Teresópolis toda na Internet

 

 

Prepare o seu lixo

Prefeitura promete coleta seletiva em dezembro

Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 11/11/2009 - Aconteceu nesta segunda-feira, 9, reunião ordinária do Comdema – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Além de aprovação da ata da reunião anterior, informes e encaminhamentos, foi apresentado o Programa Municipal de Coleta Seletiva, que será implantado até dezembro pelo Governo Jorge Mario.

O Programa de Coleta Seletiva foi apresentado aos conselheiros do Comdema pelo biólogo Leandro Coutinho, diretor de Planejamento e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente. O subsecretário de Meio Ambiente, Mauricio Lopes, também participou da reunião. “Com a coleta seletiva vamos economizar muitos recursos, aumentar a vida útil do aterro sanitário e gerar emprego e renda para os catadores da Associação”, ressaltou Maurício Lopes.

Leandro Coutinho explicou como será o funcionamento do programa e falou sobre as vantagens da coleta seletiva. “Com a coleta seletiva vamos proteger o meio ambiente, realizar inclusão social, através da geração de empregos para os catadores, e possibilitar a maior longevidade do aterro sanitário, além de reaproveitar os materiais recicláveis. A coleta seletiva é um exercício de cidadania e promove transformação e desenvolvimento”, destacou.

Coleta Seletiva Solidária

A coleta seletiva solidária será feita por caminhão específico da Prefeitura, sob o comando da Secretaria de Meio Ambiente, e será levada, inicialmente, a 12 bairros, onde serão recolhidos papel, papelão, garrafas de plástico e latas de cerveja e de refrigerante, entre outros materiais. O caminhão percorrerá também escolas e grandes geradores da região, como empresas, órgãos públicos e comércio em geral. Porém, antes do caminhão começar a circular, agentes da Secretaria de Meio Ambiente percorrerão as comunidades para distribuir panfletos e explicar aos moradores como a coleta será feita. Um vídeo informativo sobre o assunto está sendo criado pela Comunicação Social da Prefeitura.

A coleta seletiva é chamada de solidária porque todo o material recolhido será entregue à Associação Serrana de Catadores. “A coleta seletiva é chamada de solidária porque todo o material recolhido será entregue à Associação Serrana de Catadores, formada pelos 34 catadores que vinham atuando nos últimos meses no aterro sanitário. A intenção é que esse pessoal tenha autonomia para trabalhar, ganhando o suficiente para sustentar suas famílias”, explicou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Flávio Luiz Castro.

Os moradores devem separar o lixo seco do molhado. O lixo seco, formado por plástico, vidro, papel e metal, será recolhido pelo caminhão da coleta seletiva, que também vai recolher óleo vegetal. O lixo molhado, ou orgânico, continuará sendo recolhido pelos caminhões da Secretaria de Serviços Públicos.

Catadores terão melhor infraestrutura

A Prefeitura Municipal de Teresópolis vai fazer uma reforma no Centro de Tratamento de Resíduos para que os catadores tenham melhores condições de trabalho. Serão construídos refeitório, vestiário e escritório no local. Os catadores receberão equipamentos de proteção individual, como luvas, óculos, botas e roupas.

“Além da infraestrutura, estamos investindo também na capacitação dessas pessoas para o trabalho. A Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a Abipla (Associação das Indústrias de Limpeza e Afins), associações parceiras do programa, disponibilizaram uma empresa do ramo que está realizando esta capacitação. Essas associações também vão doar todo o maquinário necessário para a reciclagem”, comentou Leandro Coutinho, lembrando que Teresópolis é o primeiro município da região sudeste contemplado com a parceria da Abihpec e da Abipla para a realização do programa.

Programa de capacitação de gestores municipais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente, realizou a primeira oficina do Programa de Capacitação de Gestores Públicos Municipais. Nestas oficinas, representantes de entidades de classe, de associações de moradores, diretores e professores de escolas atuam como multiplicadores das informações sobre o assunto, incentivando a população a participar da coleta.

A princípio, o caminhão da coleta seletiva passará por 12 bairros, além de escolas e grandes geradores da região. A Prefeitura, no entanto, pretende ampliar este número. Além disso, as pessoas poderão depositar seu lixo em ecopontos que serão instalados em diversos pontos da cidade, inclusive no interior. A previsão é de que nos próximos dois anos sejam instalados 80 ecopontos em Teresópolis.

Quem tiver dúvidas sobre a coleta seletiva ou sobre qualquer outro assunto relacionado à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, pode ligar para 2742.7763.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui