Teresópolis toda na Internet

 

 

"Cantomusarte" no Música na Matriz

Terceira edição de 2009Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 04/11/2009 - Neste primeiro domingo de novembro, 01, a Matriz de Santa Teresa abriu as portas para o projeto cultural da Prefeitura de Teresópolis, “Música na Matriz”, que completa 15 anos em 2009.

Desta vez, a atração foi o Coral Cantomusarte, de Nova Friburgo, que se apresentou com 26 componentes, sob a regência de Joffre Evandro Silva. O concerto deste domingo marcou a terceira edição do projeto este ano. No repertório, oito canções do gênero spiritual, estilo originado a partir da música negra norte-americana, encantaram o público, que assistia ao espetáculo.

O Coral Cantomusarte originou-se do ‘Coral de Jovens de Nova Friburgo’ que, em 1981, representou aquela cidade na Suíça. Em 1985, com o nome de ‘Nosso Coral’, passou a ser regido pelo maestro Joffre Evandro Silva, tendo como meta o resgate, a preservação e a integração das culturas popular e erudita. A partir de 1990, o ‘Nosso Coral’ passou a denominar-se ‘Coral Cantomusarte’ e vem apresentando-se, desde então, em salas de concerto, igrejas, teatros e festivais, sendo hoje reconhecido pela comunidade como Patrimônio Cultural vivo da cidade de Nova Friburgo.

Admirada com a surpreendente unidade sonora que as vinte e seis vozes faziam, a aposentada Maria Belmira disse que precisava de um momento como este. “A música faz bem à alma. Nós só lembramos das coisas boas e esquecemos as ruins. Sairei daqui transformada por esse momento de paz”.

O regente do Coro Municipal de Teresópolis, Ricardo de Oliveira, estava presente na apresentação. “Eles tem uma qualidade significativa, fruto de muito ensaio, envolvimento e dedicação”, comentou.

Para Célia Seabra, coordenadora do projeto Música na Matriz, esse projeto tem três coisas muito importantes e uma delas é poder oferecer à população de Teresópolis música de qualidade com grupos variados. “A população tem recebido com muito carinho o projeto e até cobram os eventos. È o mais longo projeto cultural da cidade e, através dessa continuidade, criou-se um público interessado. Não existe nenhuma situação adversa para eles não virem, mesmo chovendo a igreja estava cheia”, afirmou Célia.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui