Teresópolis toda na Internet

 

 

Sucesso no 8º Cultura de Raiz

Bom público, apesar da chuva

O grupo formado por Beto Selig, Gustavo Agostini, Xando Pernambuco, Andrea Sant´Anna, Paulinha Fialho, Ivan Pedro Fialho, Alice Botafogo, Raquel Botafogo, Wilson Martins, Maria Eduarda, Débora e Ronaldo Fialho apresentou músicas do ritual ‘Baião de Princesa’ - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 04/11/2009 - De violão ao berimbau, da poesia à música, de contos folclóricos à roda de capoeira... Animação total, muitos aplausos, pedidos de bis e um encerramento que deixou gostinho de quero mais.

Este foi o resumo do 8º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, realizado na manhã do último domingo, 1º de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. O evento teve edição especial, em homenagem às tradições afro-brasileiras, lembrando o Dia da Consciência Negra, a ser comemorado em 20 de novembro.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, as apresentações temáticas, como a deste domingo, têm sido o grande ganho do projeto.

“Quando começamos a pensar o Cultura de Raiz, nossa intenção era promover um evento que resgatasse a nossa mais genuína cultura. A cada edição, esse projeto vitorioso vem ganhando novas roupagens e as apresentações diversificadas estão se tornando um ganho extra, contemplando o público com uma atração a mais. E ver a Casa de Cultura cheia, com um público alegre e feliz, é motivo de grande satisfação para nós”, comemorou o Secretário.

Café da Manhã "da roça" para os presentes - Foto: Cláudio FurtadoAnimação total

Em sua oitava edição, o Encontro de Cultura de Raiz foi apresentado pelo Engenheiro Agrônomo Beto Selig, comandando com simplicidade e simpatia o programa de auditório, que tem como cenário uma cozinha de roça. A manhã de festa já começou de forma diferente, com um café da manhã, servido a artistas e convidados a partir das 9h.

A cantora e repentista Wanda Pinheiro abriu o evento animando o público com a música ‘Fuscão Preto’. Dudu Black e Amado Rodrigues também se apresentaram e, em seguida, foi a vez de Moacir Rosa, que contou causos, recitou poesias e ainda fez sucesso com a música ‘Prato do dia’.

Um dos destaques desta edição foi a apresentação do coral da Escola Municipal Governador Portella, cantando ‘Semente do Amanhã’, de Gonzaguinha, e ‘Ciranda do Recife’. Formado por cerca de 30 alunos do 2º ao 5º ano, sob a regência da professora Priscila Torres, o coral fez enorme sucesso. “Viemos a convite da Secretaria de Cultura e só temos a agradecer. Foi uma delícia participar. Nunca tinha vindo ao Cultura de Raiz e fiquei encantada. O cenário parece real, é maravilhoso. Sempre que for possível, voltaremos”, comentou a regente.

A cantora e repentista Wanda Pinheiro fez sucesso com ‘Fuscão Preto’ - Foto: Cláudio FurtadoTradição afro-brasileira

Dentro da programação alusiva à cultura afro-brasileira, Raquel Botafogo e Wilson Martins fizeram sucesso ao contar uma história africana. Outra atração de destaque foi o coral Brasil Brincante que, sob o comando da regente Célia Seabra, encantou a todos apresentando várias peças do folclore brasileiro, sendo muito aplaudido pelo público.

Cecília Cerqueira da Silva, a Dona Menininha, cantou ao lado da orgulhosa filha Beth, acompanhada por Patrícia Araújo. Maura Ferreira contou histórias, enquanto Antônio Jorge dos Santos recitou poemas.

Coral Municipal - Foto: Cláudio FurtadoOs professores Marcus Wolff e Ricardo de Oliveira, este último vestindo um traje típico de Angola e comandando o Coro Municipal, fizeram enorme sucesso ao apresentar duas peças ligadas à cultura afro-brasileira: ‘Xangô’, uma invocação ao orixá Xangô, e “Estrela-do-mar”, uma aclamação a Iemanjá, sendo aplaudidos de pé, com pedido de bis.

Acompanhando de Gustavo Agostini e PC, Xando Pernambuco fez uma homenagem a Zumbi. Outro momento de encantamento foi a apresentação do grupo formado por Beto Selig, Gustavo Agostini, Xando Pernambuco, Andrea Sant’Anna, Paulinha Fialho, Ivan Pedro Fialho, Alice Botafogo, Raquel Botafogo, Wilson Martins, Maria Eduarda e Débora, com a participação especial do Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho. Juntos, utilizando os mais variados instrumentos, eles apresentaram músicas do ritual ‘Baião de Princesa’, que integra a cultura afro-brasileira. “Tivemos aqui uma festa maravilhosa, uma verdadeira homenagem ao Dia da Consciência Negra. E vamos prosseguir com a ideia de eventos temáticos. Estamos, inclusive, abertos a sugestões”, lembrou Ronaldo Fialho.

E quando todos na plateia já pareciam mais do que satisfeitos, veio a maior surpresa do dia, com a participação do Grupo de Capoeira Regiangola, de Mestre Sorriso, e do Grupo de Capoeira Gangazumbi, de Mestre Batata e contramestre Cidinho.

Juntos, os dois grupos fizeram exibições de capoeira, maculelê e samba de roda, ainda no teatro da Casa de Cultura, utilizando instrumentos típicos da dança, como berimbaus, atabaques e facões. E, para fechar o evento em grande estilo, o público foi convidado para uma verdadeira roda de capoeira, realizada na sala de dança da Casa.

Feira Agroecológica e artesanato

O 8º Encontro de Cultura de Raiz contou ainda com estande da Feira de Produtos Orgânicos, organizada pela Associação de Produtores Agroecológicos, onde o público pode encontrar doces, compotas e sucos produzidos com matéria-prima orgânica. Também foram montadas na área de circulação da Casa de Cultura exposição e venda de peças em cerâmica do Atelier João de Barro (Andrea Sant’Anna), produtos em bambu (Zé do Bambu), produtos em tricô (dona Geni), artesanato e retalhos (Tere retalhos – Cooperativa de Trabalho Arte) e venda de pães integrais “Pão Nosso” (Elaine e Junior).

ParticipantesFoto: Cláudio Furtado

Participaram do 8º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis os seguintes artistas: Wanda Pinheiro, Dudu Black, Amado Rodrigues, Coral da Escola Municipal Governador Portela (regente Priscila Torres), Wagner Tadeu, Raquel Botafogo, Wilson Martins, Coral Brasil Brincante (regente Célia Seabra), Antonio Jorge dos Santos, Cintia Luando, Cecília Cerqueira da Silva (Dona Menininha), Beth Cerqueira, Patrícia Araújo, Marcus Wolff, Fátima Barreto, Ricardo de Oliveira, Tereza Cristina Dalmasso, Coro Municipal (regente Ricardo de Oliveira / acompanhamento de Marcus Wolff), Maura Ferreira de Oliveira, Roberto Selig, Gustavo Agostini, Xando Pernambuco, Andréa Sant'Anna, Paulinha Fialho, Ivan Pedro Fialho, Alice Botafogo, Maria Eduarda, Débora, Ronaldo Fialho, PC, Grupo de Capoeira Regiangola e Grupo de Capoeira Gangazumbi.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui