Teresópolis toda na Internet

 

 

Sistema Estadual de Museus

Oficina em Teresópolis foi sucessoDurante a estada em Teresópolis, o grupo visitou o Sobrado Histórico José Francisco Lippi, em Venda Nova - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 28/10/2009 - De 21 a 23 de outubro, Teresópolis sediou mais uma oficina do programa de capacitação do Sistema Estadual de Museus (SIM/RJ).

Promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o evento teve como tema “Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus” e reuniu em Teresópolis mais de 30 pessoas, entre secretários de Cultura, dirigentes de instituições e espaços culturais públicos e privados e representantes de conselhos e fóruns de cultura, vindos de diversos municípios do Estado do Rio.

Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a museóloga Maria De Simone Ferreira e a coordenadora do SIM/RJ, Lucienne Figueiredo - Foto: Cláudio FurtadoParticiparam da Oficina do Sistema Estadual de Museus, realizada em Teresópolis, gestores públicos e representantes de instituições culturais vindos de Nova Friburgo, Cabo Frio, Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, Rio de Janeiro, Maricá, Duque de Caxias, Niterói e Rio das Ostras.

Além do Secretário Wanderley Peres, Teresópolis foi representada por Regina Rebello, Magali Leal e Marcos Lopes, integrantes da equipe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura de Teresópolis, que também aprenderam mais sobre o assunto. Durante a estada em Teresópolis, o grupo visitou ainda o Sobrado Histórico José Francisco Lippi, em Venda Nova, e o Museu do Esporte, no Ginásio Pedrão.

Representantes de diversos municípios estiveram em Teresópolis para a oficina do Sistema Estadual de Museus - Representantes de diversos municípios estiveram em Teresópolis para a oficina do Sistema Estadual de Museus - Foto: Cláudio FurtadoA oficina foi realizada em dois locais: dia 21, no Teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch e dias 22 e 23, no Teatro Municipal, que fica nas instalações da Prefeitura.

A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Cultura, Wanderley Peres. “As oficinas do Sistema Estadual de Museus dão aos agentes culturais um saber técnico indispensável para sua formação. Foi uma honra para nós, da Secretaria de Cultura, sediar a oficina e receber representantes de tantos municípios, que também tiveram a oportunidade de conhecer o nosso patrimônio cultural e aproveitar o clima hospitaleiro de Teresópolis”, comentou.

Capacitação

Para a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo, a oficina realizada em Teresópolis teve grande importância. “Implantar, gerir e organizar instituições culturais foram os grandes desafios desta oficina. O Plano Museológico é o instrumento estratégico que irá nortear as ações, propostas e programas necessários e ideais para cada instituição. Não podemos mais conceber museus e instituições culturais sem diretrizes estabelecidas. Por isso, o encontro em Teresópolis foi tão importante, pois possibilitou que representantes de diversos municípios tivessem acesso a todo o aparato necessário para que possam, a partir de agora, desenvolver seus planos museológicos”, avaliou, agradecendo à Secretaria de Cultura pela parceria e apoio ao evento.

A oficina, com palestras utilizando recursos audiovisuais e aplicações práticas, foi ministrada pela museóloga Maria De Simone Ferreira, diretora do Museu de Arqueologia de Itaipu (IBRAM/ MinC), com mestrado em História Social da Cultura (PUC/RJ). Ao longo dos três dias, Maria De Simone discorreu sobre conceitos de museu e museologia; metodologia para elaboração e implantação de planos museológicos; identificação da missão institucional; editais; legislação e documentos institucionais; e códigos de ética, entre outros assuntos.

Aprovação do público

Quem veio a Teresópolis participar do evento saiu satisfeito. “Achei o evento muito enriquecedor. Precisávamos mesmo deste embasamento e a oficina em Teresópolis foi providencial. Adquiri experiência até para repassar a outras instituições”, destacou a subsecretária de Cultura de Maricá, Mônica Teixeira, que veio a Teresópolis acompanhada do marido e do filho. “A oficina tornou-se também um passeio em família. Aproveitamos para curtir esse friozinho gostoso. A família inteira se divertiu”, completou.

Diretora do Departamento de Patrimônio de Cabo Frio, Fernanda Barbosa também aprovou a oficina. “Para mim, caiu como uma luva. Sou coordenadora de projetos e uma das minhas atribuições é orientar a elaboração dos planos museológicos de Cabo Frio. A partir desta oficina, poderei orientar os planos de três museus em minha cidade. Perfeito”, comentou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui