Teresópolis toda na Internet

 

 

Vacinação contra Febre Aftosa

2ª etapa da campanha

Teresópolis, 03/11/2009 - Começou nesta terça-feira, 3 de novembro, a vacinação contra febre aftosa em Teresópolis. A campanha é promovida pela Prefeitura, que vai vacinar, gratuitamente, os bovinos nas propriedades com até 50 cabeças.

Teresópolis é o único município da região que prestará este serviço. Os proprietários devem imunizar os seus rebanhos bovinos contra a doença, que causa sérios prejuízos para a economia rural. A vacinação é obrigatória e ocorre duas vezes por ano. A segunda etapa vai até 30 de novembro. Os proprietários que se encaixam no perfil devem agendar a vacinação na Secretaria de Agricultura ou ligar para o Departamento de Produção Agropecuária (2644-6905).

“Apesar da responsabilidade de vacinar o gado ser obrigação dos pecuaristas, a Prefeitura de Teresópolis mantém o compromisso de atender os pequenos produtores rurais, através da aquisição e da aplicação gratuita das vacinas. É uma medida preventiva para conservar nossos animais sadios e uma taxa expressiva de imunização, contribuindo para que o Estado do Rio mantenha a condição de área livre da febre aftosa”, destaca o Secretário municipal de Agricultura, Fernando Mendes.

A vacina será aplicada por veterinários e técnicos da Secretaria de Agricultura. Basta que o produtor rural entre em contato e marque a data da imunização, informando o endereço e o número de animais. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 2644-6905, ou diretamente na Secretaria de Agricultura, que funciona no Parque de Exposições de Teresópolis, em Albuquerque. Os proprietários que possuam rebanho acima de 50 bovinos deverão adquirir as vacinas nas lojas credenciadas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, o produtor que não comprovar a vacinação de seus animais junto ao Núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo, ao qual Teresópolis está subordinada, até o quinto dia útil após o término da campanha, terá seu rebanho considerado como não vacinado. Com isso, ele ficará sujeito a uma série de penalidades previstas em lei, como advertência verbal, notificação e até ao pagamento de multa.

“A vacinação contra febre aftosa é imprescindível para que o Estado do Rio de Janeiro eleve os negócios agropecuários e garanta o fornecimento de carne bovina de qualidade para o mercado consumidor, inclusive externo, já que a confirmação de um foco da doença no Estado poderia comprometer a exportação de carne bovina em todo o território nacional. E isso aumenta a responsabilidade do produtor no cumprimento das normas sanitárias”, explica o Secretário de Agricultura.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui