Teresópolis toda na Internet

 

 

Fórum de Ciência e Tecnologia

Evento atraiu público diversificadoEntre os palestrantes Nelson Furtado, subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro - Foto: Karlany Soares

Teresópolis, 10/11/2009 - “Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”. Esse foi o tema do III Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), que aconteceu entre os dias 4 e 7 de novembro.

O evento reuniu estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Matemática do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), além de público externo, em atividades que priorizaram a integração das áreas, dando visibilidade à produção científica como palestras, mesas-redondas, oficinas, seminários, minicursos e atividades culturais.

Na abertura do Fórum, o Reitor do UNIFESO, professor Luis Eduardo Possidente Tostes, deu as boas-vindas aos participantes. “Além de estimular a produção de conhecimento de estudantes e professores dos cursos do CCT, o fórum visa aliar a tecnologia ao desenvolvimento ambiental sustentável”. Para o professor Wagner Vianna Bretas, diretor do CCT, a ampliação do Centro com os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Matemática, que participam pela primeira vez do Fórum, enriquece a discussão acerca do tema.

Nelson Furtado, subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, ministrou a palestra de abertura com o tema central do fórum “Ciência & Tecnologia para o desenvolvimento sustentável”. “A cooperação técnico-científica entre instituições de ensino e empresas é totalmente viável para a produção de tecnologia. Percebemos que o UNIFESO tem o objetivo de oferecer o melhor para seus estudantes no que se refere ao conhecimento. Por sua vez os alunos devem aproveitar ao máximo oportunidades como essa para a ampliação do conhecimento”, declarou. Durante a programação, os participantes também assistiram a apresentação cultural do coral da UNIVERTI – FESO (Universidade da Terceira Idade).Durante o fórum os participantes conheceram os protótipos desenvolvidos no Laboratório de Física do UNIFESO - Foto: Karlany Soares

Entre os destaques da programação, oficina de introdução à programação; produção de vídeo em 3D; palestra sobre energia nuclear e lixo espacial e mesa-redonda sobre a formação de professores de matemática.

“A formação de professores mudou muito nos últimos anos, por isso é preciso que o professor de matemática alie o conteúdo à parte didática para sanar problemas de ensino, como a rejeição por essa disciplina”, ressaltou a professora Valéria Maria Iório, mestre e doutora em matemática pura, pela Universidade da Califórnia, em Berkeley nos Estados Unidos, e professora do curso de Ciência da Computação do UNIFESO.

A estudante Fernanda Ribeiro de Souza, do 4º ano do curso de formação de professores do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, aproveitou a oportunidade para se capacitar. “É muito interessante o UNIFESO abrir o evento ao público. As discussões despertam a nossa curiosidade, chamando a atenção para as diversas possibilidades de ensino da Matemática, que, na maioria das vezes, é rejeitada pelos alunos”, destacou.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui