Teresópolis toda na Internet

 

 

Adiada inauguração da decoração de Natal

Chuvas atrapalharam colocação dos enfeites

Decoração no Soberbo (Centro Turístico) em 2008 - Foto: Portal TerêTeresópolis, 17/11/2009 - A Prefeitura informa que, devido às chuvas, a inauguração da decoração de Natal que aconteceria neste sábado, 21, foi transferida para a próxima quarta-feira, 25, às 19h, na Praça Baltasar da Silveira, no Centro.

Mantendo a tradição de enfeitar-se para o final de ano, Teresópolis apresentará mais uma vez sua Decoração ecologicamente correta, feita com garrafas pet.

Entre as novidades desse ano estão três pórticos que serão construídos na entrada da cidade; a Oficina do Papai Noel, com espaço para a mostra do artesanato de reciclagem; e a projeção de iluminação nas árvores, solução que evita o desperdício e permite sua reutilização nos próximos anos.

O centro comercial vai receber atenção especial, valorizando-se, além da Reta, a Calçada da Fama, a Rua Duque de Caxias, o Parque Regadas e a Avenida Delfim Moreira.

De acordo com o Prefeito Jorge Mario, a Prefeitura de Teresópolis está aprimorando o projeto de decoração com materiais recicláveis. “Teresópolis vem se consolidando, ao longo dos últimos anos, na produção de uma decoração natalina de excelência, sendo comparada até às cidades do sul do País. O Governo está trabalhando, dando todo o apoio à Secretaria de Cultura e ao Núcleo de Eventos da Secretaria de Turismo para que tenhamos um natal que agrade moradores, visitantes e que se torne uma referência para outras cidades”, declarou o Prefeito.

Coordenado pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a decoração é feita de material reciclado e promete muitas novidades neste fim de ano. “Além do aproveitamento de peças utilizadas na decoração do ano passado, estão sendo criados novos objetos, utilizando o material já reciclado e, também, garrafas pet e outros materiais recolhidos nas escolas e por artesãos voluntários que, esse ano, aderiram ao projeto”, pontuou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Outra atração será a Tenda de Natal. Instalada também na Praça Baltasar da Silveira, o espaço será palco de espetáculos durante todo o período em que a cidade estiver decorada, tornando-se também, além de um atrativo para o comércio, boa oportunidade para a apresentação de nossos valores culturais.

No Galpão da Cultura, espaço da Secretaria de Cultura recém-criado, cerca de 40 funcionários da Prefeitura produzem verdadeiras obras de arte com as quase 50 mil garrafas pet recolhidas pelas escolas da rede municipal. O resultado de tanto trabalho vai ser percebido numa decoração ecologicamente correta, natural, na qual o plástico não sofrerá a agressão da tinta.

De acordo com o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, a programação natalina está sendo preparada com qualidade para a população. “O trabalho de excelência desenvolvido pela equipe de funcionários da Prefeitura dará à cidade uma ornamentação bonita, moderna e com novidades, produzida com criatividade”, ressaltou.

Concebido pelos artistas Ricardo Guarilha, Silvana do Vale e Vicente Gesualdi, do Galpão da Cultura, o projeto da Decoração de Natal 2009 tem a coordenação da Secretaria de Cultura e apoio logístico das secretarias de Serviços Públicos, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.

A decoração do Natal será retirada das ruas no dia seguinte a 6 de janeiro, quando ocorre em Teresópolis o I Encontro Regional de Folia de Reis. E, guardadas em galpão-oficina apropriado para novas criações, as peças exibidas em 2009 estarão preservadas para encantar o público na próxima Festa de Natal, já prevista no Calendário Oficial de Eventos do município.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui