Teresópolis toda na Internet

 

 

Festival de Bandas e Fanfarras

Mais de 600 alunos mostraram seu talento

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 11/11/2009 - As arquibancadas do Ginásio Pedrão ficaram repletas na tarde do último sábado, 7, quando mais de 600 estudantes mostraram todo o seu talento e criatividade durante a edição 2009 do Festival de Bandas e Fanfarras de Teresópolis.

Instrumentos afinados, uniformes impecáveis, afinação, repertório variado - indo da música clássica à MPB, e muita coreografia marcaram as apresentações, encantando a plateia, formada por pais e fãs.Foto: Marco Esteves

Realização da Prefeitura, com organização da Secretaria Municipal de Educação, o evento contou com apresentação do grupo de Jazz da Secretaria Municipal de Cultura, sob direção da Professora Rafaela Ribeiro, e reuniu alunos de dez escolas municipais, de seis colégios estaduais e do CRAS/Meudon – Centro de Referência de Assistência Social, ação de protagonismo juvenil implantada pela Secretaria de Desenvolvimento Social no Governo Jorge Mario.

No final, todas as bandas receberam troféu de participação.

Foto: Marco EstevesParalelo ao Festival de Bandas e Fanfarras, a Secretaria de Educação montou um parque infantil ao ar livre, no estacionamento do Ginásio Pedrão, com vários brinquedos, como pula-pula, escorrega e cama elástica. Distribuição de refresco e de picolé animou ainda mais a garotada, que contou também com atividades recreativas, como pintuagem – espécie de tatuagem no rosto.

A Secretária de Educação, Professora Magali Tayt-Sohn, destacou que a formação de bandas nas escolas municipais é um dos projetos da Secretaria de Educação para estimular os valores cívicos e patrióticos dos estudantes, através da música, funcionando como complemento pedagógico e proporcionando iniciação musical aos alunos.

“O Festival é um momento importante para os estudantes mostrarem o trabalho que realizam durante todo o ano e terem o seu talento e dedicação valorizados”, disse, salientando que as bandas e fanfarras desempenham importante papel na formação de crianças e adolescentes, que aprendem a tocar um instrumento musical e descobrem o valor da disciplina e do trabalho em grupo. “Nossa meta é unir grupos das bandas e fanfarras escolares para formar a Banda Municipal, que representará Teresópolis nos eventos realizados dentro e fora da cidade”, comentou.

Participaram do Festival de Bandas e Fanfarras 2009:

1) Banda de Latas CRAS/Meudon – maestro Reinaldo Rodrigues Vaz; 2) Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso, São Pedro) – Maestro Val França; 3) Banda de Tambores Mariana Leite Guimarães (Escola Municipal Professora Mariana Leite Guimarães, Bonsucesso/3º Distrito) – Maestro Fábio da Silva Faria; 4) Corporação Musical Neidy Angélica (Escola Municipal Professora Neidy Angélica de Souza Coutinho, Vargem Grande/3º Distrito) – Maestro Evaldo Cândido Pereira; 5) Banda de Latas Reciclarte (Escolas Municipais Belkis Frony Morgado e Sebastião Branco, São Pedro) - Maestro Edmilson Mello de Lima; 6) Banda Marcial Dragões Verdes (CIEP Amaury Amaral dos Santos, Fonte Santa) - Maestro Luis Carlos Brígido e regente-mor Lucas da Silva Freitas; 7) Banda de Percussão Rudimentar do CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes, São Pedro) – coordenação do Maestro Edmilson de Mello Lima e regência do aluno Alan de Paula Costa; 8) Banda Marcial do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi (Venda Nova, 3º Distrito) - Maestro Nilton Gonçalo Freitas e Coreógrafo Carlos Eduardo da Silva Rodrigues; 9) Banda Fanfarra Paulo Freire (Escola Municipal Paulo Freire, Vale do Paraíso) – Maestro Val França; 10) Banda Pégasus (Colégio Estadual Higino da Silveira, Várzea) - Maestro Alessandro Nogueira; 11) Corporação Musical CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes, São Pedro) - Maestro Edmilson de Mello Lima, Coreógrafo e Regente-mor Felipe Mathias da Silva e Baliza Letícia Portela; 12) Banda Municipal Sakurá (Escola Municipal Sakurá, Ermitage) - Maestro Nilton Gonçalo Freitas; 13) Banda de Tambores Cavaleiros de Apollo (Centro Educacional Helena de Paula Tavares, Araras) – Regente Karina Spínola; 14) Banda Manoel Medeiros (Escola Municipal Manoel Medeiros, Vale do Paraíso) - Maestro Vinicius Ricciardi; 15) Banda Escolar do Colégio Estadual Presidente Bernardes (São Pedro) - Maestro Wesley Pereira Amorim; 16) Corporação Musical do Colégio Estadual Lions Clube (Meudon) - Maestro Alessandro Nogueira; 17) Banda Euclydes da Cunha (Colégio Estadual Euclydes da Cunha, Alto) - Maestro Vinícius Ricciardi; 18) Corporação Musical Beatriz Silva (Centro Educacional Beatriz Silva, Barra do Imbuí) – Maestro Evaldo Cândido Pereira.

Valorização do talento

Diretora da Escola Municipal Sakurá, na Ermitage, a Professora Solange Dias ressaltou a importância da realização do Festival de Bandas e Fanfarras. “Iniciativa espetacular, pois os alunos ensaiam o ano todo para se apresentar apenas nos desfiles de 6 de julho, aniversário do município, e de 7 de setembro, Independência do Brasil. Um evento como esse motiva mais os estudantes, que têm a oportunidade de mostrar o seu talento”, opinou.

Para o maestro da Banda Municipal Sakurá, Nilton Gonçalo Freitas, "as escolas devem incentivar esse trabalho, que contribui para a educação musical e a formação dos estudantes como cidadãos. Eles aprendem valores como civismo, patriotismo e vivência em conjunto”, assinalou.

Com evolução criativa do corpo coreográfico, a Banda de Tambores Cavaleiros de Apollo, do Centro Educacional Helena de Paula Tavares, em Araras, arrancou aplausos entusiasmados do público. “Os alunos ficam muito mais motivados quando têm oportunidade de mostrar o trabalho da banda em eventos fora da escola, como no Festival. Os estudantes aprendem a respeitar limites, a seguir regras e a ter responsabilidade com seus compromissos. E isso influencia positivamente o comportamento deles no colégio”, revelou a diretora Elisabeth Penha.

Integrante da Banda há seis anos e atualmente no comando do grupo, Karina Spinola acredita que eventos como o Festival de Bandas e Fanfarras são importantes para divulgar a qualidade dos grupos musicais escolares na cidade, o talento e o potencial dos estudantes. “Muita gente não conhece as bandas da cidade, e existem bandas muito boas. Muitas vezes nós ensaiamos e treinamos e só recebemos reconhecimento do público de fora de Teresópolis”, lamentou.

Criada em agosto de 2008, a Banda Pégasus, do Colégio Estadual Higino da Silveira, na Várzea, também mostrou o seu valor no Festival de Bandas e Fanfarras 2009. “Muito interessante a iniciativa da Prefeitura de realizar esse festival. Acho, inclusive, que deveria ser promovido um concurso, para incentivar o intercâmbio das bandas de Teresópolis com as de outros municípios que, tecnicamente, ainda são superiores aos grupos da nossa cidade. Isso resultaria no nosso aprimoramento”, opinou o Maestro Alessandro Nogueira.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui