Teresópolis toda na Internet

 

 

VII Encontro de Poesia de Teresópolis

Evento homenageou poeta russoPoetas leem textos e falam sobre a vida do autor - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 03/11/2009 - No último sábado, 24, quase 30 pessoas estiveram no Teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Homens e mulheres, jovens e idosos, todos em sintonia poética com o autor russo do início do século XX, Vladimir Maiakovski, tema do VII Encontro de Poesia de Teresópolis, projeto promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

“Maiakovski arrebatou o coração dos que não conheciam sua obra ou daqueles que a memória já havia sido apagada pelo tempo. Tratando de alegria ou tristeza, lirismo ou engajamento, a poesia de Vladimir Maiakovski tem o poder de mobilizar atenções dos que conhecem o contexto histórico em que o autor viveu e trabalhou, tão como, dos que desconhecem a história, mas apreciam sua qualidade literária.

À diretira, sec. Ronaldo Fialho acompanha os poemas do russo Maiakovsky -  Foto: Cláudio Furtado"Maiakovski só não agradou a Stalin, que tanto o perseguiu que ele acabou por suicidar-se no frescor dos 37 anos, ainda no alvorecer da Revolução Russa e da nova ordem imposta pelo ditador”, descreveu o subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Pedro Lage, um dos coordenadores do projeto, dissertou sobre a vida do autor russo, falou sobre sua capacidade de produzir, tanto no campo da poesia graficamente tradicional, como de sua faceta de cartazista, neste caso, atuando como agente divulgador da revolução. Juliana Prado recitou vários poemas de Maiakovski. Depois, foi a vez de Ivan da Matta Machado homenagear o poeta comunista, seguido de Vidocq Casas, Margareth Reck, Waldir José e Afonso Domingues, entre outros. O encontro contou com entusiastas da poesia e acabou por volta das 22h.

Coordenador dos encontros poéticos, o subsecretário Ronaldo Fialho anunciou o próximo encontro para o dia 21 de novembro – lembrando o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro –, a partir das 20h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Na ocasião, será homenageado o poeta Jorge de Lima.

Fialho aponta o fato de se eleger todo mês um poeta como referência, para explicar o sucesso do encontro. “É uma maneira de não apenas se deleitar com a poesia qualificada dos grandes autores, como também conhecer um pouco de suas vidas. É poesia, prazer e cultura”, comentou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui