Teresópolis toda na Internet

 

 

I Semana da Consciência Negra de Teresópolis

Atividades seguem até domingo

Teresópolis, 19/11/2009 - Com abertura solene realizada na noite da última segunda-feira, 16, na Casa de Portugal, marcada pela entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a 50 personalidades negras de Teresópolis, a programação da I Semana Municipal da Consciência Negra prossegue até domingo, 22.

Exibição de filme, palestras, apresentação da Orquestra de Violinos Cartola Petrobras, oficinas e roda de samba completam as atividades. Realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MOCABTE – Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis, o evento cumpre a Lei Municipal nº 2784/2009. De autoria dos Vereadores Cláudio Mello e Waguinho, a lei cria a Semana Municipal da Consciência Negra, que passa a fazer parte do calendário de eventos de Teresópolis.

Homenagens

Cinquenta personalidades de Teresópolis foram agraciadas com a Medalha Zumbi dos Palmares na abertura solene da I Semana da Consciência Negra de Teresópolis: empresários, artistas plásticos e profissionais de vários segmentos. Entre eles, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Laet Moutinho. “Eu me sinto honrado pelo reconhecimento e privilegiado pelas pessoas que me indicaram para receber a homenagem. Entretanto, em pleno século 21 ainda precisamos lembrar à sociedade que todos somos iguais”, disse o Secretário.

Outro homenageado foi Ricardo de Oliveira, Maestro do Coral Municipal de Teresópolis. “Muito gratificante receber esse reconhecimento por estar atuando na cidade onde nasci e podendo somar na luta contra a exclusão social”, comentou.

Orquestra de Violinos sobe a Serra

Um dos destaques da programação é a Orquestra de Violinos Cartola Petrobras, idealizada pelo Centro Cultural Cartola. Os músicos se apresentarão no próximo dia 21, no Teatro Municipal. A orquestra, composta por 50 violinistas da comunidade da Mangueira, com idade entre 7 e 16 anos, sob a regência de Noemi Uzeda, é uma iniciativa de inclusão sócio-cultural para formar crianças carentes.

Transformação cultural

Coordenadora do evento, a Secretária de Educação, Professora Magali Tayt-Sohn, destacou que a Secretaria cumpre a Lei Federal 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares. Para isso, são realizadas oficinas periódicas para capacitar os orientadores pedagógicos da rede municipal, que aperfeiçoam o currículo com base em diretrizes direcionadas para as relações étnico-raciais e a cultura étnica.

Além disso, durante a Semana da Consciência Negra são intensificadas as atividades escolares relacionadas à cultura afro-brasileira. “É pela Educação que se promove a transformação cultural. Por isso, essa questão é trabalhada nas escolas o ano inteiro. A história do negro faz parte da história do País e, por isso, não deve ser lembrada apenas uma vez por ano”, disse Magali, acrescentando que toda a programação da Semana Municipal será acompanhada por alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Fundadora do MOCABTE e Presidente de honra do Movimento, a advogada Rosa Maria de Lima agradeceu aos Vereadores Cláudio Mello e Waguinho pela criação da Lei Municipal, bem como o empenho do Governo Municipal na realização da I Semana da Consciência Negra de Teresópolis. “A Secretária de Educação é uma grande aliada no cumprimento da lei federal e, agora, da lei municipal. Não lutamos pela situação da cor da pele. Interessa discutir as questões relacionadas a direitos e oportunidades iguais para todos”.

Confira abaixo o que acontece até domingo na I Semana da Consciência Negra de Teresópolis:

Dia 20/11 – Sexta-feira, Praça Olímpica

• 9h, MOCABTE conversa com a juventude
• 10h, Apresentação da Bateria da Escola de Samba Leões da Tijuca
• 11h, Apresentação musical do Instituto Integrartes homenageando compositores negros
• 11h30 às 13h, Oficina musical com professores do Instituto Integrartes aberta ao público
• 13h às 13h30, Apresentação musical do Instituto Integrartes homenageando compositores negros
• 14h, Apresentação do Tenor Ricardo de Oliveira e da Banda Municipal Sakurá – Maestro Nilton Gonçalo Freitas

Dia 21/11 – Sábado

• 10h – Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis – Alto: Apresentação da ONG Estimativa – Tranceiras Caricaturas ao vivo – Vitor Vanes
• 14h - Teatro Municipal: Cine com a ONG Estimativa
• 16h – Teatro Municipal: Apresentação da Orquestra de Violinos Cartola – Petrobras
• 19h – Teatro Municipal: Apresentação do Grupo “Terno de Cambraia”

Dia 22/11 – Domingo

• 11h – Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis – Alto: Oficina de Samba realizada pelo Grupo “Terno de Cambraia”
• 15h – Casa de Cultura Adolpho Bloch: Projeto Cultural EDA (Expressão da Arte)
• 17h – Casa de Cultura Adolpho Bloch: Encerramento das atividades

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui