Teresópolis toda na Internet

 

 

Formados em Economia Solidária

Curso reuniu 50 empreendedores

Ana Asti, da ong Onda Solidária, ensinou como planejar e gerenciar negócios - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 04/11/2009 - Promovido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, o curso de profissionalização conquistado pelo município dentro do Planseq Ecosol – Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária terminou neste último sábado, 31 de outubro.

Através do trabalho desenvolvido pelo setor de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi feita uma parceria com a organização não-governamental Onda Solidária para a realização do curso na cidade. Com duração de 5 meses e carga horária de 200 horas, o curso reuniu 50 empreendedores inseridos no CRAS – Centro de referência de assistência social, no Espaço Mulher e autônomos.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Ary Moraes, o Planseq, na perspectiva da economia solidária, não só qualifica como cria uma identidade ao grupo. “É importante que eles se organizem para prestar serviços, gerando trabalho e renda”, declarou.

A professora Ana Asti, da Ong Onda Solidária, ensinou aos alunos como planejar e gerenciar seus negócios. “Acredito que todos mostraram evolução durante o curso. Agora eles sabem formar preço, avaliar investimento, trabalhar com capital de giro, definir equipamentos e direcionar ao público alvo. Terminaram o curso e desenvolveram o plano de sustentabilidade do empreendimento. Os alunos apresentarão os resultados para a incubadora social do instituto gêneses da PUC, que vai avaliar e apoiar com a consultoria da universidade”, explicou Ana.

De acordo com Ana Litardo, Coordenadora do projeto de inclusão produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, o objetivo do curso é conquistar o empreendedorismo com viés social e coletivo. “Estamos muito felizes com o resultado e pretendemos trazer outros cursos do Planseq, com outras propostas. O curso é extremamente importante para as pessoas aprenderem a gerenciar seus trabalhos, adquirindo qualificação para, no futuro, formarem cooperativas”, afirmou.

Elena Márcia Honorato, aluna do curso, também elogiou a iniciativa e sugeriu que o curso seja ampliado, para que mais pessoas possam adquirir conhecimento sobre economia solidária. “Amadureci profissionalmente com as informações que aprendi. Tenho uma nova visão como empreendedora”, contou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui