Teresópolis toda na Internet

 

 

Semana de Responsabilidade Social

Confira como foi o evento

Foto: GECOM / UNIFESOTeresópolis, 28/10/2009 - Entre os dias 19 e 25 de outubro o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu a Semana da Responsabilidade Social.

Foram mais de 100 atividades gratuitas nas áreas de Educação, Saúde, Tecnologia, Cultura e Arte que aconteceram nos campi Sede, Quinta do Paraíso e Pro Arte; no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO); no Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO); em Guapimirim; além da Calçada da Fama, rodoviária, escolas, creches, casas de repousos e comunidades de Teresópolis.

Entre as atividades que beneficiaram a população durante os sete dias, cursos de construção de páginas da web; introdução à programação de computadores; microempreendedor individual; oficinas de teatro e geometria; orientações sobre automedicação, higiene bucal, depressão, hipertensão, segurança no trabalho e planejamento; exposição de cobra e de ossadas de animais.

Foto: GECOM / UNIFESOAções de Cidadania

Enquanto passava pela Calçada da Fama a dona de casa Cláudia Regina de Oliveira aproveitou a ocasião para verificar a pressão arterial. “Nem sempre temos tempo de deixar os nossos afazeres para participar de ações preventivas, mas quando essas atividades vêm para as ruas podemos usufruir melhor”, destacou.

A semana da Responsabilidade Social também envolveu alunos, professores e funcionários do UNIFESO como a estudante Karollina Vidal, do segundo período de Fisioterapia.Foto: GECOM / UNIFESO

“Além de oferecer serviços, nem sempre acessíveis à população, eventos como dão oportunidade aos estudantes dos cursos da área da saúde de manter o contato com o público desde o início da faculdade. Foi uma semana muito especial”, declarou.

De acordo com a professora Ana Brasílio, coordenadora do evento, a Semana da Responsabilidade Social foi um sucesso.

“Diferentemente dos anos anteriores quando todas as ações aconteciam em um dia, as atividades em diversos locais permitiram que mais pessoas fossem atendidas e ainda conhecessem os espaços e serviços oferecidos pelo UNIFESO. Remodelamos a ação para abrir as portas do Centro Universitário, assim utilizamos os cenários de práticas clássicos e também levamos as atividades para outros espaços de Teresópolis, incentivando as ações de Educação, Saúde, Tecnologia, Cultura e Arte, além de promover a integração entre o UNIFESO e comunidade”, destacou a professora, reiterando que a solicitação da secretaria de saúde de Guapimirim fez com que a estrutura ultrapasse os limites de Teresópolis, beneficiando também a população da cidade vizinha. “Foram realizados cerca de 180 procedimentos, entre testes de glicemia capilar, verificação de pressão arterial e orientações sobre saúde bucal”, declarou.

Portas abertas

Foto: GECOM / UNIFESOA culminância do evento aconteceu no sábado, 24, quando o UNIFESO abriu suas portas para que a comunidade conhecer a infraestrutura dos campi Sede e Quinta do Paraíso. Para o público foram organizadas diversas atividades simultâneas como plantio de árvores; orientações sobre alimentos; zoonoses; como fazer sabão e detergente; contação de história; espetáculo teatral sobre o estímulo à amamentação; emissão de carteira de identidade e visitas guiadas.

Alunos do Colégio São Paulo aproveitaram o sábado para conhecer o Campus Sede. Para o estudante João Luiz Regadas, do primeiro ano do Ensino Médio, a visita foi surpreendente. “Eu já frequento a biblioteca, mas não imaginava que o UNIFESO possuía toda essa infraestrutura, a exemplo do Tribunal do Júri que chama bastante atenção, principalmente, para quem pretende cursar Direito, como eu”, ressaltou.

Foto: GECOM / UNIFESONo encerramento da Semana da Responsabilidade Social que aconteceu no domingo, 25, alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia realizaram pesquisa socioeconômica nas comunidades da Fazenda Suíça, Parque Boa União e Brejal, no interior de Teresópolis.

“Esse levantamento trará informações reais de quem somos e apontará dados para que possamos realizar trabalhos pontuais nas comunidades pesquisadas”, ponderou o presidente da Associação de Moradores da região, Ricardo Gonçalves Ferreira. Também no domingo aconteceu uma ação integrada dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia do UNIFESO na Escola Rotary, em Pimenteiras.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui