Teresópolis toda na Internet

 

 

Mães de Teresópolis Contra Pedofilia

Associação foi apresentada em "brunch"

Integrantes do Projeto - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 11/11/2009 - Na tarde do último domingo, 8, a Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis realizou o 1º Brunch Com Bingo da entidade. O evento teve como objetivos a apresentação oficial da associação, arrecadação de fundos para a produção de material educativo sobre o assunto, além de conscientizar e mobilizar as pessoas para que se engajem ao projeto.

A atividade contou com a presença da primeira-dama, Cláudia Sedlacek, conselheira da associação, representantes das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, e da presidente do Teresópolis Prev - Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, Sueli Pires.

“Como mãe, fiquei sensibilizada pela causa da associação e como primeira-dama, percebi a necessidade da presença do poder público atuando e apoiando o projeto. A Prefeitura, através de diversas secretarias, como Educação, Desenvolvimento Social e Direitos da Mulher, apoia as ações da entidade. Temos que lutar contra esse crime hediondo. Que todos da sociedade entrem conosco nesta luta para defender nossas crianças”, ressaltou Cláudia Sedlacek.

Primeira-dama, Cláudia Sedlacek, com as integrantes da diretoria da Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis - Foto: Marco EstevesA presidente da Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis, Tânia Luna, anunciou que a partir de agora a associação, que já é registrada legalmente, passa a existir socialmente. Tânia Luna comentou sobre os projetos de capacitação de multiplicadores.

“Já realizamos um curso de capacitação para 500 motoristas e cobradores da Viação Dedo de Deus. Graças a esse treinamento dois pedófilos foram identificados atuando em ônibus da cidade. Esses pedófilos foram encaminhados à Delegacia Policial. O próximo passo será capacitar professores da Rede de Ensino Municipal para que sejam multiplicadores perante outros professores e profissionais da Educação, além de pais, líderes comunitários, como integrantes de associações de moradores, e a comunidade em geral”, frisou a assistente social.

Tânia Luna também falou sobre a criação de um espaço que acolha as crianças enquanto os pais trabalham. “Temos o sonho de criar um espaço ou firmar uma parceria para acolher as crianças no período do dia em que não estejam na escola e os pais estejam trabalhando. Assim, elas se sentirão mais seguras e protegidas contra eventuais problemas e a probabilidade disso acontecer será menor”, destacou Tânia Luna.

Alessandra Trancoso Teixeira, diretora da Escola Municipal Heleno de Barros Nunes, no Fischer, lembrou a importância do papel dos professores como multiplicadores das informações sobre a pedofilia. “Conscientizar os professores sobre a relevância desse assunto é primordial para que pais, mães e a comunidade também se mobilizem e fiquem atentos aos sinais de que uma criança possa estar passando por este problema. Como diretora posso ser multiplicadora para um grande número de pessoas”, comentou a diretora e mãe de quatro filhos.

A administradora do Centro Materno Infantil, Vera Almada, também prestigiou o evento. “Tenho dois filhos e sei da importância da criação de uma entidade que tenha o foco neste assunto. Lá no Centro Materno Infantil recebemos casos de abuso contra crianças. Esses casos são encaminhados para a Vara da Infância. Isso é uma realidade que precisa ser combatida”.

Para a presidente do Teresópolis Prev, Sueli Pires, a iniciativa de criar uma associação para combater a pedofilia em Teresópolis é muito importante. “Quando recebi o convite para participar do evento aceitei de pronto. Qualquer ação que se realize é muito louvável, pois precisamos lutar contra este tipo de crime, que com o advento da internet tem se tornado cada vez mais presente em nossa sociedade”.

Pedofilia - Denuncie

Contato sexual envolvendo crianças ou adolescentes com adultos é pedofilia, que se traduz juridicamente em crime de estupro e atentado violento ao pudor (artigos 213 e 214 do Código Penal), ambos com pena de seis a dez anos de reclusão, considerados crimes hediondos. Para denunciar um caso de pedofilia basta fazer uma ligação anônima para o Disk 100 ou para o Conselho Tutelar de Teresópolis (2742-8064). A Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis, o Ministério Público e a Vara da Infância, Juventude e Idoso também recebem denúncias.

A Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis

A Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis foi idealizada a partir do Seminário ‘Todos contra pedofilia’, realizado em Teresópolis em Abril desse ano. O evento contou com a participação do Senador Magno Malta, idealizador do projeto e presidente da CPI contra a pedofilia no Senado Federal. Na ocasião, Magno Alves revelou que o Brasil é líder no ranking de países com maior incidência de crimes de pedofilia na internet, e o terceiro colocado dentre os países com índice de abusos sexuais de crianças e adolescentes. “O crime de pedofilia está sendo desmascarado. Graças a Deus, o Brasil está acordando, mas estes números ainda são assustadores. Fizemos estudos e constatamos também que de cada 10 casos de pedofilia, seis vêm da própria família”, pontuou Magno Alves.

“A ideia de criar a associação surgiu a partir da visita do Senador Magno Alves a Teresópolis. Já tínhamos noção do problema porque algumas integrantes da associação já trabalharam na área. A Associação é um braço do movimento nacional ‘Todos contra Pedofilia’. Para combatermos este crime hediondo precisamos da ajuda de todos da sociedade. Médicos, advogados, jornalistas, empresários, representantes de entidades, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que podem atuar através dos órgãos competentes”, declarou Tânia Luna.

A assistente social lembrou que os órgãos de atuação efetiva são Conselho Tutelar, CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), Vara Criminal, Vara da Infância, Juventude e Idoso, Ministério Público e Jecrim (Juizado Especial Criminal). O CREAS é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e atende famílias que sofreram algum tipo de violência.

A Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis é composta por cerca de 20 pessoas e a diretoria é formada por Tânia Luna, presidente, Doriana Dias Barros, vice-presidente, Alessandra Amiuna, diretora de Relações Públicas, Pamela Canabal, diretora jurídica, Neide Amiuna, secretária, Rose Canabal, tesoureira, e os conselheiros Cláudia Sedlacek, Chelline Araújo e Luiz Jorge.

Entre as ações da Associação estão o treinamento para diversos setores da sociedade para atuarem como multiplicadores de informações sobre o tema, adesivos em ônibus da Viação Dedo de Deus, além de um ônibus envelopado com o alerta sobre a pedofilia. A associação está organizando uma cartilha que será distribuída em postos de saúde, escolas, associações de moradores, etc. Há também a camisa da associação, vendida para arrecadar verbas para a produção do material de trabalho.

Quem estiver interessado em participar da Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis pode entrar em contato pelo telefone (21) 8834-7571 ou ir à reunião mensal que acontece na última segunda-feira do mês, no Hotel Alpina, na rua Cândido Portinari, 837, Golfe.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui