Teresópolis toda na Internet

 

 

Obras da UPA seguem em Teresópolis

Unidade deve ser entregue em dezembroFoto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 28/10/2009 - As obras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, no antigo Mercado de Carga Pesada, foram iniciadas no dia 2 de outubro. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos realizou a primeira etapa da instalação: a terraplanagem do terreno.

Segundo o Secretário Paulo Marchesini, o aterro possibilita a elevação do piso para a implantação da Unidade. “Hoje, o talude está estabilizado e começamos a drenagem do corte. Já enviamos um laudo sobre o talude a Secretaria Estadual de Obras, conforme o procedimento de praxe”, explicou Marchesini.

A previsão para o início da obra de instalação é para a próxima semana. “Nossa expectativa é inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento ainda no mês de dezembro, conforme conversado com o Governador Sério Cabral, já que a previsão é de menos de 60 dias de obras”, afirma o Prefeito Jorge Mario.

Devidamente documentada com a licença ambiental, a Secretaria de Serviços Públicos está realizando o corte de terra na área e estudando as possibilidades urbanísticas no entorno do rio que passa na frente do terreno. “Recebemos este presente do Governo do Estado que é a UPA e, em contrapartida, estamos cedendo o terreno e preparando-o para receber a UPA. A orientação do Prefeito Jorge Mario é que tudo o que for de responsabilidade da Prefeitura seja realizado o quanto antes”, disse o Secretário Marchesini.

Sobre a UPA

A Unidade de Pronto Atendimento contará com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raio-x, gesso, sutura, medicação e nebulização. A UPA também terá leitos, nas salas “amarela” e “vermelha” onde pacientes em estado grave poderão ser estabilizados ou ficar internados.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, a vinda de uma UPA para o município é o resultado de uma grande articulação política do Prefeito Jorge Mario e da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Governo do Estado. “O Estado vai montar, equipar e custear toda a UPA, que poderá atender cerca de 400 pessoas por dia em Teresópolis. Com isso, a Prefeitura Municipal terá mais recursos para alocar na assistência básica”, ressaltou. Números divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que as UPAs são altamente resolutivas e que, normalmente, menos de 1% dos casos precisam de remoção hospitalar.

O serviço de pronto atendimento funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana, e será equipado para atender tanto a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves, até que eles sejam removidos para um hospital, caso haja necessidade. Na UPA os pacientes farão consultas, exames e também receberão medicamentos.

As Unidades de Pronto Atendimento foram criadas para desafogar as emergências dos grandes hospitais, muitas vezes ocupadas por pacientes que poderiam ser encaminhados para serviços de pronto atendimento que funcionassem em horário integral. “Teresópolis vai contar com um grande reforço na saúde. Com a chegada da UPA, nossa população terá um atendimento melhor, pois a unidade ajudará a diminuir o fluxo dos hospitais da cidade que atendem emergência”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui