Teresópolis toda na Internet

 

 

Professores e a Consciência Negra

Sec. de Educação promoveu oficina

Cerca de 100 Orientadoras Pedagógicas da rede municipal de ensino participaram das oficinas sobre relacionamento étnico-cultural - Foto: DivulgaçãoTeresópolis, 13/11/2009 - A Secretaria Municipal de Educação realiza, desde o dia 26 de outubro, oficinas e reuniões com as orientadoras pedagógicas da rede municipal com os objetivos de aperfeiçoar o currículo para 2010 e apresentar as diretrizes para relações étnico-raciais, com maiores noções a respeito de preconceitos raciais, culturas étnicas, reconhecimento, valorização e ações afirmativas destas relações.

A Secretária Municipal de Educação, Magali Tayt-Sohn, explica que conhecer a cultura africana é fundamental para percebermos o quanto ela está inserida de forma atuante em nosso cotidiano. “O importante é trabalhar a tolerância, acabar de vez com o preconceito através da informação e valorizar esta cultura tão rica, que é uma das matrizes do povo brasileiro”, explicou.

A oficina abordou atividades como literatura africana, educação étnica, informações culturais e legislação curricular. Nela, as orientadoras pedagógicas aprenderam a confeccionar as tradicionais bonecas Abayomi, inspiradas em personagens do cotidiano africano. São feitas de sobras de pano, cedidas por confecções locais, amarradas e sem costuras, resgatando uma forma singela de fazer artesanato, refletindo temas como racismo, sexismo e violência.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui