Teresópolis toda na Internet

 

 

Natal, Defesa Civil, Obras e Revitalização

Prefeitura mostra planos e metasPaulo Marchesini fala sobre a revitalização da cidade - Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Teresópolis, 05/11/2009 - Na noite desta quinta-feira, dia 04, a Prefeitura Municipal convidou autoridades, imprensa, empresários e representantes da sociedade civil de Teresópolis para mostrar novidades, planos e metas de curto, médio e longo prazo na administração da cidade.

Compondo a mesa, estiveram presentes o Prefeito Jorge Mario, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Habib Tawk, o Delegado da Firjan Teresópolis, Sr. Hélio Neves, o Presidente da Câmara de Dirigentes Logistas, Nassouh Ejje, a Gerente Regional do Sebrae-RJ, Jacqueline Baptista, e o Presidente da ACIAT, Henrique Carregal. Estiveram presentes ainda diversos vereadores municipais, Secretários e empresários.Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Os Secretários de Serviços Públicos, Segurança Pública, Meio Ambiente, Cultura e Governo falaram sobre diversos assuntos aos presentes, anunciando planos de curto, médio e longo prazo, de 2009 a 2020.

Paulo Marchesini - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêRevitalização do Centro e Coleta de Lixo

Iniciando as apresentações, o Secretário de Serviços Públicos, Paulo Marchesini, falou sobre o projeto de revitalização das áreas centrais da cidade.

Dentre as melhorias planejadas, estão a repaginação dos pontos de ônibus, que serão reformados e passarão a ter iluminação; a revitalização da Praça Olímpica e da Praça da Matriz de Santa Teresa; e a troca do piso do canteiro central da reta, obra que já está iniciada. A previsão é de que a maior parte dessas obras termine até o final deste ano.

A dragagem do canal onde será construída a UPA - Unidade de Pronto Atendimento - também foi uma das obras emergenciais que foram destacadas.

Cap. Laet Moutinho - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêO Secretário falou ainda sobre a nova frota de caminhões de coleta de lixo e os novos horários, pedindo principalmente que os comerciantes do Centro da cidade coloquem o lixo apenas após as 18 horas. Cinco novos caminhões já estão circulando, e os dias de coleta de alguns bairros mudou.

Segurança Pública

O Secretário de Segurança Pública, Cap. Laet Moutinho, informou que sua Secretaria dará todo apoio durante as obras de revitalização, e estará pintando as faixas de pedestres, cruzamentos e meios-fios para auxiliar no trânsito. Falou ainda sobre o "Polígono de Segurança", projeto que garantirá maior segurança para a população.

Nova Defesa CivilFlávio Castro - Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

O Secretário de Meio Ambiente, Ten. Cel. Flávio Castro, falou sobre a Defesa Civil de Teresópolis, que deixou de ser Secretaria e passou a ser subordinada ao Meio Ambiente, no último mês.

Tranquilizando a população, o Secretário disse que todas mudanças serão positivas, e anunciou o "Plano Verão", com melhoria da estrutura e equipamento da Defesa Civil; a criação do Comitê de Defesa Civil, do Programa de Nudecs - Núcleo da Defesa Civil, e do Programa "Vigilante da Chuva". As iniciativas visam à união entre poder público e população, removendo pessoas de áreas de risco, removendo lixo de encostas e monitorando constantemente as chuvas, prevenindo assim possíveis acidentes.

Wanderley Peres - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêNatal em Teresópolis: "Um sonho na Serra"

O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, falou sobre a decoração de Natal, que já é tradição em Teresópolis. Em uma rápida explanação, Wanderley afirmou que o trabalho no Galpão de Natal é intenso, e que os enfeites ficarão prontos em breve. A inauguração da decoração deve acontecer no dia 19 de novembro, às 20 horas, na Praça Baltasar da Silveira (Praça da Matriz de Santa Teresa).Mesa do evento - Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Toda a decoração continuará sendo feita com garrafas pet. O Secretário falou ainda sobre a preocupação da reciclagem: este ano, os enfeites não serão pintados com tinta automotiva, já que isso impede a posterior reciclagem das pets. Apenas os enfeites que já foram pintados no ano passado serão novamente pintados.

Wanderley anunciou ainda uma novidade para o Natal 2009, "Um Sonho na Serra": a "Oficina do Papai Noel" será montada na Praça da Matriz, onde artesãos mostrarão como fabricar brinquedos, além de apresentações culturais tendo como tema o Natal.


Secretarias unidas pela revitalização da cidade

Sec. José Alexandre - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêEncerrando as explanações, o Secretário de Governo e Coordenação, José Alexandre, falou sobre a criação da "força integrada". que é a união entre as Secretarias de Governo, Segurança Pública, Fazenda, Obras e Serviços Públicos para a revitalização da cidade.

Falando principalmente aos empresários presentes, José Alexandre anunciou a ampla divulgação do Natal de Teresópolis em outras cidades, principalmente no Rio de Janeiro, em diversos meios de comunicação. "Estive acompanhando o que está acontecendo para o Natal de Petrópolis e Nova Friburgo, e eles não chegarão nem perto do 'barulho' que faremos aqui em Teresópolis", afirmou.

Secretários e vereadores assistiram às explanações - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêCom o objetivo de resgatar a imagem bucólica da cidade, o Secretário de Governo falou um pouco sobre a recuperação das ruas de Teresópolis e da ênfase que o governo está dando às ruas com paralelepípedos. De colocação e conserto artesanal, a recuperação das vias com esse material é complicada, mas será feita para manter a característica "interiorana" da cidade.

O Secretário anunciou ainda a criação do Projeto "Teresópolis 2020", que une iniciativas de longo prazo para o desenvolvimento da cidade. Através da criação do PMDE - Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, que contará com a participação de todos os segmentos da cidade, Teresópolis vai criar um plano de metas para os próximos 10 anos. José Alexandre citou ainda a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que em breve deve ser consolidada.

Prefeito Jorge Mario falou sobre as parcerias com os governos Estadual e Federal - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêExecutivo, Legislativo e Entidades unidas

Ao final do evento, os componentes da mesa falaram sobre as explanações apresentadas pelos Secretários.

Delegado da Firjan afirmou que esta é a primeira vez que o segmento das indústrias foi chamado ao diálogo com o poder público - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêO Pres. da ACIAT, Henrique Carregal, a Gerente do Sebrae-RJ, Jacqueline Baptista, o Pres. da CDL, Nassouh Ejje e o Delegado da Firjan, Sr. Hélio Neves parabenizaram o governo pelas iniciativas, destacando a importância dada aos segmentos que representam.

Vereador Dr. Habib Tawk afirmou que a Câmara continuará "solicitando e fiscalizando" - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêO Presidente da Câmara Municipal, Dr. Habib Tawk, reafirmou a parceria entre Executivo e Legislativo, colocando a Câmara como fiscalizadora e atuante nas melhorias da cidade.

Encerrando o evento, o Prefeito Jorge Mario ressaltou a quantidade de vezes que foi repetida o termo "pela primeira vez". Parafraseando o presidente Lula, o Prefeito completou: "pela primeira vez na história deste país, Teresópolis está mudando em muitos aspectos". O Prefeito lembrou as parcerias que estão sendo feitas com os Governos Estadual e Federal, principalmente para os próximos anos.

Portal Terê - Redação

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui