Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis em Conferência Internacional

Professor do Unifeso apresentou trabalho

Teresópolis, 28/10/2009 - O professor José Humberto Zani, dos cursos de Ciência da Computação e Matemática do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIESO), apresentou trabalho na Conferência Atlântica Internacional de Inovações na Energia Nuclear para um Futuro Sustentável. O evento foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu cientistas de diversos países e autoridades brasileiras.

Sob o título "Spectral nodal method with hybrid angular quadrature and analytical reconstruction for one - speed transport problem in discrete ordinates and Slab Geometry" (Método espectro nodal com quadraturas angulares híbridas e reconstrução analítica para o problema de transporte de neutrons em grupo de energia na formulação de ordenadas discretas e geometria unimendisional), o trabalho produzido em parceria com o pesquisador Ricardo Barros, da UERJ, prevê o cálculo de blindagem e controle de partículas em núcleos de reatores. Os métodos numéricos podem ser utilizados para o desenvolvimento de tecnologia nos setores de segurança, defesa e medicina como em ensaios não-destrutivos, a exemplo do raio-X e tomografia que melhoram a imagem, facilitando diagnósticos sem precisar destruir o meio visualizado.

De acordo com o professor José Zani o trabalho teve boa aceitação. "Receber elogios de técnicos competentes está relacionado principal objetivo da pesquisa, que é obter maior eficiência e precisão nos cálculos", destacou.

O professor

José Humberto Zani é graduado em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui mestrado em Ciências em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de (UERJ). Tem experiência científica na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em materiais nucleares e blindagem de reatores, atuando principalmente com métodos numéricos para Engenharia Nuclear, neutrônica computacional determinística, transporte de partículas, modelo de ordenadas discretas, núcleo do reator, regiões combustível-moderador, matemática aplicada e problemas inversos.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui