leandro Huck, 9 anos, aluna da Escola Lar de Isabel, e aproveitou para assistir as apresentações dos estudantes dos outros colégios. “Excelente idéia. É um projeto que motiva nossos filhos e netos a estudar. Se não tiver um incentivo, eles acabam perdendo o interesse pelos estudos”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui