Teresópolis toda na Internet

 

 

Falecimento do Monsenhor Nivaldo

Prefeito decretou luto oficialMonsenhor Nivaldo - Foto: Arquivo

Teresópolis, 10/11/2009 - Faleceu nesta terça-feira, dia 10 de novembro de 2009, no Rio de Janeiro, o Monsenhor Nivaldo Antônio Dias, Pároco da Paróquia de Santo Antônio do Paquequer desde 1980. O religioso vinha sofrendo complicações gástricas e urinárias, devido à infecção.

Monsenhor Nivaldo estava sob tratamento médico há três meses, devido a complicações surgidas após ter contraído pneumonia dupla e estava internado no Hospital Santa Lucia, no Rio de Janeiro. O velório aconteceu na Igreja de Santo Antônio, no Alto, durante toda a noite, com missa de corpo presente, celebrada pelo Bispo Filippo Santoro, nesta quarta-feira, 11, às 7h30. Centenas de pessoas lotaram a nova Igreja de Santo Antônio, obra coordenada e desenvolvida por Pe. Nivaldo, para prestar-lhe uma última homenagem. O sepultamento aconteceu na cidade.

O Prefeito Jorge Mario decretou no início da tarde de terça-feira, dia 10, luto oficial em virtude do falecimento de Monsenhor. O luto oficial durou três dias.

Monsenhor Nivaldo esteve internado em julho, quando retornou de um Encontro em Florianópolis com suspeitas da Gripe H1N1. Esteve hospitalizado por cerca de um mês, recebeu alta, permanecendo 22 dias na casa de sua irmã, mas teve que voltar a ser internado por causa de uma pneumonia dupla, que gerou complicações gástricas e urinárias devido à infecção. Nos últimos dias, o pároco encontrava-se em estado grave na UTI.

Vida e História

Monsenhor Nivaldo Antônio Dias, nasceu na cidade de Alto do Rio Doce-MG, é filho de José Dias Brum e de Guilhermina Grossi. Pe. Nivaldo recebeu dos pais educação pautada no caminho da fé e da prática religiosa, o que resultou num grande presente para o casal, já que três dos seus dez filhos se tornaram Sacerdotes.

Sendo o mais novo, o Monsenhor Nivaldo ao terminar o primário na Escola Raul Soares recebeu o convite do Mons. Paulo Daher para entrar para o Seminário Nossa Senhora do Amor Divino,em Corrêas. Aos onze anos ingressou no Curso de Admissão e, longe da família, nos primeiros tempos,derramou muitas lágrimas, mas o ambiente alegre do Seminário e a bondade dos Padres, fizeram fortalecer o entusiasmo pela vocação. Ressaltando ainda, outros Sacerdotes, os Padres Espanhóis,que dirigiram o Seminário Monsenhor Gilberto, Dom Pestana (muito querido Diretor Espiritual) e especialmente Pe. Jorge Fachin também muito influenciaram na sua formação.

Ao terminar o Científico entrou para a Faculdade de Filosofia na UCP no ano de 1970, em 1973 entrou para a Teologia, curso realizado no Mosteiro de São Bento. Recebeu pelas mãos do Bispo Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra a Ordem de Sacerdote, no dia 5 de dezembro de 1976, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

Nomeado Pároco de Bemposta, município de Três Rios após substituir o Pe. Sérgio em São José do Vale do Rio Preto, logo após, Dom Cintra convoca-o à Cúria, pois necessitava de um padre para Teresópolis, sendo nomeado Pároco da Paróquia de Santo Antônio do Paquequer, tomando posse no dia 14 de setembro de 1980.

Entusiamado com a nova missão fundou o Movimento Jovem para animar a vida da Paróquia e, em outubro de 1981, mobilizou alguns casais da Paróquia de Cascatinha, trazendo para Teresópolis o Encontro de Casais com Cristo, ajudando assim, a revitalizar a vida espiritual e conjugal de muito casais.

Com o crescimento do movimento da Paróquia, surgimento de outros movimentos Pastorais, viu-se na obrigação de melhorar as instalações da Paróquia, estimulando a comunidade do Corta Vento a comprar um terreno e construir a Igreja de São José. Atuou do mesmo modo com as comunidades da Beira Linha, com a Igreja São Vicente de Paulo, e na Granja Guarani com a Capela Coração de Maria; reformou a Igreja Nossa Senhora de Fátima e investe nesse momento na Capela no Bairro da Pedreira.

Cabe ressaltar, ainda, o trabalho feito por vários anos, juntamente com a professora Marlene, de Ensino Religioso nas Escolas Estaduais, participando de encontros em vários Municípios e as atividades como Conselheiro da Região Rio II do Movimento das Equipes de Nossa Senhora e Decano do Decanato São Pio X.

A importância do seu trabalho culminou com reconhecimento, através do recebimento da honraria de Monsenhor, concedida por Sua Santidade o Papa João Paulo II, no dia 8 de março de 2003, pela mãos do Exmo.Sr. Bispo Dom José Carlos de Lima Vaz.

Portal Terê (com informações da SecCom e Alerj)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui